TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A vida e a criatividade Frederick Winslow Taylor

Artigo: A vida e a criatividade Frederick Winslow Taylor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Artigo  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

Vida e Obra

Frederick Winslow Taylor nasceu em uma rica família, educado inicialmente por sua mãe Annette Emily Taylor, estudou por dois anos na França e na Alemanha e viajou pela Europa por 18 meses. Após sua formatura Taylor foi aceito na Harvard Law School. No entanto, devido a uma rápida deterioração de sua visão, Taylor teve que considerar uma carreira alternativa. Taylor tornou-se um aprendiz industrial, ganhando experiência no chão de fabrica em uma empresa de fabricação de bombas. A carreira de Taylor progrediu em 1878 quando ele se tornou um trabalhador de uma loja de maquinas e foi promovido a chefe de equipe, supervisor, diretor de pesquisa e finalmente engenheiro chefe.

Em maio de 1884 casou-se com Louise M. Spooner, alguns anos depois adotaram os três órfãos Kempton, Robert e Elizabeth. Em sua vida profissional ele passou um tempo como gerente de fábrica, abriu uma consultoria independente na Filadélfia e em 1900 recebeu uma medalha de ouro em uma Exposição de Paris pelo tratamento de ferramentas de aço de alta velocidade após ter desenvolvido junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes. No mesmo ano foi condecorado com a medalha Elliot Cresson pelo Instituto Franklin.

No ano de 1906, Taylor recebeu o grau honorifico de Doutor Honoris Causa em Ciências pela Universidade de Pensilvânia e em seguida lecionou na Tuck School of Business. No fim do inverno em 1915, Taylor contraiu pneumonia e morreu em 21 de Março de 1915 aos 59 anos de vida, foi enterrado em West Laurel Hill Cemetery na Pensilvânia.

A obra: Os Princípios da Administração Cientifica, propõe a ideia de encararmos a administração como uma ciência. Nessa obra Taylor tenta provar que sua teoria pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa obtendo sucesso. A preocupação com redução de custos e aumento na produtividade são as principais razões do seu estudo.

Conceitos de sua teoria

A teoria da Administração Cientifica, preconiza a pratica da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos “de máxima produção a mínimo custo”, seguindo os princípios da seleção cientifica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência. Os aspectos mais relevantes foram:

• As organizações são comparadas uma maquina que segue um projeto pré-definido;

• O salário é visto como um fator importante, mas não fundamental para a satisfação dos funcionários;

• As organizações são vistas de forma fechada, desvinculada de seu mercado;

• A qualificação do funcionário é considerada supérflua em consequência da divisão de tarefas que são executadas de maneira repetitiva e monótona;

• A administração cientifica, faz uso da exploração dos funcionários em prol dos interesses particulares das empresas.

Enfoque Principal

O principal enfoque foi a Racionalização do trabalho no nível Operacional. Sua contribuição para a indústria foi o enfoque cientifico, substituindo processos rotineiros por outros deduzidos de análises prévias. Taylor abordou aspectos humanos e psicológicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com