TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. As teorias de Taylor

Ensaio: Administração. As teorias de Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Ensaio  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

PASSOS

Passo 2 (Equipe)

Administração surgiu no ano 5.000 a.c, na Suméria, quando seus antigos habitantes procuravam soluções para a melhora de seus problemas práticos. Foi então que surgiu a arte e o exercício de administrar.

Em seguida na China, foi expandido um sistema de Organização para o império (Governo).

Então fizeram 8 regras administrativas:

1. O Alimento;

2. O Mercado;

3. Os Ritos;

4. O Ministério do Emprego;

5. O Ministério da Educação;

6. Administração da Justiça;

7. A Racepção dos Hospedes;

8. O Exercito;

A administração também teve seus antecedentes históricos e influenciadores.

Como Sócrates (470 à 399 a.c), Platão (429 à 377 a.c), Aristóteles (384 à 322 a.c).

A filosofia moderna foi surgida, e os filósofos destacados forem:

Francis Bacon (1561 – 1626) – Fundador da ciência moderna, procurador geral, fiscal geral, 1621 acusado de corrupção, mas seu destaque foi como filosofo.

René Descartes (1596 – 1650) – Revolucionário da filosofia, matemático, o “pai” da matemática moderna e um pensador.

Não só filósofos, mais também a igreja Católica influenciou bastante, para as normas na administração com as suas organizações.

Outra organização foi a Militar.

A administração passou mesmo a ser conhecida, e usada pelo Americano Frederick Winslao Taylor no século XIX, conhecido pelas suas teorias.

As teorias de Taylor.

Ele procurava uma forma de elevar o nível de produtividade fazendo com que os funcionários produzissem mais em mesmo tempo.

Ele também propos a divisão de trabalhaos, ou seja, os funcionários deveriam ser escolhidos com base em sua opção para as realizações de determinadas tarefas.

Como na critica de Jessica L. N. Caetano, Taylor apóia a supervisão funcional estabelecendo que todas as fases do trabalho devem ser acompanhados de modo à verificar se as operações.

“A questão não é trabalhar duro, nem depressa, mas trabalhar de forma inteligente.” Pensa mesmo que Taylor no século XX a revolução industrial exigiram métodos que aumentassem a produtividades fabril e economizassem mão-de-obra evitando desperdício.

Ele também propôs a divisão de trabalhos, ou seja, os funcionários deveriam ser escolhidos com base em suas opções para a realização de determinadas tarefas.

Como a crítica de Jéssica L. N. Caetano, Taylor apóia a supervisão funcional estabelecendo que todas as fases do trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar- se as operações.

“A questão não é trabalhar duro, nem depressa, mas trabalhar de forma inteligente”. No século XX a revolução industrial exigiram métodos que aumentassem a produtividade fabril e economizassem mão- de- obra evitando desperdícios.

Outro grande precursor da administração foi o engenheiro Henry Fayol, ele apresentou sua proposta de uma doutrina administrativa. Na ocasião, o autor justificou seus estudos com o objetivo de facilitar a gerência de empresas, sejam industriais, militares ou de qualquer índole. Por conseguinte esse cientista se referiu aos princípios da administração, para que se fortalecesse o instrumento administrativo e facilitasse o funcionamento do corpo social, citou princípios tais como a divisão do trabalho; a autoridade e responsabilidade; a disciplina; a unidade de comando; a unidade de direção; a subordinação do interesse particular a um interesse geral; a remuneração do pessoal; a centralização; a hierarquia; a ordem; a equidade; a estabilidade do pessoal; a iniciativa; a união do pessoal. Com autoridade, Fayol valorizou a necessidade do ensino da administração desde as escolas primárias ao ensino superior; defendendo a aplicabilidade desses conhecimentos não somente nas empresas, mas na vida. Enfatizando a importância da administração perante as demais funções das organizações, ressaltando, todavia, que uma não existe sem a outra, havendo a interdependência entre as funções.

Enquanto Fayol concentra a responsabilidade em um único chefe direto sem possibilidade de dualidade de comando, Taylor divide as responsabilidades dos chefes em até nove supervisores por acreditar que o trabalho de direção deve ser subdividido de tal maneira que as diversas funções sejam desempenhadas por homens dessa capacidade.

ETAPA 2

Passo 1

Cada teoria administrativa procurou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com