TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA COMO BASE NA FORMAÇÃO DO NOVO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO

Por:   •  13/9/2022  •  Artigo  •  6.048 Palavras (25 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 25

ÉTICA COMO BASE NA FORMAÇÃO DO NOVO

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO

Bruno Luís Carvalho Sousa [1]

Wellyson da Cunha Araújo Firmo 2

RESUMO:

O presente trabalho de cunho científico tem como metodologia a aplicação de um estudo bibliográfico que se caracteriza por ser detalhado por intermédio de fundamentação de teóricos de uma determinada temática, ou mesmo de um único objeto, fornecendo conhecimentos profundos sobre o processo ético do novo profissional de educação. A pesquisa bibliográfica consta como a ética no papel formadora do caráter e da moral dos docentes reformula as tendências adotadas anteriormente, criando caminhos que demonstraram uma nova relação da educação com os facilitadores de conhecimentos, não só no Ensino Superior, mas, em todos os níveis estudantis. A participação de muitos autores que defendem o tema como cargo o principal, nos levará a uma nova metodologia de reestruturar uma educação. Neste termo, pretende-se mostrar o que caracteriza o a falta da ética na educação como valor estratégico desses processos no contexto profissional e social de cada indivíduo.

Palavras-chave: Ética, Questões éticas, Educação, Profissional de educação.

ABSTRACT

This scientific nature of work is to approach the application of a bibliographic study that is characterized by being detailed by reasons of theoretical of a particular subject, or even a single object, providing depth knowledge of the ethical process of the new professional education. The literature search included as ethics in forming role of character and morale of teachers recasts trends previously adopted, creating paths that demonstrated a new relationship of education with the facilitators of knowledge, not only in higher education but, at all levels student. The participation of many authors who advocate the theme as the main office, will lead us to a new methodology to restructure education. In this term, we intend to show what characterizes the lack of ethics in education as a strategic value of these processes in the professional and social context of each individual.

Key-words: Ethics. Ethical issues. Education. Education professionals.


1 INTRODUÇÃO

No tema Ética, há explícito que nos costumes manifesta-se um aspecto fundamental da existência humana: a criação de valores. Os diversos grupos e sociedades criou formas peculiares de viver e elaborou princípios e regras que regulam seu comportamento. Esses princípios e regras específicas, em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. Não há valores em si, mas suas propriedades atribuídas à realidade pelos seres humanos, a partir das relações que estabelecem entre si e com a realidade, transformando-se se transformando continuamente. Assim, valorizar significa relacionar-se com a natureza, atribuindo-lhe significados que variam de acordo com necessidades, desejos, condições e circunstâncias em que se vive. Pela criação cultural, instala-se a referência não apenas ao que é, mas ao que deve ser. O que se deve fazer se traduz uma série de prescrições que as sociedades criam para orientar a conduta dos indivíduos. Esse é o campo da moral e da ética. A ética depende do tipo de relação social que o indivíduo mantém com os demais e segundo o autor, existem tantos tipos de moral como as relações sociais.

Esse trabalho teve como objetivo demonstrar a abordagem da Ética na Educação, bem como a importância dentro da formação do novo profissional e as consequências da falta desse tema na educação. Sendo que ética são os princípios morais e os valores que norteiam os seres humanos nas suas ações com outros membros da coletividade.

Trata-se de um estudo descritivo que utiliza a metodologia com enfoque qualitativo no qual foram coletadas informações a partir da leitura de uma vasta literatura disposta através de livros e sítios confiáveis disponíveis na rede mundial de computadores (Internet), dentre os quais destacam-se os do Ministério da Educação e Cultura. Foi utilizado ainda artigos científicos de autores de referência para o embasamento do seu bojo.

As pessoas não nascem boas ou más: é a sociedade, quer queira, quer não, que educa moralmente seus membros: a família os meios de comunicação, o convívio com outras pessoas têm influência marcante no comportamento de crianças, jovens e adolescentes, E, sem dúvida, a escola também tem. É preciso deixar claro que ela não deve ser considerada onipotente, única instituição social capaz de educar moralmente as novas gerações. Também não se pode pensar que a escola garanta total sucesso em seu trabalho de formação. Na verdade, seu poder é limitado. Todavia, tal diagnóstico não justifica uma deserção. Mesmo com limitações, a escola como intermediaria da educação, participa da formação moral de seus atos.  Valores e regras são transmitidos pelos facilitadores de informação, pelo material de estudos “Livros”, pela organização institucional pela forma de avaliação, pelos comportamentos dos próprios alunos. Assim, em vez de deixá-las ocultas, é melhor que tais questões recebam tratamento explícito, que sejam assuntos de reflexão das instituições de ensino ou escolas como um todo, e não apenas de cada professor. Daí a proposta da presença da Ética na organização curricular.

REVISÃO DE LITERATURA

2 ÉTICA

2.1 Conceito

O termo Ética refere-se aos padrões de conduta moral, isto é, padrão de comportamento relativos ao paciente, à instituição e aos colegas de trabalho. Segundo Sánches (2010, p. 26) a palavra Ética se origina do termo grego ethos, que significa "modo de ser", "caráter", "costume", "comportamento". Realmente a Ética é o estudo desses aspectos do ser humano: por um lado, procurando descobrir o que está por trás do nosso modo de ser e de agir; por outro, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de sermos e agirmos. Assim, podemos dizer que a ética trata do que é "bom" e do que é "mau" para nós.

Arruda, Whitaker e Ramos (2016) a Ética é a parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos enquanto livres e ordenados a seu fim último. Neste caso, ressalta-se que o termo Ética refere-se aos padrões de conduta moral e profissional, isto é, padrão de comportamento relativos à profissão, à instituição, aos colegas de trabalho e às organizações.

De acordo com Singer (2009, p. 174):

A ética pode ser definida como a reflexão acerca dos valores e critérios que determinam a escolha de uma conduta considerada correta. Ao escolher uma conduta que se considera a melhor, é papel da ética clarificar os valores que determinaram essa escolha. A finalidade da escolha ética é promover o bem comum, o que pode ser resumido em três alvos: não prejudicar ninguém, não deixar que ninguém o prejudique e não se prejudicar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (353.6 Kb)   docx (104 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com