TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  5/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

ÉTICO E SUSTENTABILIDADE

Proposta de consultoria VBN

09/2021

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Elaborado por: Daniel Hitoshi Ueda

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: 09/2021


Tópicos desenvolvidos

  1. Apresentação e Objetivo
  2. Desenvolvimento
  3. Considerações finais e recomendações
  4. Referências bibliográficas

1- Apresentação e objetivo

A empresa VBN Telecomunicações está interessada em rever alguns aaspectos do seu relacionamento com os clientes e com a opnião pública em geral. O que é muito satisfatório pela parte da FGV Consultoria poder ter a oportunidade de estar auxiliando nessa nova trajetória da empresa.

Tendo em vista de que é de suma importância a empresa ter esta preocupação de estreitar um pouco o relacionamento das pessoas físicas com a pessoa jurica da corporação. Dentre os pontos que serão abordados nesta apresentação serão alguns pontos sugestivos para uma melhor adoção de boas práticasno que diz a respeito da ética, responsabilidade social e governança.

Como a FGV Consultoria adora o pensamento do sociólogo Richard Sennett, temos a ideia de que é uma falta de respeito a situação onde as pessoas não possuem voz ativa ou até mesmo não são consideradas como seres humanos plenos.

A ética é um termo muito utilizada de forma sem valor, pois muito das vezes publicamente se fala muito em ética e internamente não é tão bem aplicada, logo é necessário de que sempre haja uma análise sobre as ações ou atém mesmo desenvolvimento de novos projetos para que possa ter uma acetividade dentro do funcionamento da empresa e desta forma construir uma boa reputação junto aos Stakeholders, e assim evitando causar algum problema para a imagem da empresa ou até mesmo na imagem dos stakeholders envolvidos.

O objetivo da consultoria é poder atender de forma satisfatória a empresa VBN Telecomunicações para um desenvolviemnto de planos de ações para poder contribuir com a redução de ebusos exercivos contra individuo e a coletividade, alinhado juntamente com o objetivo estratégico da organização.


2- Desenvolvimento

A empresa VBN Telecomunicações percebeu de que o relacionamento junto aos seus cliente e opinião publica não estavam sendo trabalhada de forma eficaz, logo veio a preocupação de reavaliar os formatos de se relacionar com seus clientes, colaboradores, fornecedores, skaeholders e no ecossistema em que ela está inserida. E com isso resolveu buscar formas de analisar e aperfeiçoar seus planos estratégicos de negócio, visando melhorar o ambiente de trabalho desde internamente quanto externamente desta forma é possível promover o respeito aos direitos individuais e coletivos.

Para o desenvolvimento e entendimento da prosposta iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade;
  • Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos;
  • Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas (caracterizadas pelo desrespeito) para os stakeholders e a sociedade;
  • Soluções que as empresas podem implementar para garantir, de forma ética, os direitos individuais e coletivos.

- Ações ou estratégias comumente utilizadas pelas empresas para assegurar a sua integridade

Será desenvolvido um plano de ação voltado para uma construção de uma imagem futura positiva para que haja uma melhora da sua reputação perante o publico em geral, clientes e seus stakeholders.

Dentro deste plano de ação é essencial de que haja a implementação de um sistema de governança corporativa, pois desta forma a empresa se ganha em sua integridade e o reconhecimento de uma empresa socialmente responsável. O que é muito importante para transmitir uma imagem positiva para seus stakeholders.

Para que se consiga uma integridade na empresa, deve ser desenvolvido um sistema onde haja a criação de normas internas de integridade, auditoria dos processos e ainda o incentivo da denuncia de irregularidades e uma aplicação efetiva de códigos de ética e conduta dentro da empresa, isso se tem como objetivo buscar e resolver possíveis problemas como desvios, fraudes, irregularidades ou atos ilícitos. E sempre buscar ficar em um ciclo de análises e se necessário desenvolvimento ajustes para que ela sempre esteja aperfeiçoada para quaisquer mudanças durante o tempo.

E ainda muitas empresas utilizam um fortalecimento no setor de recursos humanos para que haja uma maior efetividade do plano de ação em busca da integridade, os recursos humanos tem uma grande parcela na gestão de pessoas pois ela que estará mais próxima de todos os colaboradores e parceiros. Então é muito importante de que haja profissionais bem qualificados para que não se tenha problemas.

- Obstáculos apresentados pela cultura organizacional para a inclusão de medidas básicas de proteção aos direitos individuais e coletivos

        Existe também uma grande dificuldade de implementação por conta de mudanças da cultura organizacional, onde comumente existe algumas dificuldades por parte dos líderes. Pois a primeira camada da corporação que se deve a mudança é pelos superiores, eles precisam ter em mente a importância das mudanças e os executá-las desta forma se cria a liderança por exemplo, e caso não aconteça existe um grande risco de seus subordinados não executarem de forma esperada.

        Como mencionado anteriormente o obstáculo criado pela cultura organizacional é importante de que seja reduzido da melhor forma os níveis hierárquicos, desta forma se reduz a chance de erro executadas pelas pessoas, e desta forma existe uma redução na perca de informações durante a execução das tarefas.

        Um outro obstáculo que se pode ser quebrado de maneira simples é a mitigação de empoderamento dos empregados pelos líderes, pois isso acaba fragilizando o relacionamento entre empresa e colaborador. E ainda é muito importante a capaticação dos colaboradores para que haja um bom entendimento de como será implementado as novas tarefas e ainda que haja um portal onde o colaborador consegue ter uma comunicação mais facilitada com seus superiores.

        Para a VBN é importante que haja um estudo para que possa reduzir a estrutura hierárquica de forma satisfatória, executar bons treinamentos aos líderes e posteriormente o treinamento para todos os colaboradores. Para que todos tenham a ciência das novas condutas adotadas pela empresa e todos seus direitos e deveres, trabalhando desta forma as pessoas trabalham de uma forma mais harmonioza sem muitas pressões. E ainda é sugerida um formato de incentivos aos colaboradores para que eles se sintam acolhidos pela empresa e se sintam valorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (323.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com