TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA- FINANCEIRA DE FROTA PRÓPRIA OU FROTA TERCEIRIZADA EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Por:   •  6/2/2018  •  Artigo  •  6.271 Palavras (26 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE PATOS DE MINAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NAIARA ALEIXO DA COSTA

ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA- FINANCEIRA DE FROTA PRÓPRIA OU FROTA TERCEIRIZADA EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

PATOS DE MINAS

2015

NAIARA ALEIXO DA COSTA

ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA- FINANCEIRA DE FROTA PRÓPRIA OU FROTA TERCEIRIZADA DE UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Artigo apresentado à Faculdade Patos de Minas como requisito parcial para a conclusão do Curso de Administração.

Orientador: Prof. Ms. Eduardo Luiz Alves Ramos

Coorientador: Prof. Esp. Marcus Vinicius Maciel Trajano

PATOS DE MINAS

2015

ANÁLISE COMPARATIVA DE VIABILIDADE ECONÔMICA- FINANCEIRA DE FROTA PRÓPRIA OU FROTA TERCEIRIZADA DE UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

Naiara Aleixo da Costa

Eduardo Luiz Alves Ramos**

Marcus Vinicius Maciel Trajano ***

RESUMO

O trabalho analisa a viabilidade econômico-financeira de frota própria ou frota terceirizada de uma indústria de laticínios. Foi desenvolvido para auxiliar na hora da tomada de decisão, quanto à melhor e mais lucrativa propriedade de transporte, tendo como objetivo analisar os custos de transporte de cargas com destino a Belo Horizonte e a região da Grande BH, composta por uma a três entregas. Com o intuito de alcançar o objetivo foi desenvolvido um estudo bibliográfico para contextualizar e conceituar logística, transporte, frotas e custos, e ainda um estudo de caso para analisar vantagens e desvantagens das possibilidades de propriedades das frotas. Por fim, considerou-se que a melhor propriedade de frota para essa empresa em questão é a própria.

Palavras-chave: Logística, frota própria, frota Terceirizada.

ABSTRACT

The paper analyzes the economic-financial viability of own fleet or outsourced fleet of a dairy industry. It was developed to assist at the time of decision-making, as the best and the most profitable transport property, having as goal analyzes the transportation costs of loads whose destination are Belo Horizonte and Grande BH zone, consisting of one to three deliveries. In order to reach the goal was developed a bibliographical study to contextualize logistics, transport, fleets and costs, and even a case study to analyze advantages and disadvantages of the fleet’s properties possibilities. The goal was achieved demonstrating that the best fleet of ownership for that company is the own fleet.

Keywords: Logistics. Own fleet. Outsourced fleet.

1 INTRODUÇÃO

Em décadas passadas não se dava muita atenção aos custos excessivos e desperdícios os cuidados eram voltados apenas aos lucros, mas em tempo de globalização e modernizações constantes, cresceu o índice de concorrência. Foi onde as organizações perceberam a necessidade de se ater a cada ponto da empresa, procurando minimizar custos, maximizar lucros, sem deixar de atender da melhor forma o cliente, tornando um diferencial competitivo. (1)

O transporte pode trazer benefícios consideráveis à empresa, desde que esteja bem estruturado e conduzido de forma a gerar vantagens. (1)

Na expectativa de redução de custos surge a opção de terceirização, mesmo que seja uma decisão difícil de ser tomada, é valida a avaliação de adotar ou não este método de transporte. (2)

1.1 Tema/ Justificativa

O trabalho desenvolvido tem como tema uma análise comparativa de viabilidade econômica- financeira de frota própria ou frota terceirizada em uma indústria de laticínio. Foi devido às dificuldades empresariais em relação aos custos, no momento da tomada de decisão que o tema foi definido.

1.2 Objetivo geral

O objetivo geral é analisar a viabilidade econômica- financeira do transporte de cargas com destino a Belo Horizonte e Grande BH, compostas por uma a três entregas, comparando a utilização de frota própria e frota terceirizada auxiliando na tomada de decisões da organização.

1.3 Objetivos específicos

• Explicar principais conceitos utilizados relacionados a transporte;

• Levantar, analisar e comparar dados numéricos de cargas com destino a Belo Horizonte e grande BH;

• Através dos dados avaliados sugerir a melhor opção de transporte;

1.4 Logística

Logística é conhecida por vários termos, como por exemplo, “transporte, distribuição, distribuição física, suprimento e distribuição, administração de materiais e ainda operações logísticas”. (1)

“A logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento com o proposito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.” (1)

Logística, é um paradoxo, onde além de ser uma das atividades mais antigas, sendo lembrada desde a época das primeiras guerras militares, é uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)   pdf (112.2 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com