TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  3/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Victor Benevides Fernandes

Data: 02/08/2020

Turma: Ger. De Projetos 26 – FGV Macaé

  • Ativ. Substitutiva ROL 1:

Conforme solicitado, estarei dissertando nesse texto sobre os tópicos abordados na ROL 01, na qual não pude comparecer.

Inicialmente, a professora tutora Mazé apresentou a disciplina, fazendo uma espécie de ambientação com os alunos, verificando quais alunos faziam parte do modelo online e quais faziam parte da modalidade presencial. Existiu um momento de conflito, e dessa forma, acabaram sendo consumidos 15 minutos da reunião. Após isso, foi apresentada a ferramenta online da FGV, explicando todos os recursos, ambientes e todas as funcionalidades do Eclass. A explicação disso tudo, bem como da atividade final do curso, aconteceu até aprox. 55 minutos da aula.

A partir desse momento, entrou-se no Brainstorming do primeiro módulo, que trata sobre Ética, moral e valores. Conforme proposto, segue abaixo meu entendimento sobre os tópicos abordados na ROL.

A máxima do “jeitinho” brasileiro de tratar os assuntos é uma mazela social que nos acompanha, e está enraízado no aspecto cultural de nossa sociedade. Atualmente, cada vez mais esse tipo de postura é menos tolerado, pois as empresas investem mais e mais em programas de ética, compliance, etc. Mesmo assim, enxerga-se diversas situações em que os indivíduos são considerados com “anti-éticos” ou algo do gênero. Mas qual seria a diferença entre ética e moral, portanto?

A ética faz menção ao conjuntos de práticas que são aceitas socialmente, e visam o melhor funcionamento do coletivo, da sociedade.

A moral diz respeito ao conjunto de pensamentos que um indíviduo julga ser certo ou errado, de acordo com seu conjunto de valores, crenças, etc.

Diante disso, pode-se estender o conceito e dizer que a ética diz respeito ao comportamento global esperado pela sociedade, enquanto que a moral diz respeito a cada indivíduo, ou grupo de indivíduos e não necessariamente traz o melhor resultado para o coletivo como um todo, como foi colocado pela tutora no período de aproximadamente 1hr e 08 minutos da ROL.

Também foi exposta a diferença entre diferentes noções de ética, de acordo com os grupos sociais que compõem a sociadade. No caso do Brasil, temos problemas graves de conduta ética em sociedade, na qual eu concordo plenamente com a colocação feita. Diversas atitudes são tomadas pelos cidadãos brasileiros, que visam unica e exclusivamente o benefício próprio.

Por fim, foi apresentada a frase do professor Mario Sergio Cortella, que diz: “ É necessário cuidar da ética para não anestesiarmos a nossa consciência e começarmos a achar que tudo é normal.”. Tal frase, no meu entendimento, traz à tona a necessidade de existir um esforço ativo para cuidar da noção de ético, para sempre buscar o melhor cenário para o coletivo, ainda que possa parecer algo “contraintuitivo”. É preciso ser menos egoísta e exercitar a coletividade, apenas dessa forma conseguiremos melhorar gradativamente a sociedade falha que vivemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com