TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 4 semestre unip

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.813 Palavras (8 Páginas)  •  2.079 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

APS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PIPA IV

4º semestre

SÃO PAULO

2015

ALUNA

Lara Fadel Leandro

PRATICA DE GESTÃO NO SUPERMERCADO AMIGÃO

MÉDIO PORTE

Atividades Práticas Supervisionadas – APS – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 4º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação da professora Taciana Maria Lemes de Luccas.

ASSIS – SP

2015

Sumário

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................04

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA...................................................................05

2.1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO.....................................................................06

2.1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA.........................................................06

2.1.2 FORÇA DE TRABALHO........................................................................06

2.1.3 Produtos e Clientes..............................................................................07

2.1.4 PRINCIPAIS CONCORRENTES............................................................08

2.1.5 PRINCIPAIS INSUMOS.........................................................................08

2.2 PROCESSOS ORGANIZACIONAIS........................................................08

2.3 AVALIAÇÃO DA EFICIENCIA E EFICACIA ..........................................09

3 ANALISE E SUGETÃO DE MELHORIA..................................................10

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................10

5 REFERÊNCIAS............................................................................................11

6 ANEXOS......................................................................................................12

INTRODUÇÃO

O presente trabalho nos trás informações referentes ao Processo Organizacional, abordando seus principais pontos de atuação dentro da empresa, explicando, exemplificando a importância de aplicação e suas etapas, e como funciona a aplicação do fluxograma neste tipo de gestão.

Analisamos a empresa Supermercado Amigão tratando de uma rede de supermercados que atua na área de comércio, atende todas as classes sociais.

O trabalho foi realizado através de visitas a empresa, e questionário aplicado aos donos da empresa, as perguntas foram elaboradas de acordo com as instruções e condutas e conceitos do processo organizacional.

O processo é muito utilizado dentro as organizações pelo seu sistema de divisão de tarefas, e subdivisão em atividades, realizadas em grupo ou individualmente, aplicada de forma organizada e supervisionada, com a finalidade de alcançar um determinado objetivo, tendo este sido proposto no inicio da tarefa. O processo organizacional assegura a execução de tarefas, sendo estas desenvolvidas com eficiência e eficácia, sempre se preocupando com o cliente interno, externo, com a empresa e sua sustentabilidade.

Para as metas propostas serem alcançadas compreende-se que uma organização é formada por homens e máquinas, assim tendo necessidades a serem supridas.

Para facilitar a compreensão de funcionários, e até mesmo de gestores, podendo também apontar pontos de conflitos ou que apresentem alguma carência de trabalho ou supervisão, dispõem-se o fluxograma, onde os três tipos mais utilizados são: Fluxograma de blocos, funcional e padrão. Com linguagem simples e estrutura de fácil visualização, esta ferramenta é útil e importante para a comunicação dentro do processo, comunicação esta, essencial para se concluir o objetivo.

Com tudo, a importância de implementar o processo dentro da empresa, consiste em que este define o formato da empresa, garantindo a execução de suas tarefas e facilita o alcance dos objetivos propostos, pela sua melhor capacidade de visualização e coordenação do todo.

2.0 FUNDAMENTAÇÕES TEORICA

O período que se seguiu ao termino da Segunda Guerra Mundial trouxe grandes transformações para as práticas gerenciais das empresas.

Até esse momento seguiam uma orientação prescritiva, que definia previamente o comportamento das variáveis intervenientes no ambiente organizacional e as formas de execução de trabalho este modelo, que caracterizava a abordagem clássica da administração.

Com o fim da guerra trouxe várias necessidades: renovar o processo de produção com tecnologias disponibilizadas pelo esforço bélico, fortalecer a oferta de serviço, imprimir agilidade ao processo decisório, motivar pessoas para o trabalho, consolidar a mulher no ambiente de trabalho produtivo. Com a crise do petróleo nos anos 70 e da queda do muro de Berlim, acentuou-se um cenário de complexidade e de instabilidade crescentes, novos desafios competitivos pediam abordagens que superassem a orientação prescritiva dos modelos gerenciais anteriores e que explicassem e compreendesse o comportamento das variáveis na organizacionais. A flexibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com