TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidades humanas

Seminário: Necessidades humanas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  Seminário  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

necessidades profundas e vitais no ser humano. Antigamente, na luta pela sobrevivência, o trabalho tinha um significado real e imediato e o homem realizava-se por meio dele. E o consumo estava restrito apenas para saciar as necessidades básicas do homem.

Os tempos mudaram e a sociedade passou a exigir cada vez mais do trabalhador. O trabalho tornou-se uma obrigação, muitas vezes penosa, que se realiza apenas em troca de um salário que na maioria dos casos, não atendem as necessidades básicas do cidadão. Esse trabalho tem gerado distribuição desigual de renda, a riqueza de uns e a pobreza de outras.

As formas de trabalhar mudaram com o tempo algumas profissões surgiram, como a do engenheiro espacial, outras, praticamente desapareceram ou diminuíram muito em quantidade. Essas mudanças diminuíram consideravelmente as vagas do mercado de trabalho, o trabalho formal aquele com carteira assinada, ficou mais difícil, por outro lado, o trabalho formal ainda representa oportunidades.

No entanto, a batalha diária pela sobrevivência através do trabalho muitas pessoas chegam a viver para trabalhar, ´´ trabalho excessivo``, esta condição de trabalho leva grandes consequências na qualidade de vida, como por exemplo, na saúde envolvendo má alimentação, falta de concentração, distúrbios do sono, cansaço do corpo e da mente, podendo ainda desenvolver casos mais graves como o estresse e a depressão.

Todo trabalho merece ser valorizado, tal que a natureza é modificada pelo trabalho do homem.

O trabalho é uma das formas motivadoras para o consumismo. Quanto mais o cidadão ganha dinheiro, maior será seu poder aquisitivo de bens. O homem da sociedade atual está ficando cada vez mais exigente e é incapaz de ficar satisfeito por muito tempo; Quando satisfaz uma necessidade tem outra logo em seguida.

A desvalorização imediata das antigas ofertas de mercado tem por objetivo desfazer-se de mercadorias não duráveis para que novas ofertas a substituem. Assim o mercado manipula a insatisfação com a identidade adquirida levando o consumidor a uma necessidade de uma nova identidade.

Mudanças nos hábitos e costumes acontecem, porém, os consumidores adotam ações preventivas e novas tendências de consumismo, por exemplo, não apostam somente no plano de saúde, antes disso, recorrem a academias, nutricionistas, terapias para garantir uma boa qualidade de vida, e sofrem influências com a mídia direta ou indiretamente no seu comportamento social e pessoal, exibindo estas tendências em hábitos, moda, estilos e novas tecnologias, etc.

O consumismo pode transformar a sociedade em vários aspectos e um deles é o fato de que tudo o qual se consome e gera dejetos tem um destino adequado após uso. Como por exemplo, o consumo de eletrônico quando não descartados corretamente podem apresentar ricos à nossa vida, por meio da contaminação de metais pesados ´´ substâncias químicas`` contidos nesses objetos descartados.

O trabalho e o consumo, na sociedade atual, encontra-se desarticulados das necessidades profundas e vitais no ser humano. Antigamente, na luta pela sobrevivência, o trabalho tinha um significado real e imediato e o homem realizava-se por meio dele. E o consumo estava restrito apenas para saciar as necessidades básicas do homem.

Os tempos mudaram e a sociedade passou a exigir cada vez mais do trabalhador. O trabalho tornou-se uma obrigação, muitas vezes penosa, que se realiza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com