TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  11/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.834 Palavras (16 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 3]

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE

Ações empresariais para a VBN

Abril/2019

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Ricardo Alves dos Santos

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: AEROESEAD_T0002_0419


Tópicos desenvolvidos

  1. Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;

Apresentação das ações necessárias para aumentar a transparência, combater a corrupção e, consequentemente, assegurar a integridade empresarial: Fazem parte dessas ações: o engajamento de sua alta gestão, o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, o desenvolvimento do código de ética e do código de conduta e a implementação de mecanismos de gestão responsável.

  1. Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;

Demonstração dos obstáculos causados pela falta de compreensão dos benefícios futuros, pelas pessoas envolvidas no processo, quando da implantação de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos.

  1. Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;

Exemplos de empresas que negligenciaram as regras da governança corporativa e experimentaram amargas consequências.

  1. Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

Implementação dos princípios básicos de governança corporativa como solução indicada para a VBN, com o objetivo de garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.


Apresentação e objetivo

Atualmente, com a evolução do mercado, o principal ativo das organizações deixou de ser o financeiro e passou a ser o humano, o que gera um diferencial importante e competitivo para as empresas.

Boa parte das empresas ainda está inserida no contexto da era industrial. Nesse contexto, o pensamento e o conhecimento dos colaboradores são totalmente ignorados. Como consequência, essas empresas tornam-se perenes. O caminho para o sucesso e vida longa das empresas está em, justamente, tratar as pessoas como seres dotados de características pessoais e profissionais, ou seja, na valorização dos colaboradores.

Quando o foco da empresa deixa de priorizar apenas o lucro e se volta para a valorização das pessoas, preocupando-se com as boas práticas no que diz respeito à ética, responsabilidade social e governança, isso faz com que ela se torna mais competitiva e atrativa aos investidores. E, ainda, conquista a confiança dos clientes, o que resulta na sua solidificação junto ao mercado e, consequentemente, no aumento de seus lucros.

Pode-se dizer que essa priorização diferenciada tem como consequência uma relação "ganha x ganha". Ganham os colaboradores, os acionistas e a comunidade com a diminuição dos abusos exercidos contra o indivíduo e a coletividade, garantindo, efetivamente, seus direitos. Ganha, também,  a empresa, com sua solidificação e com um significativo aumento em seus lucros.

O objetivo deste relatório é demonstrar que é possível implantar boas práticas no que diz respeito à ética, responsabilidade social e governança na VBN, descrevendo ações empresariais que podem contribuir para a diminuição dos abusos exercidos contra o indivíduo e a coletividade.

Para isso, a VBN deverá implantar algumas ações para aumentar a transparência, combater a corrupção e, consequentemente, assegurar a integridade empresarial: São elas: o engajamento de sua alta gestão, o desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável, o desenvolvimento do código de ética e do código de conduta e a implementação de mecanismos de gestão responsável.

Será demonstrado que a implantação de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos gera benefícios futuros. Entretanto, a falta de compreensão desses benefícios pelas pessoas envolvidas no processo, resultado da cultura organizacional institucionalizada, poderá ser um obstáculo para o desenvolvimento da VBN.

As recomendações não são obrigatórias. Porém, se implementadas, poderão evitar que a VBN tenha experiências negativas como as vividas pela americana Enron e a brasileira Ultracargo.

Por fim, como solução final, os princípios básicos de governança corporativa devem ser implementados pela VBN para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.


Desenvolvimento

Após estudos da situação organizacional atual da VBN, serão destacados alguns tópicos nesta parte do relatório, cuja análise é de fundamental importância para garantir à implantação da ética e da sustentabilidade na VBN, com o objetivo da atualização mercadológica, da captação de novos clientes e da conquista da confiança dos stakeholders.

  1. Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade.

No Brasil, as leis estão cada vez mais rigorosas com as empresas que não adotam políticas de transparência para combater a corrupção no setor privado.

Segundo o art. 41, do decreto 8.420/2015, o programa de integridade ou compliance é definido como:

[...] conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira. (BRASIL, 2015)

O grande benefício trazido à VBN, ao instituir o compliance, será a oportunidade de demonstrar o seu comprometimento com a ética, com a transparência e com a boa prática de governança aos stakeholders.

As ações comumente utilizadas para aumentar a transparência, combater a corrupção e, consequentemente, assegurar a integridade empresarial são:

  1. Engajamento da alta gestão;
  2. Desenvolvimento de um ambiente de trabalho saudável;
  3. Desenvolvimento do código de ética e do código de conduta; e
  4. Implementação de mecanismos de gestão responsável.

  1. Engajamento da alta gestão

Para conseguir implementar qualquer projeto dentro da VBN, será preciso engajar os gestores, demonstrando, de forma clara, os benefícios futuros que as mudanças trarão, não só para a empresa, mas para todos que colaboram com ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (546.3 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com