TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO E NO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO DE EMPRESAS CONSTRUTORAS DE EDIFÍCIOS

Por:   •  15/2/2017  •  Resenha  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 5

REFLEXOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE NA ORGANIZAÇÃO E NO MEIO AMBIENTE DE TRABALHO DE EMPRESAS CONSTRUTORAS DE EDIFÍCIOS

A gestão da qualidade tem sido utilizada como uma ferramenta capaz de promover mudanças organizacionais que resultam no aumento da eficiência gerencial e produtiva, o quem tem um grande impacto sobre essas estruturas e o meio ambiente de trabalho. Após um estudo realizado com oito construtoras que estão implementando tal gestão foram observados impactos como melhor definição de cargos e funções e melhoria dos sistemas de comunicação e de informação. Na busca de ganhos de eficiência técnica e econômica, aparecem como desafios para as construtoras a melhoria de seus graus de qualidade e de produtividade, devido a isso, foi observado o aparecimento de programas de capacitação em gestão da qualidade.

O seguinte resumo relata os impactos do ‘’Movimento da Qualidade’’ em empresas construtoras de edifícios do estado de São Paulo, tendo como foco as transformações organizacionais que estão se desenvolvendo nessas empresas.

A implementação do Programa QUALIHAB2 pela CDHU – Companhia de desenvolvimento Habitacional e Urbano em São Paulo, causou o que foi chamado de ‘’movimento da qualidade’’, uma das ações deste programa consiste na exigência da certificação dos Sistemas da Qualidade das empresas que pretendam participar das concorrências públicas da Companhia, que é responsável pela construção de habitações de interesse social no estado. Há grande expectativa de que este movimento se intensifique no restante do país, especialmente em decorrência da perspectiva de que o modelo de certificação do Programa QUALIHAB seja adotado pelo PBQP-H3.

As pequenas e médias construtoras tradicionalmente tem estruturas funcionais hierarquizadas e bastante centralizadas em seus proprietários. Normalmente são dotadas de sistemas precários de comunicação, baseados na transmissão oral de informações. É também, em geral, confusa e informal a definição dos papéis e das atribuições dos diversos cargos, assim como as responsabilidades e autoridades. Mesmo a definição das atribuições e das interfaces entre os diversos setores da empresa são geralmente informais e nem sempre suficientemente claras.

É esperado que a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade implique em mudanças neste quadro para que transcorra com sucesso e consiga realmente se fixar nestas organizações. Uma pesquisa de campo foi então realizada, com o intuito de se verificar a validade desta premissa e de se detalharem tais transformações.

No estudo de caso realizado, foi visto que todas as empresas estão implantando Sistemas de Gestão da Qualidade, sendo que seis delas estão seguindo o modelo de certificação evolutiva do Programa QUALIHAB. Dentre estas empresas, apenas quatro necessariamente precisam da certificação QUALIHAB, uma vez que têm forte atuação no mercado de obras habitacionais públicas onde ela é exigida, ao passo que as outras duas estão utilizando este sistema de certificação apenas como um estágio intermediário antes da obtenção da certificação ISO 9002, pois não atuam atualmente no setor habitacional público. Das quatro empresas que realmente precisam da certificação QUALIHAB, por exigência do seu cliente, três pretendem obter também a certificação ISO 9002. As outras duas empresas estudadas, que não estão se certificando através do Programa QUALIHAB, pretendiam ainda no ano de 1999 obter a certificação ISO 9002. Em todos os casos, a implantação do SGQ já estava em curso na empresa há mais de um ano.

O impacto mais evidente da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade junto à estrutura administrativa em todas as empresas estudadas é a sua formalização, o que constitui-se em uma exigência desses sistemas, onde a rastreabilidade de todas as ações desenvolvidas ao longo dos processos empresariais tem grande importância.

Uma característica destas empresas anteriormente aos SGQ era que a falta de definição dos papéis era maior nos níveis mais altos da hierarquia, após a formalização da descrição dos cargos e setores, em especial nas empresas onde isso era mais evidente, tornaram-se bastante claras as atribuições e responsabilidades dentro da estrutura. Além disso, as empresas formalizaram suas políticas em relação à qualidade, que passaram a servir como diretrizes para a implantação dos Programas da Qualidade e a constituir um dos mais importantes elementos da sua conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (748.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com