TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA

Por:   •  24/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

VICTOR DIEGO CHAVES BRITO

REDAÇÃO OFICIAL

ATIVIDADE 1

CEDRO - PE

2022

Atividade 1

O obra “Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão” (2008) traça, sob diversos prismas, um panorama acerca dos processos de produção e compreensão de textos orais e escritos. Neste primeiro momento, nos dedicaremos a primeiro parte do livro (Processo de Produção Textual). Faça a Leituras das páginas 50 a 86 e produza um resumo em que elenque as passagens do texto que considere mais importantes. Seu texto deverá ter o mínimo de três laudas, seguindo as normas da ABNT. 

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL

         Um dos principais elementos que constituem um povo é a sua língua, tendo em vista que através dela é propagado o conhecimento, sua existência, seus costumes, sendo de fundamental importância seu estudo de forma mais abrangente para mais além do ponto de vista linguístico e histórico.

         Percebemos que com o passar dos anos, a língua se adapta aos aspectos sócio culturais daquele grupo a que ela pertence. Podemos mensurar como exemplo uma noticia veiculada em um jornal do inicio do século 19, a escrita dotada de termos atualmente em desuso bem como ao estilo linguístico da época, evidenciam os costumes e nos apresenta um mundo bem diferente do que vivenciamos atualmente.

         Quando se trata de um sociedade minimamente letrada é impossível não aproximar a leitura e a escrita como convenções distintas, no entanto, que subsidiam uma a outra em suas construções, mas, para isso, será necessário compreendermos o ler e escrever para além do decodificar e codificar de forma mecânica.  De acordo com Martins, o ato de ler é usualmente relacionado com a escrita, e o leitor visto como decodificador da letra. O educador Paulo Freire, referencia na alfabetização de adultos, nos traz como leitura a ideia de mundo.
         Deste modo, ler o mundo é um ato estritamente pessoal na medida que somos seres plurais, reagimos e compreendemos situações iguais de maneira diferente. 

         Kleiman, aponta que ler vai muito além de decodificar letras de uma palavra ou frase, envolve diversos aspectos, tais como a interação, conhecimento prévio do leitor, textual, linguístico, e também o conhecimento de mundo, é preciso ressignificar o papel da escola como meio de acesso a leitura, além da contribuição ao desenvolvimento das competências de comunicação, ela precisa estar de fato aberta a sociedade.


         Assim a leitura não se torna apenas um ato mecânico, sem vida. É um momento individual do leitor, e também de interação com o mundo ao redor, mostra a leitura como um processo em que o leitor utiliza os diferentes níveis de conhecimento para que ocorra essa interação. A escrita nada mais é do que a leitura grafada do autor, isto é, nós escrevemos o que lemos, deste modo, é inteligível notarmos a aproximação entre o ler o escrever. Não há como, por exemplo, alguém escrever sobre a importância da leitura para a produção textual sem ao menos ter estudado sobre, ou seja, sem que haja um conhecimento prévio do que é falado ou escrito.

         A leitura, sempre no sentido mais amplo da palavra, é essencial para que possamos desfrutar verdadeiramente a cidadania. Estar em contato com os mais variados gêneros textuais como por exemplo contos, crônicas, notícias, diários, receitas, relatos, artigos, dentre muitos outros, permite-nos a possibilidade de ampliarmos a nossa leitura de mundo além de nosso conhecimento linguístico e textual. Enquanto lemos, compreendemos, na prática, como funcionam e qual a importância da pontuação e acentuação de palavras, isto são, sintaxe e ortografia respectivamente. Escrever também demanda uma certa habilidade criativa da qual a leitura a traz.

         Seja um texto literário como os poemas que, com frequência, utilizam jogos de palavras com rima e musicalidade aproveitando os sentidos figurados e conotando a realidade, ou até mesmo em um texto do qual a norma culta padrão da Língua Portuguesa é exigida com mais rigor, como as notícias, por exemplo. Não se trata, porém, de uma dádiva, mas de um conhecimento internalizado. A tecnologia, em demasia, é utilizada como ferramenta muito mais de distração do que de conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com