TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA E COMERCIAL ESTUDO DE CASO DE UM HOSPITAL PARTICULAR NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Por:   •  28/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.750 Palavras (31 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE PAULISTA

GESTÃO FINANCEIRA E COMERCIAL

ESTUDO DE CASO DE UM HOSPITAL PARTICULAR NO INTERIOR DE SÃO PAULO

2018

GESTÃO FINANCEIRA E COMERCIAL

ESTUDO DE CASO DE UM HOSPITAL PARTICULAR NO INTERIOR DE SÃO PAULO

2018

RESUMO

A gestão comercial e financeira nas empresas através da controladoria é uma ferramenta importante para que o planejamento financeiro possa ocorrer favorecendo o sucesso das organizações. A crescente competitividade no cenário dos negócios está desafiando a alta administração nos dias atuais e devido a isto surge a necessidade de um fortalecimento da economia global; uma transformação da sociedade industrial numa sociedade baseada na informação e no conhecimento; a transformação dos negócios e mudanças na maneira de gerir as empresas. As instituições hospitalares são segmentos complexos e que é um grande desafio para os controllers no que tange ao planejamento financeiro e ao método de custos utilizado nos hospitais. Para o estudo foi escolhido um hospital que atende na cidade de Sorocaba há 80 anos e que presta serviços de assistência a saúde para pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos e intervenções clínicas. Foi analisado a controladoria, o mercado de capitais e o desenvolvimento sustentável. O estudo apontou que ocorrem fragilidades na área de custo e que a instituição esta caminhando para um método adequado para as instituições hospitalares. Não possui ainda certificados de acreditação mas a alta diretoria reconhece essa necessidade e tem planejamento para que em breve isso possa ser resolvido. O estudo foi um desafio, pois o hospital não é uma organização que é analisada e discutida em sala de aula, porém foi gratificante conhecer e poder avaliar a importância desse segmento e de se estruturar os aspectos técnicos e financeiros.

Palavras-chave: controladoria, mercado de capital, desenvolvimento sustentável.

ABSTRACT

Financial management in companies through the controller is an important tool for financial planning can occur favoring the success of organizations. The increasing competition in the business scenario is challenging senior management nowadays and because of this arises the need for a strengthening of the global economy; a transformation of industrial society a society based on information and knowledge; business transformation and changes in the way of managing companies. The hospitals are complex segments and that is a big challenge for controllers with respect to financial planning and cost method used in hospitals. For the study hospital was chosen to meet in the city of Sorocaba 80 years ago and that provides health care services to patients undergoing surgical procedures and clinical interventions. It was analyzed controlling, capital market and the sustainable development. The study found that weaknesses occur in the cost area and that the institution is heading for a suitable method for hospitals. Do not yet have certificates of accreditation but top management recognizes this need and is planning to soon it can be resolved. The study was a challenge because the hospital is not an organization that is analyzed and discussed in class, but it was gratifying to know and be able to assess the importance of this segment and to structure the technical and financial aspects.

Keywords: controlling, capital market, sustainable development.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. DESENVOLVIMENTO        6

2.1 Histórico da empresa        6

2.2 Ramo de atuação        6

2.3 Produtos e serviços prestados        9

2.4 Controladoria        9

2.4.1 Metas e indicadores para resultados financeiros        11

2.4.2 Métodos de Custos        14

2.4.3 Método de custos ABC        17

2.4.4. BSC (Balanced Scoredcard)        19

2.5 Mercado de capitais        21

2.6 Desenvolvimento sustentável        21

3. CONCLUSÃO        22

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22


1. INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo globalizado onde as transformações e mudanças são freqüentes e diariamente os indivíduos têm que se planejar. Situações modernas das mais adversas nos colocam entre os processos de inovação e crescimento. No âmbito financeiro isto ainda é mais forte e a gestão financeira sofre os efeitos dessas mudanças.

A gestão e planejamento financeiro nas empresas é um requisito importante para que as organizações se tornem organizadas e sustentáveis. Diante do processo de transformação em que vivemos da globalização e dos avanços tecnológicos cada dia se torna mais importante a análise dos modelos de adequações financeiras.

Diante disso podemos afirmar que a gestão financeira é uma aplicação prática da administração e diversas são as formas de se implantarem essa prática dentro das empresas.

Dentro do processo de gestão o planejamento é importante para a condução das atividades de uma empresa, considerando a importância do planejamento financeiro que é a formalização do método pelo qual as metas financeiras devem ser alcançadas. O plano financeiro é uma declaração formal do que deverá ser feito no futuro e o objetivo pelo qual deve se atingir uma empresa.

Segundo Gitman (1997),

O planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados.  Por ser o orçamento um planejamento e controle em curto prazo, o mesmo possibilita a determinação de objetivos e ações a serem alcançados e executados num período próximo, proporcionando assim um meio de coordenação de todas as funções típicas que uma empresa precisa realizar como: compras, produção, vendas, financiamentos, recursos humanos, entre outras (GITMAN, 1997, p. 36)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)   pdf (227.8 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com