TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS Relações Trabalhistas

Por:   •  3/9/2019  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

A remuneração sempre foi exaltada na questão de trabalho, mas de formas diferentes com o passar dos anos. Salários na antiguidade, já foram pagos com sal, vinho, e outros produtos nobres da época, até chegar nos dias de hoje.

E com a chegada dos anos modernos, era necessário e flexibilização das empresas, pois mudanças pairavam em torno destas. Trazendo assim novos benefícios no salário do trabalhador.

Com as grandes mudanças organizacionais, as empresas buscavam otimização, e assim surgiu a Remuneração Estratégica, sendo a era do conhecimento intensivo, onde as organizações se preocupam com a capacitação de seus colaboradores.

Buscando adequar os sistemas tradicionais de remuneração, esta começa a ser focada no indivíduo e não em seu cargo, levantando em conta a alta qualificação, e estimulando assim o trabalho em equipe, produtividade, para que a empresa consiga rapidez e flexibilidade nas tomadas de decisões.

A remuneração estratégica visa aumentar a motivação e produtividade dos colaboradores, atrelando assim com os objetivos da empresa a serem alcançados.

É uma ferramenta de vantagem competitiva, assim recompensar por habilidades e comportamentos, demonstra que a empresa está disposta a pagar pelo desempenho e capacitação.

Há 4 tipos de remuneração estratégica: Remuneração fixa: salário contratual; Remuneração variável: acompanha o desempenho da pessoa (comissão do vendedor, participação de resultados); Remuneração indireta: benefícios (13º salário) Recompensa social: premiações (destaque por algo, iniciativa), não representa valor monetário, mas sim um estímulo;

A remuneração estratégica vem sido utilizada pelas empresas atualmente, através dela os profissionais podem receber além de seus salários compensações financeiras pelo seu desempenho;

Há diferentes tipos de remuneração: Remuneração fixa, Remuneração variável, Remuneração indireta e Recompensa social. Dentro destas, há os elementos da remuneração estratégica: remuneração funcional, remuneração por habilidades, remuneração por competências, remuneração variável, salário indireto, fundos de pensão, participação acionária e alternativas criativas.

A recompensa social anda lado a lado na remuneração estratégica, a partir dela há a valorização do trabalhador, sensação de pertencimento, além da qualidade de vida no trabalho. Há dois tipos: Recompensa financeira e recompensa social.

Esta é um instrumento que potencializa a produtividade, motivação e agrega valor ao funcionário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com