TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A teoria da administração científica de Taylor

Artigo: A teoria da administração científica de Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Artigo  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  849 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A administração envolve simultaneamente arte, técnica e ciência. Arte porque administrar constituem expertise que requer elegância, beleza, estilo, competência, intuição e muita sensibilidade. Técnica porque requer o uso de ferramentas concretas e conceituais. Ciência porque se fundamenta em teorias, ideias, conceitos.

No mundo globalizado temos que buscar referências de uma boa administração de empresas, nunca a teoria administrativa se tornou tão imprescindível para o sucesso do administrador e das organizações. A constante necessidade de inovação e renovação, a busca de flexibilidade e agilidade para proporcionar mudança e transformação, a adoção de novas ideias.

Desenvolvimento

Em toda sua história o ser humano busca sempre inovar maneiras de ter seu esforço reconhecido para melhor atingir os resultados de suas ações, gerando assim estratégias de como se pode alcançar tal reconhecimento.

À partir disto, quando o homem aprendeu a reunir forças, juntou pessoas, ideias e experiências, surgiu a organização o carro chefe do desenvolvimento, responsável pela chegada ao mundo moderno com inovação e transformação. A razão disso é que as organizações e também sua administração constituem aspectos recentes na história humana quando se deu a Revolução Industrial que ocorreu no século XVIII e somente do século XX a administração começou a receber um maior atenção e estudos mais aprofundados.

A teoria de administração nos dias de hoje pode ser considerada a figura como a única instituição que transcende as fronteiras de países e organizações contendo um significado global e mundial, pode-se definir também administração como o processo de alcançar objetivos pelo trabalho com e por intermédio de pessoas e outros recursos organizados.

Em virtude do ambiente empresarial altamente competitivo e estagnado, as empresas têm que ser muito flexíveis, altamente inovadoras, responsivas e eficientes em termos de custo. Uma vez que poucas empresas dispõem das capacitações e dos recursos para demonstrar esse comportamento o tempo todo, cresce cada vez mais o número daquelas que buscam recursos, conhecimentos técnicos bem como outras competências que, de diversos modos podem auxiliar as empresas a melhorar o resultado final.

Segundo Taylor a administração científica representa uma primeira aproximação teórica aos estudos da administração empresarial e localizou-se inicialmente no nível do trabalho individual de cada trabalhador tomado particularmente (isoladamente).

Taylor procurou tirar do trabalhador o seu jeito pessoal de executar a tarefa, fazendo com que cada um trabalhasse de uma maneira organizada com métodos e recursos planejados para um desempenho eficiente, esta administração de tarefas se assentava na organização racional do trabalho para definir um método pelo qual o operário poderia se tornar eficiente na execução de suas tarefas diárias.

A administração faz acontecer, não é apenas desempenho, planejamento, organização, direcionamento e monitoração de esforços, mas sobretudo obtenção de resultados, sem ele as organizações viveriam ao acaso e jamais encontrariam o caminho do sucesso, administração e organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com