TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CINCO FORÇAS DE AMEAÇAS AMBIENTAIS

Por:   •  26/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

São Paulo, 09 de Junho de 2018

CINCO FORÇAS DE AMEAÇAS AMBIENTAIS

Júnior Hernandes RE 2594982

Professor Norival Mantovani

CINCO FORÇAS DE AMEAÇAS AMBIENTAIS

As ferramentas de análise estratégica são uma necessidade que as corporações têm de entender qual o lugar que ocupam no mercado com o intuito de crescer e sobreviver perante a concorrência.

Estabelecer uma organização empresarial num mercado cada vez mais competitivo se torna uma ousadia que implica em forte predisposição para investir tempo e recursos financeiros em planejamento.

É preciso identificar as ameaças para tirar proveito e neutralizá-las. Com isso, Porter estabeleceu uma ferramenta que estabelece uma relação entre as cinco forças capazes de influenciar o equilíbrio competitivo de um determinado mercado.

Baseando-se no modelo de análise das cinco forças, muitos executivos tomam decisões muito importantes dentro da companhia, inclusive de entrar ou não em um determinado mercado ou até mesmo abandoná-lo.

[pic 1]

  1. Rivalidade entre concorrentes

A análise de concorrência leva em consideração qual é a intensidade com que se dá a disputa direta por participação de mercado em que a empresa deseja competir, isto é, o nível de agressividade entre os concorrentes, quantidade de competidores, modo de atuação e o volume de recursos investidos em publicidade.

Com esta análise a empresa conseguirá ter uma noção clara do que será necessário fazer para se posicionar de forma que concilie visibilidade, retorno de investimento e condições viáveis de competitividade frente a concorrência.

Logo, se faz necessário um investimento em publicidade para que a empresa, em determinando tempo, tenha a fatia desejada do mercado, mas também analisar a capacidade de reação dos seus concorrentes.

  1. Ameaça de novos entrantes

Porter desenvolveu o modelo das cinco forças em 1979, quando ainda não se falava de mundo globalizado ou de empresas que já nascem multinacionais na internet.

É necessário que a empresa esteja atenta à possibilidade de ocorrência de novos entrantes, que serão os concorrentes diretos na briga por uma fatia do mesmo mercado.

Com isso, é aconselhado que a empresa tenha estratégias bem definidas para esses casos, que apresentem a dosagem adequada ao tamanho da ameaça.

  1. Poder de barganha dos clientes

Talvez nem Porter pudesse imaginar que o ambiente competitivo se tornaria tão decisivo numa época em que a negociação com o consumidor dava-se em torno de preço e qualidade. É muito importante que, nos dias de hoje, o poder de barganha dos clientes seja analisado com muito cuidado.

A relação entre os clientes e a empresa mudou, tal como a legislação das relações de consumo vem se modernizando e oferecendo cada vez mais poder ao consumidor.

Com a internet, a intensificação do tráfego e da disseminação das informações, só faz aumentar ainda mais o poder de barganha dos consumidores. Nas últimas décadas, muitas empresas se viram na obrigação de mudar suas estratégias e colocar o cliente no centro das decisões. O cliente ganha muito mais poder, são exigentes e condutas antes ignoradas como responsabilidade ambiental e social foram adotadas pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (312.5 Kb)   docx (448 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com