TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO: TEORIA DA CONTA

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO: TEORIA DA CONTA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.419 Palavras (18 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 18

ADMINISTRAÇÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho de ATPS como requisito de avaliação do grau de bacharel em administração do curso de administração e contábeis da Anhanguera Educacional.

Aprovada em: de de 2012

__________________________________

Profa. Juliana Leite Kirchner

Anhanguera educacional Ltda.

BELÉM-PA

2012

RESUMO

O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporciona um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa.. Para abordar a questão proposta, considera-se como premissa básica o fato de que se os ativos e passivos exigíveis de uma entidade estiverem sendo mensurados por valor mais aproximado da realidade, e considerando-se que o patrimônio líquido é apurado pela diferença entre os dois, então o patrimônio líquido estaria também mensurado da mesma forma. Assim, seria possível afirmar que existe uma metodologia mais correta de avaliação de ativos e passivos exigíveis de uma entidade, considerando-se as alternativas apresentadas pela Teoria da Contabilidade.

Palavras - Chaves: Contabilidade, patrimônio, mensuração, avaliação - Metodologia.

ABSTRACT

the aim of this study is to analyze what methodology, among the various alternatives of measuring assets and liabilities required by the theory of accounting, provides an approximate value of the reality of the equity of a company ... To address the issue, it is considered as a basic premise that if assets and liabilities required of an entity are being measured by value closer to reality, and considering that the net asset value is determined by the difference between the two, then the equity would be also measured the same way. Thus, it would be possible to say that there is a more accurate methodology of evaluation of assets and liabilities payable to an entity, given the alternatives presented by the theory of accounting.

Keywords: Accounting, equity, valuation, evaluation - Methodology

SUMÁRIO

1 – Introdução -------------------------------------------------------------------------------------- 07

2 –Relatório sobre:----------------------------------------------------------------------------------08

A origem da Contabilidade - Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade - A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas.

4 Relatório sobre:---------------------------------------------------------------------------------11 Qual o objetivo da Contabilidade - Quais seus principais usuários e suas Quais as características qualitativas das demonstrações contábeis

8 – Princípio da Contabilidade------------------------------------------------------------------14

9 – Quadro comparativo--------------------------------------------------------------------------15

10 -- Ativos, Ativos intangíveis e Forma de avaliaçõa dos ativos ------------------17

11 Passivo, Patrimônio líquido e Contas de reserva------------------------------------19

12 Receitas, despesas, perdas e ganhos----------------------------------------------------20

13 Conclusão------------------------------------------------------------------------------------------21

14 Referências bibliográficas--------------------------------------------------------------------22

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentadas pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.

Entende-se que a importância desse trabalho, em primeiro lugar se deve ao fato da necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que pudessem fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. E em segundo lugar, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas, é cada vez mais demandada pelos usuários da Contabilidade.

A origem da Contabilidade

Os primeiros sinais que evidenciam a existência da Contabilidade na antiguidade;

A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separar atividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.

Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com