TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Frederick Winslow Taylor

Bibliografia: Frederick Winslow Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Bibliografia  •  3.957 Palavras (16 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 16

Frederick Winslow Taylor (1856-1915) engenheiro norte-americano, foi aprendiz, operário, mecânico e engenheiro-chefe. Ele é considerado o pai da administração científica, cujos princípios se baseavam na estrutura formal e nos processos de organização.

Taylor entrou em contato com os problemas da administração em 1884, quando ele se tornou engenheiro-chefe da Midvale Steel Company. Ele reconheceu que, apesar da maneira superior e, muitas vezes, arrogante da administração em relação aos trabalhadores, em verdade eram essencialmente os trabalhadores que moviam as fábricas. Taylor observou os seguintes problemas:

• A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidades com o trabalhador.

• Havia malandragem em todos os postos de trabalho.

• As decisões administrativas baseavam-se na intuição e no palpite.

• Não havia integração entre os departamentos da empresa.

• Os trabalhadores eram colocados em tarefas para a mão-de-obra.

• Havia conflitos entre capatazes e operários a respeito da quantidade da produção.

Depois de estudar o problema, Taylor formulou a primeira apresentação sistemática da administração científica. Seu objetivo principal era resolver o problema dos salários, porque ele verificou que, no sistema de pagamento por dia de trabalho os homens logo concluíam que não havia nenhuma vantagem, para eles, em trabalhar arduamente, e eles diminuíam a produção em virtude de seus desejos de evitar cortes. Conseqüentemente, ele argumentava que, se a administração soubesse quanto tempo um homem levaria para completar o sue trabalho, esta informação eliminaria a necessidade de cortes. Em outras palavras, se a administração pudesse estabelecer padrões de desempenhos fixos, o trabalhador seria forçado a fazer um “bom dia de trabalho” para receber salários razoáveis. Além disso, a exata determinação científica da velocidade em que um trabalho poderia ser feito seria o meio de resolver o problema do salário.

Taylor usou dois tempos básicos no tratamento desta questão. Estes métodos eram: um estudo do tempo-base e a introdução de padrões diferenciais.

II - AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DE TAYLOR PARA ADMINISTRAÇÃO

Em 1911, com base em sua experiência profissional, Taylor publicou o livro Princípios de Administração Científica, que enfatizava a necessidade de aumentar a produtividade.

Dando grande importância à administração da produção, Taylor preocupou-se com a supervisão e a eficiência dos empresários. A melhoria da produtividade do trabalhador, segundo esse autor, permite a evolução dos salários. As principais contribuições de Taylor foram:

• Constituição da Administração Científica como uma ciência em lugar do empirismo que antes era visto na Administração;

• Técnicas científicas parta a Seleção e treinamento do trabalhador;

• Articulação do trabalho com a ciência;

• Divisão do trabalho e das responsabilidades, ou seja, organização funcional.

Segundo Reinaldo O. da Silva, a personalidade de Taylor pode ser examinada sob três aspectos:

a) como experimentador e pesquisador;

b) como autor e divulgador de seus experimentos;

c) como formador de uma equipe e linha de pensamento.

Taylor conseguiu revolucionar os processos tradicionais dos métodos de trabalho através da aplicação de métodos científicos a muitas empresas norte-americanas.

Muitos dos métodos de Taylor não eram em si originais. A originalidade estava na aplicação destes métodos com a visão do engenheiro, o que até então era considerado domínio do costume, da tradição, do personalismo e da política.

Os estudos de Taylor foram iniciados com a publicação do livro Administração de Oficinas que, em essência, dizia o seguinte:

• o objetivo de uma boa administração era pagar altos salários ter baixos custos de produção;

• a administração devia aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados para o controle das operações de produção;

• os empregados tinham de ser cientificamente colocados em postos em que os materiais e condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas;

• os empregados deviam ser cientificamente treinados para desenvolver uma atmosfera de cooperação para com os trabalhadores, de modo a garantir um ambiente que possibilitasse a aplicação dos outros aspectos mencionados.

No livro Princípios da Administração Científica, Taylor identificou as seguintes características da administração cientifica:

• ciência em lugar de empirismo;

• harmonia em vez de discórdia;

• cooperação, não-individualismo;

• máxima produção e não-restrição de produção;

• desenvolvimento de cada homem para a sua máxima eficiência e prosperidade.

Taylor criou uma revolução mental, com a definição de regras para a melhoria da eficiência da produção, e, como resultado de seus estudos, descreveu o que denominou os quatro princípios básicos da administração cientifica:

1. desenvolvimento de um método científico para o trabalho dos operários, o que substituiria o velho método da “regra do polegar” (empirismo no processo);

2. estabelecimento de processo cientifico de seleção e treinamento do operário, para evitar a escolha sem critério, e o autotreinamento;

3. cooperação entre as gerencias e os operários, de modo a garantir que o trabalho fosse feito de acordo com os princípios científicos desenvolvidos;

4. divisão do trabalho dos operários em função da sua especialização, para a implementação da cooperação (eficiência) no processo de produção.

Um dos mais importantes princípios da administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com