TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA VALENDO ATÉ 2,0 PONTOS

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.113 Palavras (13 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Prof. Antonio Venâncio

ATIVIDADE OBRIGATÓRIA VALENDO ATÉ 2,0 PONTOS

INSTRUÇÕES:

  1. Trabalho deve ser executado individualmente.

  1. Esta atividade deve ser entregue ao professor uma semana antes da Prova Regimental, durante a aula.
  1. Faça uma reflexão do artigo ou um resumo crítico relacionando o conteúdo com a disciplina Gestão Estratégica de Pessoas.

[pic 1]

[pic 2]
Em livro publicado no Brasil, uma publicitária alemã ataca os métodos de gestão que prometem qualidade de vida e prazer no trabalho
[pic 3]

Andreas Müller *

[pic 4]

Desde o final do ano passado, uma publicitária alemã ainda pouco conhecida vem pisando nos calos dos gurus de RH com uma proposta incomum: banir a apologia do riso, do bom humor e de qualquer tipo de diversão do ambiente organizacional. Judith Mair, sócia da agência Mair und Andere, do oeste da Alemanha, lançou a polêmica no livro Schluss mit Lustig (Chega de Diversão, ainda não editado em português). Conhecida como "Frau Mair", a autora prega a implantação dos rígidos valores prussianos no cotidiano corporativo. Defende, por exemplo, o fim da jornada de flexível - ou a volta do cartão-ponto. Execra o espírito de equipe e proíbe conversas pessoais entre os funcionários por mais de cinco minutos. E, para deixar claro que não se trata de mero discurso, a matrona deixa um cartaz com dizeres pouco convidativos na entrada de sua agência: "Aqui não há lugar para quem pensa que trabalho bom é aquele que dá prazer".

[pic 5]

Pausa para descanso: até o Exército vem adotando métodos mais brandos de gerenciamento

O que leva Frau Mair a adotar o chicote em plena era da inteligência emocional, enquanto milhares de companhias se desdobram para tornar a rotina mais light, dinâmica e prazerosa? Acredite: ela quer melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e fazer sua agência prosperar. O rigor, a disciplina e o fim da diversão estimulariam os empregados a dedicarem as horas de trabalho unicamente ao trabalho - o que significa dizer que lhes sobraria mais tempo livre após o expediente. Não por acaso, a autora de Schluss mit Lustig deseja acabar com alguns conceitos já consagrados no mundo dos negócios. "Processos como horizontalização, jornada flexível e gestão de equipes estão derrubando as barreiras entre a vida privada e a profissional. As pessoas estão desorientadas com a falta de hierarquia. Ficam constantemente preocupadas com as pendências da empresa e, por isso, sofrem cada vez mais de depressão, estresse e doenças cardiovasculares", ilustra ela.

Evidentemente, as críticas de Judith Mair mexeram com os especialistas em RH, que espinafraram sua tese. "A longo prazo, essas regras podem significar o suicídio de uma empresa", comenta Iris Santos Diniz, gerente de executive search da KPMG na Região Sul. Entretanto, os argumentos da alemã têm pelo menos uma propriedade interessante: dissecam métodos de gestão que, de tão badalados, já eram tidos como dogmas incontestáveis. "Nem sempre o trabalho em equipe é o mais adequado para as organizações. O método não é uma panacéia que resolve tudo", exemplifica Rolando Pellicia, consultor da Hay do Brasil, uma das principais empresas de recursos humanos do mundo. Da mesma forma, é errado pensar que somente um líder bem-humorado e carismático pode fazer uma companhia crescer, ou que o horário de trabalho flexível é sempre benéfico para os funcionários e para sua produtividade. Para lançar luzes sobre a questão, AMANHÃ confrontou alguns dos maiores especialistas em gestão do Brasil com quatro argumentos linha dura de Schluss mit Lustig. E procurou Frau Mair para conferir até que ponto a chefe mais durona da Alemanha está equivocada.

Nada de prazer no trabalho

É impossível entender o ranço de Judith Mair com a diversão sem fazer uma análise do "admirável mundo novo do trabalho", como ela própria classifica em seu livro. Nos últimos anos, a tecnologia possibilitou uma interatividade maior entre as pessoas e suas empresas. Profissionais passam muito mais tempo conectados às pendências do escritório - e até podem levar afazeres para casa. Mas há efeitos indesejáveis. Os problemas da companhia passam a influir mais na rotina do lar, por exemplo. Prova disso é o crescimento dos níveis de estresse. No Brasil, cerca de 70% dos executivos se dizem estressados e 30% sofrem de burnout, o nível mais nocivo de tensão. Também são conhecidos no Japão os casos de karoshi, mortes ocasionadas por excesso de trabalho - embora a jornada dos japoneses, oficialmente, seja menor que a dos brasileiros. Ou seja, está claro que ginástica laboral, yoga corporativo e outros programas de recursos humanos não são mais suficientes para atenuar tanto estresse. "Estamos sob controle social do trabalho tanto dentro das empresas quanto fora delas. É preciso impor um limite mais claro entre essas duas esferas", defende Márcio Pochmann, doutor em Economia do Trabalho pela Unicamp e secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade da cidade de São Paulo.

* com reportagem de Letícia Pires

É esse limite que Judith Mair tenta demarcar, ainda que de forma inusitada, ao coibir a diversão. Ela procura evitar que os funcionários percam tempo com e-mails pessoais, piadinhas, cafezinhos etc. Assim, eles podem ir embora mais cedo sem se preocupar com o que ficou no escritório. Aliás, Frau Mair proíbe que os subordinados levem tarefas para casa ou permaneçam na empresa depois do expediente habitual. Diga-se que essa postura é bastante semelhante à dos gurus em gestão do tempo, que aconselham executivos a dedicar horas de trabalho somente ao trabalho e aproveitar o tempo livre apenas para lazer, ócio ou capacitação. "De certa forma, Judith está mandando os empregados serem felizes em casa, e não na empresa", avalia o publicitário Stalimir Vieira, colunista de AMANHÃ.

Na verdade, é mais do que isso. A cruzada contra a diversão também evitaria que as pessoas encarassem o trabalho como uma fonte de prazer ou felicidade - ímpeto que, segundo Judith Mair, acaba quase sempre em frustração. Eis porque a publicitária adota normas como "ninguém é obrigado a ser engraçado, galante ou divertido" ou "toleram-se empregados de mau humor e que não gostem muito de falar, desde que isso não prejudique o andamento do serviço". A intenção é impedir que o funcionário crie uma relação muito afetiva e pessoal com a organização. Relação que muitos especialistas também desaconselham. "Não se deve glamourizar o trabalho. Muitas pessoas tentam fazer isso e transformam a empresa em parte de sua identidade pessoal. Deve-se lembrar, porém, que a companhia pode demitir todo o mundo se for necessário", observa Fernando Henrique da Silveira Neto, consultor do Instituto MVC, empresa paulista de e-learning e educação corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (266.8 Kb)   docx (118 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com