TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS II

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE 1

ADMINISTAÇÃO DE REC. MAT. E PAT. II

Referente as aulas 1, 2, 3 e 4

[pic 1]

  1. O que você compreende por Just In Time?

Entendo que é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo, com intuito de eliminar desperdícios, atacar os problemas fundamentais, procurar a simplicidade e ser eficaz na identificação de problemas, para melhorar continuamente os processos de produção. O JIT é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, visto que melhora a velocidade da produção, a qualidade e o preço dos produtos.

  1. Como você vê a relação entre o JIT e a aplicabilidade desta modalidade de gestão para as empresas instaladas no Brasil?

Penso que a aplicabilidade do JIT é possível e bem vinda em qualquer empresa que trabalhe com processos de produção, seja ela no Brasil ou no mundo, pois melhora significativamente o desempenho da empresa como um todo, já que os processos são planejados, visando o não retrabalho. As empresas precisam estar abertas as mudanças, pois as que permanecem estagnadas tendem a regredir e até mesmo fechar. Do mesmo modo as empresas que se modernizam sem planejamento acabam não obtendo sucesso.

  1. O que seria cadeia integrada de logística? Descreva o papel da cadeia de suprimentos para o funcionamento de uma indústria qualquer?

Cadeia integrada de logística é a junção de uma série de elos que fazem parte do processo de logística. São elos da cadeia de logística: suprimentos, logística interna e distribuição.

Na cadeia de suprimentos estão todas as movimentações de recursos e informações entre as empresas e os fornecedores, que suprem a empresa de recursos necessários para sua atividade.

  1. O que você entende por modal de transporte? Dê exemplos.

É o tipo de transporte a ser escolhido com base no tipo de carga a ser transportada e pela vantagem inerente ao modo (custo, confiabilidade, adequação, tempo de transito, perdas e danos). Exemplos: transportes rodoviários, ferroviários, aquáticos, etc.

  1. Uma empresa de transporte possui um veículo de carga cuja capacidade de carga é de 24.400 kg. supondo que a carga a ser transportada por mês é de 15.250 cxs de 128kg. cada e que o caminhão não ultrapasse a jornada diária de trabalho. Cada viagem para entrega (ida e volta) são necessárias 2 horas.  Quantos dias seriam necessários para fazer a entrega total? O DESENVOLVIMENTO DEVE CONSTAR NO EXERCÍCIO 

[pic 2]

Veículo transporta: 24.400 kg

Carga por mês: 15.250 cxs de 128 kg cada, então o total no mês : 15.250X128= 1.952.000 kg

Jornada de trabalho: 8 horas

Entrega (ida e volta): 2 horas, então 8/2= 4 entregas por dia

Dias para entregar tudo: 20 dias, pois:

1.952.000/24.400 = 80 vezes que o caminhão deverá ser carregado.

80/4 = 20 dias, ou seja, 80 cargas para ser entregues em 4 vezes por dia, demorarão 20 dias para ser totalmente finalizadas.

  1. A transportadora “UNITRANS” apresentou o seguinte estudo de custos mensais entre duas opções de transporte. Sendo assim, supondo que os dois veículos percorram 4.500 Km no mês qual seria a melhor opção? O DESENVOLVIMENTO DEVE CONSTAR NO EXERCÍCIO

Opções

Custo fixo mensal (R$)

Custo variável (R$/Km)

AINACS

340,00

1,29

OVLOV

750,00

1,20

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (145.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com