TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Entre O Modelo De Proteção Social Instaurado No Brasil Na Era Vargas E As Desigualdades Sociais Que Encontramos Hoje No País.

Trabalho Universitário: Relações Entre O Modelo De Proteção Social Instaurado No Brasil Na Era Vargas E As Desigualdades Sociais Que Encontramos Hoje No País.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  1.108 Visualizações

Página 1 de 2

Em nosso país as ações voltadas para o campo dos direitos sociais só passaram a fazer parte da política no início da década de 1930 (início da era Getulista), quando os direitos sociais foram dilatados para um maior número de pessoas. Desta forma o poder foi centralizado e foram criados e posteriormente instituídos estes projetos que foram estendidos também para os Estados.

Durante os 15 anos de governo de Getulista, houve uma forte industrialização do país, o que trouxe tanto mudanças na estrutura territorial do país, quando na organização da sociedade, porque havia mais empregos nas cidades e as pessoas eram atraídas por este fato. Assim a quantidade de empregados Industriais cresceu e também a concentração de pessoas nas cidades industrializadas.

O problema deixado pela “Era Vargas” que é o da exclusão do mercado de trabalho. Essas pessoas excluídas, tanto do mercado de trabalho quanto da sociedade, dependem diretamente da assistência da sociedade e do Estado nos direitos básicos tais como saúde, educação, habitação, segurança.

Também herdamos a tendência às políticas sociais que possuem características meritocráticas e os programas de assistência social que parte da população. São poucas as ações e muitas as demandas sociais que não possuem representatividade para figurar nas agendas públicas para se tornarem foco de políticas públicas. Muitas questões e problemas sociais são desconsiderados ou ignorados pelo Estado. Eles incomodam a sociedade e já que o Estado não consegue suprir todas essas necessidades, a sociedade tem passado a se responsabilizar pelas ações de promoção de bem estar social através da criação de ONGs e da participação efetiva nas ações do governo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com