TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO - Contabilidade de Custos

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIAN

4º SEMESTRE NOTURNO

Carla Carricondo                                           R.A.: 7662736296

E-mail: carlacarricondo1@gmail.com

Evelyn Santos Silva                                      R.A.:7422620538

E-mail: evelyn.santos7@hotmail.com

            

ADMINISTRAÇÃO

Contabilidade de Custos


Trabalho de Contabilidade de Custos, Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da Universidade Anhanguera- UNIAN, requisito do Curso de Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Administração.

Orientador:  Moses Benadiba.


SÃO BERNARDO DO CAMPO

10/06/2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIAN

4º SEMESTRE NOTURNO

ADMINISTRAÇÃO

Contabilidade de Custos

Trabalho de Contabilidade de Custos, Atividade Prática Supervisionada (ATPS) da Universidade Anhanguera- UNIAN, requisito do Curso de Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Administração.

Orientador: Moses Benadiba.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

10/06/2015

Sumário

  1. Considerações Iniciais

A globalização exige dos empreendedores, a eficácia nos controles econômicos, financeiros e operacionais, para manterem-se à frente, no mercado atual competitivo. Custo é um gasto realizado no processo fabril, na produção de bens e serviços. O conhecimento do preço de custo total e por unidade, dos bens e serviços é fundamental, para estabelecer o preço de venda desses mesmos bens e serviços, visando o lucro.

O objetivo desta ATPS é apresentar as características dos custos diretos e indiretos utilizados na produção de um produto ou serviço.

  1. Contabilidade De Custos

A Contabilidade de Custos, é um ramo da contabilidade, que mede, registra e relata informações sobre custos. Obter o custo de cada produto, bem ou serviço, bem como, contribuir para a determinação da rentabilidade e lucratividade do negócio e, auxiliar programas de minimização de custos,  são propósitos da Contabilidade de Custos.

  1. Características Dos Custos Diretos E Indiretos
  1. Custos Diretos
  • Diretamente apropriados a cada tipo de obra a ser custeada, no momento de sua ocorrência;
  • Ligados diretamente a qualquer tipo de bem ou função de custo;
  • Atribuídos diretamente a um produto, departamento, centro de custo ou linha de produto;
  • Não necessitam de rateio para serem atribuídos ao objeto custeado e, são inclusos diretamente no cálculo dos produtos;
  • É necessário mensurar os custos, eles são perfeitamente mensuráveis;
  • Matéria prima, mão de obra direta, serviços aplicados diretamente na produção de produtos ou serviços são exemplos de custos diretos.
  1.     Apropriação dos Custos Diretos
  • Para identificar o consumo de materiais:
  • O sistema de requisições, realiza o controle dos produtos que saíram do  almoxarifado, para a produção do produto;
  • Para identificar o consumo da mão de obra:
  •  Utiliza-se sistema de apontamentos, que apura minuciosamente qual operário trabalhou na produção do produto ou serviço, bem como, o período, o tempo gasto;
  • Utiliza-se o sistema de ordem de serviços, nas empresas prestadoras de serviços.
  1.       Custos Indiretos
  • Não podem ser apropriados diretamente, a cada tipo de bem ou função de custo, no momento de sua ocorrência;
  • Não são atribuídos diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento;
  • Há necessidade de taxas e critérios de rateio ou parâmetros, para atribuir os custos, para cada tipo de bem ou função;
  • Mão de obra indireta, materiais indiretos, custos indiretos tais como, seguros, depreciação, manutenção de equipamentos são exemplos de custos indiretos;
  • Mão de obra indireta: são os departamentos auxiliares na indústria ou prestadora de serviços, não são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, tais como o controle de qualidade, supervisão e etc.;
  • Materiais indiretos: utilizados nas atividades auxiliares a produção do produto, ou seja, não tem ligação direta ao produto, tais como graxas,  lubrificantes e etc.
  1. Terminologias Aplicadas Na Contabilidade De Custos e Suas Características

Custos são gastos utilizados e acumulados, para gerar um produto ou serviço ( utilizado para fabricar ou produzir). Os custos podem ser classificados como diretos e indiretos. Custo direto, é aquele que está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo, ele pode ser atribuído ou identificado diretamente a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. O custo direto não necessita de rateio para ser atribuído ao objeto custeado e, tem a propriedade de ser mensurável de maneira objetiva,são elementos de custo individualizáveis. Como exemplo de custo direto citaremos, a matéria- prima usada na fabricação dos produtos, a mão de obra direta, os serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos e serviços. O custo indireto é aquele que não pode apropriá-lo diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento em que ocorre , mas é apropriado aos portadores finais, como mão de obra indireta,rateada por horas/homem da mão de obra indireta, gastos com energia com base em horas /máquina utilizadas, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com