TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E O VALOR DA INFORMAÇÃO/ IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO ENTRE TI E NEGÓCIO/ PANORAMA ATUAL DO MERCADO DE TRABALHO.

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.680 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

LEONAR DE OLIVEIRA QUEVEDO

ADMINISTRAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  E O VALOR DA INFORMAÇÃO/ IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO ENTRE TI E NEGÓCIO/ PANORAMA ATUAL DO MERCADO DE TRABALHO.

[pic 3]

Caxias do Sul

2009

LEONAR DE OLIVEIRA QUEVEDO

ADMINISTRAÇÃO, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO  E O VALOR DA INFORMAÇÃO/ IMPORTÂNCIA DO ALINHAMENTO ENTRE TI E NEGÓCIO/ PANORAMA ATUAL DO MERCADO DE TRABALHO.

Trabalho apresentado ao Curso Analise e Desenvolvimento de Sistemas  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos da Administração da Informação].

Orientador: Prof. Denise Dias de Santana.

Caxias do Sul

2009

Administração, Sistemas de Informação e o valor da informação:

Administrar é dirigir uma organização utilizando técnicas de gestão para que alcance seus objetivos de forma eficiente, eficaz e com responsabilidade social.

A Administração é também um processo de tomada de decisões, que envolve recursos e objetivos, com o intuito de assegurar a eficiência e eficácia, para a obtenção de resultados específicos.

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.

Podemos dizer que Sistema de Informação é “um todo organizado ou complexo , um conjunto ou combinação de coisas ou partes formando um todo complexo ou unitário”. Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência. Define-se Sistemas como um conjunto de partes diferenciadas em inter-relação umas com as outras, formando um todo organizado que possui uma finalidade, um objetivo constante.

As atividades básicas dos Sistemas de Informação baseam-se na Entrada, processamento, saída e Feedback. Respectivamente temos então, a ação de capturar/coletar os dados dentro da organização ou do ambiente externo, que por sua vez ira ser processado ou seja, convertido esses dados em forma de informação onde será transferido (saída) para pessoas ou atividades onde será usada, retornando aos membros apropriados da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio da entrada.

Os Sistemas de Informação também são classificados em: Simples/Complexos; Abertos/Fechados; Estáveis/Dinâmicos; Adaptáveis/Não – Adaptáveis; Permanentes/Temporários.

Podemos dizer que a tarefa principal dos sistemas de informação é transformar dados em informação. Pois, através da informação as pessoas adquirem conhecimento,que por sua vez serve para criar idéias, tomar decisões e resolver problemas. A informação só se transforma em conhecimento quando é compreendida.

A informação se tornou tão valiosa e importante dentro das organizações e mesmo a níveis externos, que hoje ja se diz que a era da industrialização se encerrou e que este século XXI, é o século da informação, ou seja, as grandes riquezas que antes eram possuídas pelo setor industrial estão rapidamente passando para as mãos de quem possui as melhores informações.

Existem algumas leis aplicadas à informação que definem o comportamento da Informação como um bem econômico. A primeira é que a informação é infinitamente compartilhável, ou seja, a informação não só pode como deve ser amplamente compartilhada. A segunda, é que o valor da informação aumenta com o uso, pois, diferentemente das máquinas que depreciam o valor de acordo com o uso, quanto maior for sua utilização maior será seu valor. A terceira, é que a informação é perecível, ou seja, com o passar do tempo, a informação perde parte do seu valor potencial. Quando obtida com antecedência pode ser um diferencial para a empresa diante das concorrentes, porém à medida que o tempo passa, e vai sendo utilizada, o valor da descoberta de dados vai diminuindo, ou seja, o potencial desta informação vai diminuindo. A quarta lei, é que o valor da informação aumenta com a precisão, quanto mais precisa for mais valor terá, caso contrário, ela adquire um valor negativo, transformando-se de ativo em passivo, uma vez que seu uso pode causar mais prejuízo do que benefício para a organização. A quinta é que o valor da informação aumenta quando há combinação de informações, para isso os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) maximizam o nível de integração das informações dentro das organizações, pois os mesmos possuem módulos interdependentes, dando todo o suporte às áreas operacionais da empresa, permitindo uma melhor visão sistêmica da organização. A sexta lei, diz que mais informação não é necessariamente melhor, neste caso a informação para ser útil, ela precisa ser filtrada com base em critérios de relevância, quantidade e qualidade. Informações que não são utilizadas em decisões ou na melhoria de processos produtivos, não apresentam mais um valor associado e desta forma mantê-la armazenada poderá causar uma sobrecarga e prejudicar o seu desempenho. Hoje com o crescente uso de tecnologia para criar, processar e distribuir a informação passou a ser um bem superabundante, mas o principal problema na maioria das organizações contemporâneas não é a falta, mas sim o excesso de informação, que ultrapassa a capacidade humana de processamento. A sétima lei a informação se multiplica, ou seja, ela não fica limitada ela é expansível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com