TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A relevância da aplicação do modelo CAPM no Brasil

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  679 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual*

Tarefa individual 1

Módulo: 4

Atividade: tarefa individual 1

Título: A relevância da aplicação do modelo CAPM no Brasil

Aluno: Emílio Leal Comin

Disciplina: Administração Financeira – Decisões de investimento e financiamento

Turma: ONL01510-ZOFINRJ04T1

Introdução: apresente o que é o modelo CAPM – Capital Asset Pricing Model

          O modelo de precificação de ativos financeiros CAPM – Capital Asset Pricing Model - é uma ferramenta financeira elaborada pelos professores Henry Markowiltz e William Sharpe, com o fim de quantificar o custo do capital próprio. Apesar de alguns problemas de aplicação, é a ferramenta mais utilizada por investidores e analistas devido a sua eficácia em mensurar o custo deste.

          O método de aplicação do modelo é aparentemente simples em relação a sua fórmula, mas suas variáveis necessitam estar condizentes com a realidade a fim de se obter uma margem confiável. A estrutura é a seguinte:

Re: RF + (RM – RF) x β

           A taxa de juros de um ativo livre de risco (RF), por exemplo, um título do tesouro nacional, acrescido de um prêmio de risco (RM) condizente com o da empresa na qual será mensurado o custo do capital próprio. Este prêmio é obtido pela diferença entre a taxa de um ativo livre de risco e a taxa de retorno de uma carteira de mercado.    (índices das bolsas de valores sobre as carteiras). Sobre esse prêmio de risco incide um fator Beta (β), obtido por meio da correlação linear entre o rendimento da ação da empresa e o rendimento do mercado.

         A taxa de juros de um ativo livre de risco é extraída do ativo com menor risco do mercado financeiro. A referência mais utilizada é a taxa de um título de longo prazo emitido pelo tesouro americano.

         O beta mostra o perfil de comportamento de uma ação em comparação a um índice de referência – Nasdaq, Ibovespa, IBrX. Sendo o beta superior à unidade (β >1) a ação é agressiva, com desempenho mais volátil do que o do índice. Sendo inferior (β < 1) a ação tem um perfil conservador ou defensivo, não sendo influenciada pelo índice. Sendo igual à unidade (β = 1), a ação é neutra igual ao índice. (FORTUNA, 2015)

         No que diz respeito às empresas de países emergentes, um prêmio adicional é acrescido à fórmula do CAPM, o risco-país, que reflete a confiança do mercado mundial em relação à capacidade de um país em arcar com suas dívidas externas. A fórmula do CAPM para empresas em questão seria:

Re: RF + (RM – RF) x β + RS

           

   

   

Explique em que consiste o risco-país

       O Risco-País é um índice em forma percentual, que mensura a confiança do mercado global em relação à solvência de um país. Quanto maior a possibilidade de calote, maior é seu índice.

      As principais agências internacionais de classificação de risco (Moody’s, Standard & Poors e Fitch) classificam os países como: Grau de Investimento – Investment Grade; Grau de risco – Investment risk; e Não indicados para investimento – Default. Estas entidades avaliam a situação macroeconômica dos países utilizando-se de dados quantitativos e qualitativos para determinar a probabilidade de declarar moratória de sua dívida externa (FORTUNA, 2015). Quanto mais baixa for essa probabilidade, mais seguro será investir em títulos emitidos pelo país (FORTUNA, 2015).

       A fim de atrair investimentos externos, o governo de um país emite títulos da dívida pública, nos quais à taxa de juros que terá que oferecer incidirá o risco-país, que é um prêmio de risco ou sobretaxa em relação à taxa de juros oferecida pelos títulos de dívida norte americanos, considerados os mais solventes do mundo.

      Essa sobretaxa é medida a partir do valor do Emerging Markets Bond Index Plus -     EMBI+, do J.P. Morgan (banco de investimentos) para os títulos brasileiros. O EMBI+ - Brasil é um índice que reflete a variação dos títulos da dívida externa brasileira. Este índice é medido pela média ponderada dos prêmios pagos por esses títulos em relação aos de prazos equivalentes do tesouro americano. O indicador mede o excedente que se paga em relação à rentabilidade garantida pelos papéis dos Estados Unidos. A cada 100 pontos expressos pelo risco-Brasil, os títulos do país pagam uma sobretaxa de 1% sobre os papéis americanos. O mercado usa o EMBI+ para mensurar a capacidade de uma nação honrar os seus compromissos futuros (FORTUNA, 2015).

         As consequências de um alto risco-país são muito sérias. Quanto maior o risco, maior a dificuldade de atrair investimentos externos, fundamentais ao crescimento econômico. Esse risco influencia diretamente a politica monetária, pois precisa manter altas as taxas de juros para cobrir o custo dos títulos, fato que ocasiona baixo incentivo ao crédito, baixo crescimento econômico, aumento do desemprego, etc.

A relevância de aplicação do modelo no Brasil

     

     No contexto brasileiro, o modelo de precificação de ativos financeiros CAPM é muito importante para o administrador financeiro, sobretudo nesse momento de crise, no qual os recursos financeiros estão mais escassos e caros. O método pode ser levado em consideração na análise de viabilidade de projetos, juntamente com a análise financeira e mercadológica, por determinar o custo do capital investido.

      Os administradores também podem ter uma noção de quanto esse custo pode ser afetado pelo risco-país, principalmente em períodos de recessões econômicas, nos quais o índice se eleva e consequentemente o custo do capital também.

      Outro interessado na aplicação desse modelo é o investidor, que dispõe de algum capital e deseja investi-lo em ações de empresas. Ele necessita de ferramentas precisas de avaliação a fim de tomar a melhor decisão em aplicações financeiras.

      Através do modelo, o investidor consegue determinar a taxa mínima de atratividade que pode receber sobre o ativo, analisar seu risco e retorno e com isso, avaliar o melhor investimento possível.

Conclusão

     

     Mediante o exposto percebe-se que a aplicação do modelo CAPM no Brasil é muito importante. Entretanto sua aplicabilidade pode ficar comprometida por alguns fatores. Inúmeros são os percalços que interferem diretamente nas variáveis do método de mensuração. Essas variáveis podem não representar a realidade devido à falta de informações.

     A princípio, estimar com propriedade qual ativo apresenta uma taxa livre de risco é uma tarefa desafiadora. A atual situação econômica nacional, com uma taxa de inflação bem acima do teto da meta, é um fator que interfere diretamente nas taxas e diminuem os rendimentos dos títulos. Algumas taxas estão descapitalizando investimentos como a caderneta de poupança.

    Outro fator relevante é o indicador de valores mobiliários brasileiros, o Ibovespa. Alguns fatores determinam a dificuldade de se avaliar o custo de capital por esse índice, a saber: poucas empresas nacionais de capital aberto; dados históricos insuficientes e contaminação por ações de alguns setores.

     O risco-país, outra variável presente neste contexto, interfere de forma relevante no valor do custo de capital. Todavia, o fato dele ser é afetado pelo baixo PIB, pela indústria em queda, pela alta do dólar, pela taxa de juros e pela inflação elevada está levando o Brasil a um grau de desconfiança internacional, situação que está afastando os investimentos.

   

Referências bibliográficas

APIMECMG. Apontando a simplicidade e a complexidade do modelo CAPM. Disponível em: < http://www.apimec.com.br/ApimecMG/Show.aspx?id_canal=1585&id_materia=14 962>. Acesso em 09 ago.2015

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro: produtos e serviços. 20ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 2015.

SALIM, Jean Jacques. Apostila de administração financeira – Decisões de investimento e financiamento. FGV on line.

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com