TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria clássica da administração

Resenha: A teoria clássica da administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Seu trabalho se deu no chão de fabrica junto ao operariado, voltado para a sua tarefa. Sua preocupação era exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho operário através do estudo dos tempos e movimentos. Taylor começou por baixo, e verificou que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Conclui-se que o operário não produzia mais , pois seu colega também não produzia. Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.

Taylor encontrou um ambiente totalmente desorganizado , desestruturado e tentou por uma certa ordem na casa. Foi a primeira tentativa da teoria da Administração. Foi um progresso. Entretanto, inúmeras criticas podem ser feitas a Administração Cientifica o mecanismo de sua abordagem, que lhe garante o nome de teoria da maquina, a superespecialização que robotiza o operário e de suas afirmações e princípios. Contudo, estas limitações e restrições não apagam o fato de que Administração Cientifica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa.

Fayol

A teoria clássica da administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu criticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.

Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow, Taylor , Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.

Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Cientifica so deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios básicos, Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor.

Segue abaixo alguns deles:

• Divisão do trabalho – Especialização de funcionários , melhorando a eficiência da produção e aumentando a produtividade.

• Autoridade e responsabilidade – Autoridade é o direito dos superiores a darem ordens, que supostamente são obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

• Unidade de comando – Para se evitar contra ordens, o funcionário deve receber ordens de apenas um chefe.

• Unidade de direção – O Controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.

• Disciplina – Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho validos para todos os funcionários.

• Prevalências dos interesses gerais – Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.

• Remuneração- Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

• Centralização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com