TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS FASES DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE ABERTA  DO BRASIL

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA EM SAÚDE

DISCIPLINA: POLÍTICAS PÚBLICAS

JULIANA ALVES DE OLIVEIRA FERREIRA

 FASES DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

QUIXERAMOBIM – CEARÁ 2017

1. INTRODUÇÃO

 

        Para a compreensão da disciplina em curso, foram discutidos através da literatura sugerida os termos formulação, implementação ou avaliação de políticas públicas. Bem como que grande parte destes estudos se dedica a compreender um determinado momento da política, como por exemplo, o momento de elaboração de uma política ou o momento de execução de uma proposta. Na literatura de análise de políticas tais momentos passaram a ser denominados como estágios ou fases da política, e para o estudo dessas fases foi proposto um esquema de interpretação que organiza a vida de uma política pública, denominado Ciclo de Políticas Públicas (Policy Cycle). Em que pese às críticas a esse modelo e a existência de proposições alternativas, tal abordagem é hegemônica na Análise de Políticas Públicas. Com base no descrito foi solicitado uma reflexão sobre os conceitos acerca do ciclo politico baseado em perguntas norteadoras que serão descritas a seguir.

2.OBJETIVO

        Refletir acerca dos conceitos norteadores das fases do ciclo e politicas publicas.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1.Para que serve Ciclo de Políticas Públicas? Quais suas limitações?

        O Ciclo de Politicas Públicas também denominado de “policy cycle”, consiste em um esquema de visualização e interpretação que organiza a vida de uma politica publica em fases sequenciais e interdependentes. A criação do ciclo de politicas publicas serve para ajudar a  organizar as ideias, fazendo com que a complexidade de uma politica publica seja simplificada e ajuda políticos, administradores e pesquisadores a criar um referencial comparativo para casos heterogêneos. Dentre as suas limitações podemos destacar que raramente reflete a real dinâmica  ou vida de uma politica publica, a análise de cada estagio separadamente pode levar ao pesquisador a negligenciar o processo como um todo, a sequencia de estágios descreve imprecisamente o funcionamento de uma politica, por exemplo: implementação afeta a agenda.

3.2.O que faz com que um “estado das coisas” se torne um problema político e receba mais atenção dos formuladores?

        Um estado de coisas se torna um problema politico quando depois de avaliado por todas essas fases e passa a ser identificado por algum ator e passa a ser integrado na lista de prioridade de atuação.

3.3.O que são os modelos top-down e bottom-up de implementação ?

Top-down é um termo cujo significado traduzido é “de cima para baixo                                                                                                                                       e em sua essência implica em dividir os processos de alguma coisa como a fabricação de um produto ou a criação de uma ideia para, desse modo, utilizar essa fragmentação (ou compartimentação) para tornar a compreensão de cada parte que compõem um todo muito mais fácil de ser realizada. Cada parte dessa subdivisão, do maior ao menor (ou do mais alto para o mais baixo como sugere o nome) é profundamente estudado e detalhado da forma mais completa possível para que se obtenha um entendimento amplo do assunto que esteja sendo analisado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com