TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO ESTILO DE LIDERANÇA SEGUNDO A TEORIA DO GRID GERENCIAL: CASO RICARDO, LEVANDO EM CONTA O MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL.

Por:   •  1/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC[pic 1]

CLINTON JUNIOR GEORGE

PRODUÇÃO INDIVIDUAL

ANÁLISE DO ESTILO DE LIDERANÇA SEGUNDO A TEORIA DO GRID GERENCIAL: CASO RICARDO, LEVANDO EM CONTA O MODELO DE LIDERANÇA SITUACIONAL.

Produção Individual, apresentado ao Programa de Pós-Graduação, Centro Universitário SENAC, como requisito parcial para a obtenção de Título de Especialização em Gestão Empresarial.

        

Boa Vista-RR

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

2. DESENVOLVIMENTO        4

2.1. LIDERANÇA        4

2.2. Análise de caso do modelo de liderança do Ricardo segundo a teria grid gerencial e o modelo de liderança situacional        4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

4. REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho de produção individual apresenta uma análise do comportamento do gestor Ricardo, que é muito elogiado pelo seu superior, mas não é bem visto pela sua equipe de trabalho.

Com isso, Ricardo apresenta altos índices nas produções, mas ao mesmo tempo foi constatado que há um alto índice de evasão dos colaboradores da sua equipe para outras áreas na empresa e para outras empresas, ocasionando assim, uma situação negativa perante seus superiores.

Sendo assim, será avaliado a situação do gerente Ricardo considerando a teoria grid gerencial e o modelo de liderança situacional.

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. LIDERANÇA

O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas (Rennó, 2013, p.147 apud ZALEZNIK, 1992).

O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização. (RENNÓ, 2013, p.147.

Nesse sentido, podemos compreender a importância que um líder possui dentro de uma organização, que vai além do convívio do dia a dia e os altos números de resultados.

Além disso, se assemelha a “mostrar o caminho” dentro dos objetivos da empresa considerando os aspectos empresarias e os aspectos pessoas dos liderados.

  1. Análise de caso do modelo de liderança do Ricardo segundo a teria grid gerencial e o modelo de liderança situacional

Para Rennó, 2013, apud Zaleznik, 1992, os líderes como os artistas, toleram o caos e a falta de estrutura. Os gerentes buscam a ordem, o controle e a rápida resolução dos problemas.

No caso do gerente Ricardo, percebemos que o mesmo está voltado para a produção da empresa, pois a sua equipe possui altos números de desempenho na empresa. Porém, existe uma evasão de pessoal para outras áreas ou empresas, possivelmente ocasionado pela interação entre o gerente e seus subordinados.

Para exemplificar essa situação, na teoria grid gerencial de Blake e Mouton, a preocupação tanto com as pessoas quanto com a produção é fundamental para se alcançar um bom resultado. (RENNÓ, 2103, APUD ROBBINS E COULTER, ADMINISTRAÇÃO, 1998).

Sendo assim o Gerente Ricardo tinha uma preocupação maior com a produção e ignorava parcialmente o foco nas relações internas de interpessoal da sua equipe de trabalho. A ideia por trás da teoria é a de que líder não deveria ser totalmente focado nas pessoas, pois provavelmente não tenderia atingir os resultados da empresa.

Por outro lado, também não poderia ser totalmente voltado para os resultados (ou produção), pois poderia alienar as pessoas e criar um ambiente desmotivador e afastar os melhores empregados. (RENNÓ, 2013, apud CLEGG, KORNBERGER e PITSIS, 2008).

Na figura 1-grid gerencial abaixo, Milton e Blake, através de duas escalas, demonstram os tipos de liderança de acordo com o interesse voltado para a produção ou para as pessoas conforme Roggiero (2013, aula 6, p.6)

[pic 2]

Figura 1-Grid Gerencial

Já no modelo de liderança situacional, os autores Hersery e Blanchard se apoiam no relacionamento entre a maturidade dos empregados e o comportamento do líder em relação ao relacionamento e à tarefa. (RENNÓ, 2013, apud CERTO E CERTO, 2006.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com