TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se forma o preço de venda com base nos custos

Artigo: Como se forma o preço de venda com base nos custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Artigo  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 4

Como se forma o preço de venda com base nos custos?

Estabelecer o preço de venda é um dos passos mais importantes nas decisões a serem implantadas na empresa. O preço das mercadorias/produtos/serviços pode representar o sucesso ou ate mesma a derrota de uma entidade, a rentabilidade, a competitividade ou não da empresa, e, consequentemente, sua existência ou não. Pode-se afirmar que, a fixação de preços de venda dos produtos e serviços é uma questão que afeta diariamente a vida de uma empresa, independentemente de seu tamanho, da natureza de seus produtos ou do setor econômico de atua. Esta dificuldade de formar preço de venda pode atingir toda uma cadeia produtiva, desde aquele que fornece a matéria-prima, passando pelo fabricante, distribuidores, varejistas até chegar ao consumidor final. (SANTOS, 1995) Assim sendo, são inúmeros os fatores que influenciam a determinação do preço sobre a venda, tais como, o mercado, os custos, concorrentes entre outros. Partindo de tais fatores um modelo que, por definição, uma abstração da realidade. Outro exemplo de decisão de preço sobre a venda deve ter por finalidade primordial o auxilio a encontrar a melhor alternativa de preço dada uma situação decisória, tanto na determinação de um preço especifico, como no estabelecimento de políticas e estratégias de preços. Maioria das empresas no Brasil é caracterizada como Micro e Pequenas Empresas. Porém, muitos desses empreendimentos nascem sem ter um coerente planejamento e acompanhado da falta de análise de fatores que influenciam seu crescimento, acabam por vir à falência muito cedo. Logo, para que uma empresa possa perpetuar sua sobrevivência alguns fatores são importantes, mas um dos mais importantes aspectos financeiros de qualquer entidade consiste na fixação do preço de venda. Com isso, vale enfatizar que os custos influenciam os preços por afetarem a oferta. Quanto mais baixo for o custo de produção de um produto produzido em relação ao preço pago pelo cliente, maior será a capacidade de fornecimento por parte da empresa. Partindo dessa afirmação surge o seguinte: Qual o preço a cobrar dos clientes para ter sucesso? Para obter uma resposta, podemos citar o Markup, uma metodologia que pode ser aplicada no processo de decisão do preço. O mesmo caracteriza por somar ao custo unitário do produto uma margem fixa para obter-se o preço final de venda. Tendo essa margem a responsabilidade de cobrir outros custos (caso não tenham sido inclusos no cálculo do custo unitário), as despesas ainda, proporcionar a empresa determinado lucro. Determinar o percentual de margem a ser usado.

Exemplo: Multiplica-se o percentual de margem pelo custo do produto para obter a margem em unidade e somar a margem monetária ao custo do produto para determinar o preço final.

Assim, sabendo que existem várias metodologias de se calcular o custo de um produto, o primeiro ponto é (determinar o custo do produto) que abre margem a várias bases de Markups, dependendo do método de custeamento utilizado. Desta forma, pode-se ter:

1)- Markup com base no Custo Pleno;

2)- Markup com base no Custo Variável;

3)- Markup com base no Custo de Transformação;

4)- Markup com base no Custo Orçado;

5)- Markup com base no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com