TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frederick Winslow Taylor sobre as formas de melhorar o nível de produtividade

Artigo: Frederick Winslow Taylor sobre as formas de melhorar o nível de produtividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Artigo  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Frederick Winslow Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Com isso começou a observar os sistemas administrativos e perceber que era falho, a falta de padronização dos métodos de trabalho e o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada era a fonte dos principais estudos de Taylor.

No livro “Administração de Oficinas” o grande autor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e assim definir uma metodologia a ser seguida pelos operários.

Os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para realizar as tarefas em melhor forma e em menos tempos. Taylor defende que a remuneração deveria ser feito em cima da produção alcançada, assim teria um incentivo para produzir mais.

Em 1911, o ilustre autor publicou seu segundo livro “Princípios de Administração Cientifica” que introduzia quatros princípios fundamentais da administração cientifica, são eles:

Princípios de planejamento: O trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.

Princípios de preparo dos trabalhadores: Selecionar os operários de acordo com o seu conhecimento, treina-los para produzirem mais e melhor, para que atinjam as metas.

Princípios de controle: Controlar o desenvolvimento do trabalho para ter certeza que está sendo realizado de acordo com a metodologia.

Princípios da execução: Distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.

A teoria de Taylor foi uma verdadeira revolução no sistema produtivo, com o tempo foi sendo aperfeiçoada e é sem duvida uma precursora da Teoria Administrativa.

As principais críticas da administração cientifica de Taylor são:

• A administração cientifica transformou o homem em uma maquina, o operário é tratado como uma engrenagem do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar decisões.

• Não leva em conta o lado social e humano do trabalhador. A analise de seu desempenho leva em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção.

• A administração cientifica trata a organização como um sistema fechado sem considerar as influencias externas.

• A administração cientifica restringe apenas aos aspectos formais da organização não abrangendo, por exemplo, o conflito que pode haver entre objetivos individuais e organizacionais.

Concluindo, Taylor tinha a preocupação de eliminar o desperdício e perdas sofridas pelas indústrias e elevar a produtividade, ele utilizava técnicas que eram centradas do operário para a direção, através do estudo de tempo e movimento. Só que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o supervisor, o chefe, o gerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro das normas passadas.

Com isso a administração cientifica tinha diversos defeitos. Mesmo assim a administração cientifica foi o primeiro passo concreto da Administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com