TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICA FINANCEIRA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Por:   •  13/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  8.063 Palavras (33 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 33

ALINE MELO DE OLIVEIRA[pic 1]

ANÁLISE ECONOMICA FINANCEIRA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

PATOS DE MINAS

2018


 ALINE MELO DE OLIVEIRA[pic 2]

ANÁLISE ECONOMICA FINANCEIRA DO HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Projeto de Trabalho realizado como requisito de avaliação total da disciplina de Estágio Supervisionado I como requisito para matrícula no Estágio Supervisionado e ingresso na disciplina de Estágio Supervisionado II – Relatório de Estágio – do curso de Administração, sob a orientação do professor Me. Pablo Fonseca da Cunha.

PATOS DE MINAS

2018


 FOLHA DE AVALIAÇÃO DE PROJETO DE TRABALHO[pic 3]

ORIENTANDO: ALINE MELO DE OLIVEIRA

[pic 4]

OBSERVAÇÕES: ____________________________________________________________

____________________________________________________

Esp. Professor Coordenador de Estágio

____________________________________________________

Me. Pablo Fonseca da Cunha - Professor Orientador

____________________________________________________

Professor Convidado

Patos de Minas, _____ de ________________________ de 2018.

LISTA DE ABREVIATURAS

BP – Balanço Patrimonial

CSLL – Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício

IR – Imposto de Renda

OMS – Organização Mundial da Saúde

S.A – Sociedades Anônimas

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Fachada antiga do HNSF.

Figura 2: Estrutura da demonstração do resultado de acordo com a Lei das S.A.

Figura 3: Os grupos patrimoniais operacionais, financeiro e permanente.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        6

2 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA        8

2.1 Dados da organização        8

2.2 Histórico da organização        9

2.3 Análise da organização no meio ambiente político, econômico e social        10

2.4 Características da área de estágio        10

3 REFERENCIAL TEÓRICO        11

3.1 Setor Hospitalar        11

3.2 Sociedades Anônimas        12

3. 3 Demonstrações financeiras        12

3.4 Análise de demonstrações financeiras        21

3.5 Análise Horizontal        31

3.6 Análise Vertical        32

4 METODOLOGIA        34

5 CRONOGRAMA DE TRABALHO        36

REFERÊNCIAS        37

1 INTRODUÇÃO

Com as progressivas mudanças no cenário econômico nacional e mundial, as revoluções tecnológicas que geram informações em tempo real e a crescente e acelerada relação entre os mercados, exigem que as empresas se mantenham competitivas. Para isso, os administradores têm procurado ferramentas que os auxiliem a gerir seus negócios, e uma das alternativas muito utilizadas e de extrema relevância é conhecer a situação econômica e financeira da organização. Esse procedimento relacionado a um conhecimento do cenário externo da organização auxilia nas tomadas de decisões e na definição de estratégias.

Com o presente trabalho pretende-se realizar um estudo de caso focado na análise econômico-financeira da empresa Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima S/A, empresa que atua no setor hospitalar atendendo Patos de Minas e região oferecendo serviços de cuidados com a saúde, com tecnologia de ponta, bom atendimento e qualidade na prestação de seus serviços.

O objetivo geral da pesquisa consiste em realizar um diagnóstico econômico financeiro da empresa Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima S.A, com o propósito de conhecer a evolução da situação econômico-financeira no triênio 2015 - 2017. Para que isso seja possível, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: A) Realizar estudos teóricos com o intuito de contextualizar temas como a gestão financeira analise vertical, analise horizontal, indicadores de estrutura de capital, indicadores de liquidez, indicadores de rentabilidade, indicadores de atividade, demonstração dos resultados do exercício e Balanço Patrimonial, de forma a viabilizar o diagnóstico econômico-financeiro da empresa; B) Estruturar o histórico das demonstrações financeiras Balanço Patrimonial e DRE do triênio 2015 - 2017; C) Realizar cálculos e interpretar a análise vertical e horizontal e os indicadores de estrutura de capital, de liquidez, de rentabilidade e de atividade; D) Disponibilizar um diagnóstico acerca da evolução econômico-financeira da organização no triênio 2015-2017, por meio da análise dos indicadores, apontando possíveis problemas e sugerindo aperfeiçoamentos.

Analisando o cenário brasileiro atual, percebe-se que o Brasil apresenta um alto índice de crescimento demográfico, nos setores de assistência à saúde, devido ao envelhecimento da população que consequentemente elevam o consumo por serviços de saúde. Por consequência, ao analisar o cenário atual de crescimento para o setor hospitalar, é preciso olhar para dentro das organizações e começar a adaptá-las para atender as necessidades do mercado. Um diagnóstico empresarial eficiente fornece diretrizes para que a empresa se desenvolva, correndo menos riscos. Dessa forma apresenta-se como problema de pesquisa, qual a atual situação econômico-financeira da empresa Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima S.A no triênio 2015-2017?

O presente estudo se justifica pelo fato de a empresa, apesar de elaborar e divulgar, anualmente suas demonstrações financeiras, não faz uma análise aprofundada de sua situação econômico-financeira.  Além disso, o trabalho se apoia desejo da pesquisadora em aprofundar o conhecimento na área financeira, e pela importância da aplicabilidade prática na formação profissional.

Por tanto, a partir da utilização da abordagem quantitativa, do tipo de pesquisa descritiva, usando como fonte de dados às pesquisas bibliográficas, webliográfica e documental, tendo como ferramenta o estudo de caso, pretende-se atingir os objetivos desse projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)   pdf (1 Mb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com