TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A questão da escassez de recursos produtivos para atender a todas as necessidades humanas

Ensaio: A questão da escassez de recursos produtivos para atender a todas as necessidades humanas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  Ensaio  •  3.359 Palavras (14 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 14

alternativa D apresenta a definição de microeconomia.

A alternativa E apresenta o conceito formal de mercado.

Pergunta 4

0 em 0,25 pontos

A questão da escassez de recursos produtivos para atender todas as necessidades humanas é amplamente discutida no estudo das necessidades humanas que tendem ao infinito enquanto que os recursos produtivos tendem ao finito. Esta discussão sobre a escassez, também, interfere nos mecanismos de mercado uma vez que os produtores precisam de insumos de produção para produzir os bens ou serviços que estão interessados em vender. A dificuldade por encontrar esses insumos pode provocar dificuldades na produção de um determinado bem ou serviço o que, conseqüentemente, implicará em dificuldade de satisfazer uma determinada necessidade. Essa explicação conceitual, ampliada, sobre a escassez interferindo nos interesses da oferta e nos interesses da demanda demonstram que escassez é um problema que permeia toda a economia. Diante desse contexto assinale a alternativa que apresenta uma situação de escassez pelo lado da demanda.

Resposta Selecionada:

Incorretad. A escassez da demanda ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Isto é, haverá uma demanda maior que a oferta.

Resposta Correta:

Corretae. A escassez da demanda ocorre quando a elevação de preços provoca um desestímulo aos consumidores na aquisição de bens e serviços que satisfaçam suas necessidades. Isto é, haverá uma oferta maior que a demanda.

Feedback da resposta:

As demais alternativas apresentam situações que divergem do aspecto básico da escassez de demanda que é: A elevação de preços na economia provoca aumento da oferta e redução da demanda em virtude das Leis: Lei Geral da Oferta e Lei Geral da Demanda.

Pergunta 5

0,25 em 0,25 pontos

A distinção entre demanda e quantidade demandada passa por fatores subjetivos que podem influenciar o desejo de consumir. Em 13 de fevereiro de 2008 foi publicada na página do IDG Now ((http://idgnow.uol.com.br/telecom/2008/02/13/tv-no-celular-e-desejo-de-consumo-de-44-dos-usuarios-diz-estudo) uma reportagem sobre um estudo encomendado pela empresa Ericsson e pela CNN que apresentava o desejo de consumo de 44% dos usuários da telefonia celular interessados em assistir à TV aberta no celular.

“Assistir à TV aberta no celular, um dos temas mais discutidos durante o Mobile World Congress esta semana em Barcelona, parece ser um objeto de desejo dos consumidores. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa encomendada pela Ericsson e pela rede CNN para avaliar o comportamento do consumidor em relação a esse serviço.

Os executivos de operadoras brasileiras que visitam a feira para acompanhar as últimas novidades se mostraram interessados nas demonstrações que viram até agora de plataformas de TV no telefone móvel, segundo relato de alguns fabricantes.”

O fato é que ter desejo de consumir é diferente de adquirir um produto ou serviço. Identifique abaixo a alternativa que apresenta o significado, conceitual, desta distinção.

Resposta Selecionada:

Corretac. A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.

Resposta Correta:

Corretac. A quantidade demandada só varia em função de mudanças no preço do próprio bem, enquanto a demanda varia quando ocorrem mudanças nas demais variáveis que afetam a demanda do bem.

Feedback da resposta:

O consumidor ao se deparar com o preço do produto objeto de seu desejo e decidir comprá-lo, ou não, estará influenciado o resultado da quantidade demandada de um produto ou serviço. Entretanto, as demais variáveis como riqueza, propaganda... influenciam o desejo de consumir esse produto ou serviço. Ao analisarmos um gráfico com informações sobre preço e quantidade estamos identificando a relação existente entre preço, quantidade e as decisões do consumidor sobre qual a quantidade de cada produto ele estará disposto a adquirir em relação à redução/elevação de seu preço.

Domingo, 23 de Novembro de 2014 22h56min51s BRST

———————

Revisar envio do teste: Atividade 3

Usuário TIAGO SILVA DIAS

Curso ECO01001 - ECONOMIA (ON.0) - 201421.00542

Teste Atividade 3

Iniciado 23/11/14 22:57

Enviado 23/11/14 23:06

Status Completada

Resultado da tentativa 1,25 em 1,25 pontos

Tempo decorrido 8 minutos

Resultados exibidos Respostas enviadas, Respostas corretas, Feedback

Pergunta 1

0,25 em 0,25 pontos

Sabe-se que variação no preço de um bem provoca variações nas quantidades demandadas deste bem, deste modo pede-se que seja calculada a elasticidade-preço da demanda pelo Xampu que em abril vendeu 120 unidades ao preço unitário de R$ 8,60 e em maio passou a vender 280 unidades em razão da promoção que ocorreu para o dia das mães ao preço de venda unitário de R$ 7,20.

Para não incorrer em divergência de resposta, procure empregar a fórmula:

preço inicial x variação na quantidade/qtd inicial x variação no preço.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

Corretaa. A elasticidade-preço da demanda é de 8,1905.

Resposta Correta:

Corretaa. A elasticidade-preço da demanda é de 8,1905.

Feedback da resposta:

CORRETA: A elasticidade-preço da demanda é de 8,1905.

Veja o cálculo: (8,60 x 160)/(120 x

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com