TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA – CONSELHO INTERMEDIÁRIO

Por:   •  14/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

                                             

CURSO

DISCIPLINA

PROFESSORA

DATA DE ENVIO

CLASSE

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO EMPRESARIAL

FLÁVIA CANEDO

21 / 04 / 2020

1º Módulo A

ATIVIDADE AVALIATIVA – CONSELHO INTERMEDIÁRIO

Capítulo 2 – Antecedentes Históricos da Administração

Indicadores de Domínio: Respostas Completas ☺☺☺

  1. Nos primórdios, as organizações eram poucas e pequenas e predominavam as oficinas. Explique a situação reinante.

R. Administrar hoje é o resultado da contribuição de economistas, matemáticos, filósofos através das obras e teorias.

No século passado tinha se poucas organizações eram as pequenas oficinas, escolas e os profissionais autônomos (médicos, advogados, agricultores).

Já nos dias de hoje, as sociedades são pluralistas de organizações como indústrias, hospitais etc., que administrados por grupos diretivos para ficarem mais eficazes.

Essa contribuição ocorreu a 4.000 a.C, na era egípcia, depois na Babilônia, depois os hebreus, e começam os filósofos.

Apesar de sempre ter existido o ‘trabalho’ na história da humanidade, a administração é algo que teve seu início há pouco tempo.

  1. Qual a contribuição de Sócrates ao estudo da Administração?

R. Sócrates acreditava na Administração como habilidade pessoal separada do conhecimento técnico; Platão, discípulo de Sócrates, falava de uma Administração voltada à democracia e aos negócios públicos; Aristóteles, criador da lógica, distinguia três formas de Administração pública: monarquia, aristocracia e democracia.

Qual a contribuição de Platão?

R. Platão voltou-se a questões políticas e sociais relacionado no desenvolvimento social e cultural do povo, na qual, em seu livro A República, mostra o seu ponto de vista sobre a democracia do governo e da administração dos negócios.

  1. Qual a contribuição de Aristóteles?

R. Estuda a organização do estado e distingue de três formas a administração pública que são elas: Monarquia,Aristocracia,Democracia.

Da antiguidade até a idade moderna os filósofos se preocuparam em outros problemas. O fundador da Lógica moderna, Francis Bacon (1561–1626), com base no método indutivo e do experimental, consistia em separar o que é essencial do que é acidente ou acessório. Com isso antecipou com o princípio que é conhecido na administração como “princípio da prevalência do principal sobre o acessório”.

  1. Explique a contribuição de René Descartes ao estudo da Administração e os princípios do método cartesiano.

R. Criou as coordenadas cartesianas, em sua obra, O discurso do Método, descreveu os princípios dos “métodos cartesiano” que consiste em:

Princípio da dúvida sistemática ou da evidência: consiste em não aceitar em como verdadeiro aquilo que ainda não uma evidência certa.

Princípio da análise ou de decomposição: Consiste em dividir o problema ou a dificuldade em quantas partes que forem possíveis e resolver cada uma separadamente.

Princípio da síntese ou da composição: Consiste em organizar o pensamento e raciocínio, começando com objetivos mais fáceis indo gradualmente para os mais difíceis.

Princípio da enumeração ou da verificação: consiste em realizar revisões, verificações e recontagens para que possa ter certeza que nada foi omitido ou deixado de lado.

Diversos outros princípios de administração estão contidos no método cartesiano, como por exemplo, a divisão do trabalho, a ordem e o controle.

  1. Em que aspectos a organização da Igreja Católica contribuiu para a Administração?

R. A Igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização, por ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental

  1. Em que aspectos a organização militar contribuiu para a Administração?

A Organização Militar influenciou enormemente o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo. ... Uma outra contribuição da organização militar é o princípio de direção por meio do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e daquilo que ele deve fazer

  1. O que significava centralização do comando e descentralização da execução para Napoleão?

Na época de Napoleão (1769 - 1821), o general francês ao chefiar seu exército, tinha a responsabilidade de supervisionar a totalidade do campo de batalha. Entretanto, as batalhas de maior alcance, chegando a ser de nível continental, conduziram a um planejamento e controle centralizados em paralelos a operações descentralizadas, ou seja, passou-se à centralização do comando e à descentralização da execução, porém Napoleão ainda era responsável por todas as decisões mais importantes, além do que Napoleão, era mestre em motivar seus soldados.

  1. O que significa o princípio de direção para a organização militar?

Era o meio do qual todo soldado deve saber o que se espera dele e o que ele deve fazer. Mesmo Napoleão, o general mais autocrata da história militar, nunca deu uma ordem sem explicar o seu objetivo e certificar-se de que a haviam compreendido, pois estava convencido de que a obediência cega jamais leva a uma execução inteligente de qualquer coisa.

  1. O que tem a ver James Watt com a Revolução Industrial?

James Watt (1736-1819) foi um engenheiro mecânico e matemático escocês. Aperfeiçoou a máquina a vapor inaugurando “a era do vapor na Revolução Industrial na Inglaterra”. Seu nome foi dado à unidade de potência de energia.

 

  1. Explique a Primeira Revolução Industrial. Quais as mudanças ocorridas?

A Primeira Revolução Industrial corresponde à primeira fase da Revolução Industrial, período caracterizado pelo grande desenvolvimento tecnológico iniciado na Europa e que, posteriormente, espalhou-se pelo mundo, provocando inúmeras e profundas transformações econômicas e sociais. A Primeira Revolução Industrial iniciou-se por volta de 1760, marcando a transição de um sistema feudal para o sistema capitalista, e durou até meados de 1850, quando, então, iniciou-se a segunda fase da Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (259.5 Kb)   docx (204.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com