TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fase do desenvolvimento ou do ciclo vital

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: IARA NUNES DE ALENCAR RA1143112

DISCIPLINA: DGRM1401GERB - PSICOLOGIA DA EDUCACAO

CURSO: R2 Licenciatura em Matemática

Atividade da 10ª semana.

Com base nos estudos da Unidade 3, elabore a seguinte atividade:

3) Escolha uma fase do desenvolvimento ou do ciclo vital e cite as principais características dessa fase, pensando no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. A seguir, exemplifique uma ou mais situações (ou atividades pedagógicas) em que a escola possa favorecer o desenvolvimento das pessoas na fase escolhida. E, por fim, descreva como a realização dessa atividade auxiliou na sua formação como educador.

Segunda infância

Iniciam por volta dos dois anos e encerram aproximadamente com seis anos de idade, escolhi esse período por ser o cerne do aprendizado da vida adulta, idade onde são desenvolvidas as habilidades psicomotoras, desenvolvimento da linguagem e o cognitivo (pensamento).

As crianças nessa fase ganham peso e altura e também entendimento de espaço e lateralidade, é resultado da interação de seu corpo com os objetos do meio, fase que aprende o sentido de direita e esquerda, empilhar, colocar algo dos lados, na frente, atrás, pular, saltar, correr.

        O desenvolvimento da linguagem acontece a partir dos quatro anos com ganho de vocabulário, momento ideal para o aprendizado de novas palavras e a descoberta da maneira correta de pronuncia.

        O processo cognitivo é marcado pelo uso de símbolos para representar objetos e acontecimentos, fase também denominada de “pré-operatório”. As principais características do pensamento pré-operatório são: o egocentrismo, a centração e a aparência tomada como realidade.

O egocentrismo da criança se reflete no pensamento que ela é o centro de tudo e influenciado por suas próprias vontades.  Ela atribui vida e sentimentos humanos a seres inanimados, cria contos para explicar a aparente realidade. A centração, a criança centra em apenas um aspecto para explicar algo e ignora os demais aspectos, ela fixa naquilo que é mais notável.  A criança presume que um objeto seja o que aparenta ser, é tomado como realidade, apreciam jogos imaginários e por vezes não diferenciam a verdade e a mentira.

Essa tarefa me ajudou a entender as diversas fases do crescimento do ser humano e que não se pode explicar/ensinar uma parte de um assunto para um aluno de 12 anos do mesmo jeito que se explica para um aluno de 35 anos, mesmo que seja exatamente o mesmo assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (62.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com