TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças E Semelhanças Das Teorias Do Taylor E Do Fayol

Artigo: Diferenças E Semelhanças Das Teorias Do Taylor E Do Fayol. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  68.317 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Marcelo Moraes de Oliveira

Turma: 01/GM1P25 Marketing

Título: “Diferenças e semelhanças das teorias do Taylor e do Fayol”.

Taylor analisava a administração a partir da sua base, ou seja, o que fazer para aumentar a produção a partir de mudanças no processo produtivo e de técnicas específicas de trabalho. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos os trabalhadores, pois os homens são vistos como extensão da máquina no desempenho de tarefas e devem almejar unicamente a riqueza da empresa, como bem de todos. O operário é visto unicamente como possuidor da força de trabalho, útil para a produção, considerado como um ser passivo, sem vontade, sem iniciativa e outras motivações e interesses, que não seja o dinheiro.

Fayol analisava a administração a partir do alto, de cima para baixo, ponderando sobre as melhorias técnicas da administração. Para Fayol os princípios de administração eram mais maleáveis, com foco no fator humano, para aumentar a eficiência da organização.O papel da Direção consiste em Dirigir e Conduzir a empresa no sentido de atingir os objetivos visados, razão de ser da empresa.

TAYLOR e FAYOL tinham o mesmo objetivo de melhorar à eficiência no trabalho. Acreditava nas pessoas para aumentar a eficiência, o processo era cada pessoa ter um supervisor, assim o trabalho era dividido. Eles concordavam que o gerenciamento tinha que ser separado pela execução, pois o superior observava os movimentos e execuçõesdos serviços dos operários, podendoorientar quando necessário, ganhandoprodutividade. A disciplina se caracterizava um ponto em comum entre ambos. O sistema deorganização e distribuição das responsabilidades para que não houvesse desperdício de tempo, pois tempo é dinheiro.

Taylor, tal como Fayol, apresenta uma visão mecanicista do Homem porque não se interessa pelo comportamento humano considerado como um todo. Não levam em conta as relações humanas dentro da empresa.A empresa é vista como um sistema fechado, onde todas as variáveis estão controladas e as consequências são previsíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com