TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Tese: ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2013  •  Tese  •  3.434 Palavras (14 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 14

4 ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

4.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Administrar um banco é, de maneira simplista, instalar, configurar, monitorar e solucionar problemas de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).

Um sistema de gerenciamento de banco de dados SGBD consiste em uma coleção de dados inter-relacionados e em um conjunto de programas para acessá-los. Um conjunto de dados, normalmente referenciado como banco de dados, contém informações sobre uma empresa particular, por exemplo. O principal objetivo de um SGBD é prover um ambiente que seja adequado e eficiente para recuperar e armazenar informações de banco de dados.

Os sistemas de banco de dados são projetados para gerenciar grandes grupos de informações. O gerenciamento de dados envolve a definição de estruturas para armazenamento de informação e o fornecimento de mecanismos para manipulá-las. Além disso, o sistema de banco de dados precisa fornecer segurança das informações armazenadas, caso o sistema dê problema, ou contra tentativas de acesso não-autorizado. Se os dados devem ser divididos entre diversos usuários, o sistema precisa evitar possíveis resultados anômalos.

Esmiuçando este conceito, um Administrador de Banco de Dados tem as seguintes responsabilidades:

• Projeto lógico do banco de dados: criação do esquema lógico usando a DDL;

• Definição de checagem de segurança e integridade;

• Decisão de como os dados são representados na base de dados armazenada;

• Projeto físico da base de dados;

• Definição de procedimentos de recuperação;

• Monitoração do desempenho;

• Contato com usuários para averiguação de disponibilidade dos dados por eles requisitados e ajuda na determinação e resolução de problemas;

• Ajustes apropriados à medida que ocorram mudanças de requisitos

Para cumprir as responsabilidades são exigidos conhecimentos em diversas áreas relacionadas direta e indiretamente com os SGBDs propriamente ditos. Enumeramo-los:

• Arquitetura de computadores: o processo de administração de um SGBD pode exigir o conhecimento da estrutura física de servidores e de como sintonizar hardware e software para obtenção de melhor desempenho e maior segurança;

• Sistemas operacionais: necessidade de conhecer o sistema operacional utilizado pelo SGBD, bem como os conceitos sobre processos, gerência de memória e sistema de arquivos, indispensáveis para a resolução de problemas e definição de procedimentos de recuperação;

• Redes: além do conhecimento básico, é necessário conhecer bem as camadas de rede e aplicação. Conhecer a estrutura da rede nesse nível é de grande importância para monitoração do desempenho;

• Projeto conceitual e lógico de bancos de dados: apesar de não estar envolvido diretamente com o negócio, é necessário conhecer e poder interpretar os modelos de dados que serão criados e armazenados na base de dados, bem como conhecer as implicações que estes modelos podem causar no desempenho de um SGBD.

• Arquiteturas de SGBDs: conhecendo os fundamentos básicos que guiam as implementações dos SGBDs atuais, o administrador tem facilidade no entendimento e questionamento da arquitetura utilizada pelo SGBD. Muitos conceitos emitidos em treinamentos e manuais específicos de fabricantes, não são completamente entendidos pela falta de uma base teórica do funcionamento de SGBDs.

É sempre bom lembrar que administrar um banco é diferente de projetar lógica e conceitualmente um banco. A administração deve prever a utilização do SGBD ao longo de vários anos, garantindo a ausência de problemas físicos futuros que impeçam a disponibilidade dos dados.

4.2 ANALISE GERAL

A empresa possui dois gerenciadores de banco de dados de renome no mercado SQL Server da empresa Microsoft e o SGBD Oracle da empresa Oracle, o primeiro faz o gerenciamento do ERP da empresa e o segundo gerencia do sistema de gestão de saúde SGS.

Em ambos os casos foi levantado a necessidade da aquisição do licenciamento e suporte dos SGBDs já em uma versão atual, pois nas versões mais atuais são incorporadas novas funcionalidades e um melhor gerenciamento da performance do banco.

Fora o problema de licenciamento foi verificado redundância e inconsistências nos dados, dificuldade no acesso aos dados, isolamento dos dados, anomalias de acesso concorrente e problemas de segurança.

Foi levantado a necessidade de uma política de backup que seja regulamentada pela Agencia Nacional de Saúde - ANS para atender os requisitos para operadoras de saúde.

4.3 SOLUÇÃO

Para solucionar os problemas foram montados dois novos servidores virtualizados, ambos 4 processadores com 4 core cada, 32GB de memória para cada servidor e 500GB de disco de dados.

Também foram adquiridas novas versões de sistema operacionais, aumentando a compatibilidade entre o SO e SGBDs.

No primeiro servidor foi instalado o SO Microsoft Windows 2008 Server Enterprise R2 e o Microsoft SQL Server Enterprise 2008, foram feitas as atualizações do SO e SQL Server e posteriormente foram migrados os dados.

No segundo servidor foi instalado o SO Red Hat 6.1 e o SGBD Oracle 11g, foram feitas as atualizações do SO e do SGBD e os dados foram migrados.

Logo de inicio foi notado um ganho considerável de performance e os dados passaram a ser acessados normalmente, em seguida os DBAs começaram as correções nos bancos, foram removidas as duplicidades e inconsistências, também foram acertadas algumas trigers que sanaram o problema de acessos concorrentes e algumas anomalias.

Após toda reestruturação iniciou-se a readequação da política de backup conforme abaixo;

Por padrão será adotada o seguinte esquema de realização de backups

• Backups diferenciais (denominados diários) de segunda à quinta-feira, realizados a partir das 20:00h., com uma semana de retenção;

• Backups completos (full – denominados semanais) nas segundas, terças, quartas e sexta-feira do mês, realizados a partir das 20:00h., com um mês de retenção;

• Backups completos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com