TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE DADOS

Por:   •  20/10/2016  •  Monografia  •  4.967 Palavras (20 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 20

X ANÁLISE DE DADOS

Neste capítulo serão apresentados os dados coletados, por meio da aplicação de um questionário, junto aos colaboradores da empresa XYZ, que uma é controladora de fundos de pensão, localizada na cidade de Itabira – MG. O objetivo de tal pesquisa é analisar o quão a avaliação de desempenho é eficaz e capaz de influenciar no comprometimento, no comportamento e no desempenho profissional de um colaborador. Será realizado um confrontamento entre os dados coletados, o referencial teórico baseado em autores renomados no assunto e a pesquisa documental, buscando, assim, atingir o objetivo proposto.

A pesquisa foi dividida em três blocos, levantando as seguintes questões, conforme a seguir: BLOCO 01 – Percepção quanto ao objetivo do processo de avaliação de desempenho; BLOCO 02 – Percepção quanto às práticas de avaliação de desempenho adotadas na organização; BLOCO 03 – Aspectos positivos e negativos do processo de avaliação de desempenho na percepção dos funcionários.

Considerando o universo dos entrevistados, ou seja, quatro colaboradores, 100% são do sexo feminino, possuem faixa etária entre 26 e 38 anos e tempo de empresa que varia entre 05 e 15 anos.

As tabelas 01, 02 e 03, a seguir, ilustram tais informações.

Tabela 01 – Sexo

SEXO

QUANTIDADE

PERCENTUAL

Feminino

4

100%

Masculino

0

0%

Total

4

100%

FONTE: Autoria Própria (Dados da Pesquisa)

Tabela 02 - Faixa Etária

FAIXA ETÁRIA

QUANTIDADE

PERCENTUAL

21 a 30 anos

01

25%

31 a 40 anos

03

75%

41 a 50 anos

0

0%

Não respondeu

0

0%

Total

04

100%

FONTE: Autoria Própria (Dados da Pesquisa)

Tabela 03 - Tempo de Empresa

TEMPO

QUANTIDADE

PERCENTUAL

01 a 10 anos

03

75%

11 a 20 anos

01

25%

Não respondeu

0

0%

Total

04

100%

FONTE: Autoria Própria (Dados da Pesquisa)

X.1 PERCEPÇÃO QUANTO AO OBJETIVO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

O primeiro bloco de perguntas buscou entender a percepção dos entrevistados quanto ao real objetivo da avaliação de desempenho. Esse bloco foi subdividido em 04 itens onde, primeiramente, foi questionado o objetivo da avaliação de desempenho, sob o ponto de vista dos entrevistados.

O objetivo deste estudo foi alcançado por meio de uma pesquisa de campo (coleta de dados), com o intuito de obter informações relevantes acerca do tema deste estudo. A análise de dados será realizada de forma qualitativa, de modo a identificar a percepção dos funcionários acerca da influência do processo de avaliação de desempenho no seu comprometimento profissional.

Sobre o objetivo da avaliação de desempenho, os entrevistados apresentaram sua opinião concernente ao tema, conforme a seguir.

Objetivo de fazer com que a gerência tenha meios de avaliar a atual situação dos colaboradores, avaliando suas competências e o nível de desenvolvimento profissional de cada um. (CRISTINA*)

A avaliação de desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada ocupante no cargo, bem como de seu potencial de desenvolvimento. Fazer uma análise dos cargos e dos funcionários e assim verificar onde há mau funcionamento, para proporcionar ao funcionário o treinamento adequado. (CHIAVENATO, 1998, p. 45).

Todos os entrevistados (100%) evidenciaram a relevância da avaliação de desempenho na medição da competência e do desenvolvimento de cada colaborador na execução das suas tarefas. 50% dos entrevistados destacaram que, por meio da avaliação de desempenho, é possível mostrar ao funcionário suas qualidades, destacando seus pontos fortes e fracos e concedendo-lhes a chance de buscar a excelência e a melhoria constante. Outro ponto destacado por 50% dos entrevistados é que a avaliação de desempenho oportuniza à empresa a criação de um plano de desenvolvimento para os seus colaboradores, permitindo a sua evolução profissional.

Sobre o objetivo da avaliação de desempenho, as respostas vão de encontro à conceituação de Chiavenato (1998), que define a avaliação de desempenho como uma apreciação sistemática do desempenho de cada ocupante no cargo, bem como de seu potencial de desenvolvimento. Fazer uma análise dos cargos e dos funcionários e assim verificar onde há mau funcionamento, para proporcionar ao funcionário o treinamento adequado.

Avaliar o desempenho do empregado, pontuar suas habilidades e competências, dar feedback sobre o trabalho desenvolvido, levantar os pontos a desenvolver considerando o desafio proposto pela empresa. (CÉLIA*)

Sobre a influência da avaliação de desempenho no comprometimento do empregado, Pontes (1999) afirma que a avaliação de desempenho, quando bem aplicada e utilizada, tem o poder de melhorar a produtividade e a qualidade, tanto de gestores e colaboradores, quanto dos produtos e dos serviços prestados, além de aumentar a satisfação dos clientes, incentivando um maior comprometimento dos colaboradores em busca de melhores resultados.

Respondendo à questão sobre a avaliação de desempenho influenciar ou não no comprometimento do empregado, 100% dos entrevistados disseram que sim, argumentando que esse retorno permite que os colaboradores revejam sua postura e o seu comportamento, tendo a oportunidade de corrigir falhas, além de melhorar consideravelmente o seu desempenho, conseguindo, a partir daí, melhores resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com