TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA ANHANGUERA

Por:   •  22/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 14

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Centro de Educação a Distância (CEAD)

Administração

Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, Teoria da Contabilidade e Teorias da Administração

DESAFIO PROFISSIONAL

Paulo Ricardo de Deus Lima (4035702055)

Tutora: Anália Pereira Barbosa Jubanski

NOVA OLINDA DO MARANHAO

2016[pic 3]

Paulo Ricardo de Deus Lima (4035702055)

DESAFIO PROFISSIONAL

Este trabalho foi feito para obtenção da 2ª nota do 1º Semestre do curso de Administração sob orientação da tutora em EAD Anália Pereira Barbosa Jubanski.

NOVA OLINDA DO MARANHAO

2016[pic 4]

APRESENTAÇÃO

A atividade avaliativa proposta tem como objetivo pedagógico colocarmos em pratica tudo aquilo vivenciado de maneira teórica e que possivelmente viveremos na prática nos nossos dias como formandos ou como profissionais da área. Nesse semestre o desafio é ajudar uma indústria de pneus a adaptar-se as inovações do mercado, ajudá-la a enfrentar as constantes mudanças sem abalar a vida organizacional tudo de acordo com a disciplina abordada no curso de Administração.

No presente trabalho estaremos abordando de maneira subjetiva as disciplinas Ciências Sociais, Economia, Responsabilidade Social e Ambiental, Teoria da Administração e Teoria da Contabilidade, todas elas estudadas nesse período. Focaremos nossas opiniões e faremos pesquisas nos materiais disponíveis em nossos portais, além de usar outras fontes e dados oriundos de sites relacionados aos temas estudados e que serão destacados nas referências.

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        CONHECENDO A ATIVIDADE        6

2.1        Resumo da Empresa        6

2.2        Resolvendo a atividade        6

4.        DESAFIO DE UM NOVO PRODUTO        9

4.1        Relatório        10

5.        SIMULANDO DRE 2016        13

6.        CONCLUSAO FINAL, ANALISE DO SISTEMA CONTÁVEL        14

6.1        RELATORIO 2.0        14

[pic 7]

  1. INTRODUÇÃO

Uma empresa consiste numa associação de pessoas para exploração de um negócio, ou seja, numa organização governamental, particular ou de economia mista que produz e/ou oferece bens e/ou serviços, visando geralmente a obtenção de lucros. Tendo em base essas informações que começamos a analisar nossa empresa-estudo, a indústria de pneus.

Essa indústria presente no mercado a mais de 20 anos sempre preocupada com o aumento dos lucros, mas visando o bem-estar organizacional da empresa, a obtenção de matéria prima e o impacto socioambiental.

Conhecendo bem essa empresa e aplicando o que foi estudado, verificamos que precisam ser acrescentadas algumas modificações que melhorarão em 60% (sessenta por cento) a qualidade da empresa, tanto financeira quanto social, pois a mesma adota um sistema organizacional ultrapassado, porém, atual, mas que necessita de alguns reparos para adaptar-se ao século XXI.

  1. CONHECENDO A ATIVIDADE

Atividade avaliativa válida para o segundo semestre do curso de administração traz como desafio a aplicação de todo conhecimento adquirido pelos alunos para análise de uma empresa em questão. A empresa ofertada a análise é uma Industria de Pneus preocupada com seu crescimento em potencial.

Nesse estudo, todos os alunos deveram colocar em xeque as disciplinas vistas como ciências sociais, economia, responsabilidade social e meio ambiente, teoria da contabilidade e teorias da administração e ao fim tentar colocar suas ideias para que a empresa possa crescer saudável no mercado nacional e se possível mundial.

  1. Resumo da Empresa

Indústria de Pneus localiza-se na cidade de São José dos Pinhais, no Estado do Paraná. Tem mais de 20 anos e é especializada em fabricar pneus para bicicletas e motos. É a única empresa a usar borracha da sua própria região reduzindo assim o custo de importação e ajudando a economia extrativista local.

Com todo esse tempo de carreira sólida e atento ao mercado, visa o desenvolvimento de novos produtos atentando a outras áreas.

  1. Resolvendo a atividade

A indústria de Pneus remete várias características que se encaixa em três modelos de produção estudados nas aulas e vistos em pesquisas na internet.

O primeiro deles foi criado por Henri Fayol e possui características relacionadas a estrutura organizacional e pela busca da eficiência, logo pois, a empresa em questão visa uma estrutura em que os custos são mínimos e a produção são máximas. No segundo podemos destacar o modelo de Frederick Winslow Taylor em que o funcionário deveria apenas exercer sua função/tarefa em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade de conhecimento da forma como se chegava ao resultado final. O terceiro deles e o que mais se encaixa a empresa estudada é o sistema de Henry Ford que introduziu as linhas de montagem, na qual cada operário fica em um determinado local realizando uma tarefa específica, enquanto o produto fabricado se desloca pelo interior da fábrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (181.5 Kb)   docx (63.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com