TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ALGORITMO ETAPA 3 E 4

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.407 Palavras (10 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 10

        [pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ADRIELLI E. MOREIRA RA: 8634254549

ERYSLAINE C. AHY R. OLIVEIRA RA: 8410155403

EDCARLOS JUNIOR DE O. SANTOS        RA:8487184277

GILMAR FERNANDO B. R. AMORIM         RA: 8682306627

JOILSON A. DE PAULA RA: 8636274403

URBANO RAMOS         RA: 8207954407

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ALGORITMO ETAPA 3 E 4

CUIABÁ-MT

2014


[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ADRIELLI E. MOREIRA RA: 8634254549

ERYSLAINE C. AHYR. OLIVEIRA RA: 8410155403

EDCARLOS JUNIOR DE O. SANTOS RA:8487184277

GILMAR FERNANDO B. R. AMORIM RA: 8682306627

JOILSON A. DE PAULA RA: 8636274403

URBANO RAMOS         RA: 8207954407

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE ALGORITMO ETAPA 3 E 4

Atividade pratica supervisionada da disciplina de Algoritmos, do curso de engenharia civil, tem como requisito parcial a obtenção de nota do segundo Bimestre, sob orientação do professor: Leonair Neves de Souza

CUIABÁ-MT

2014

  1. QUESTÕES

  2. Definição de vetores e a sua utilização de problema de armazenamento de vetores do mesmo tipo?


         Vetores são estruturas indexadas utilizadas para armazenar dados de um mesmo tipo Um vetor (array) é uma estrutura indexada por um índice que armazena dados de um mesmo tipo básico (por enquanto, inteiros e reais). Para a representação geométrica das grandezas vetoriais criou-se um ente geométrico chamado vetor q é representado por um segmento de reta cujo comprimento seja proporcional à intensidade da grandeza representada, q tenha a mesma direção e mesmo sentido da grandeza.
Ex: força e velocidade. Quando um vetor de tamanho é declarado, uma área da memória, suficiente para armazenar todos os elementos do vetor, é reservada. Essa área recebe o nome do vetor, e seus  elementos podem ser acessados através de um índice entre colchetes. O primeiro elemento do vetor é acessado pelo índice 0 (zero), e o último pelo índice . O C não verifica se esses índices são válidos e problemas muito sérios podem acontecer caso você tente acessar uma posição inválida do vetor (ou seja, fora do intervalo de 0 a  ).

  1.  Implementação de vetores e matrizes em c

Uma matriz é uma série de variáveis do mesmo tipo referenciadas por um único identificador (nome), onde cada variável é diferenciada através de um número chamado “índice” que fica entre colchetes no fim do nome da variável (sem espaços).Um vetor nada mais é do que uma matriz unidimensional 11 (que contém apenas uma dimensão .Por exemplo, uma string em C é um vetor (ou uma matriz unidimensional). Quando fazemos a declaração de uma string estamos na verdade declarando um vetor.

  1.  Vantagens e limitação da utilização de matrizes e vetores?


        Os arrays podem ser considerados como as estruturas de dados mais simples. Têm a vantagem de que os seus elementos são acessíveis de forma rápida mas têm uma notável limitação: são de tamanho fixo, mas podem ser incrementados ou diminuídos com determinados algoritmos, geralmente envolvendo a cópia de elementos de um array para outro e reiniciar o original com a nova dimensão.
Estas estruturas de dados são ajeitadas nas situações em que o acesso aos dados seja realizado de forma aleatória e imprevisível. Porém, se os elementos podem estar ordenados e vai-se empregar um acesso sequencial.

  1. Modulação e decomposição de programas.


        A modularização de algoritmos envolve a decomposição de algorítmos em módulos tendo em vista a organizar o processo de programação permitindo assim o controle da complexidade do programa. Um módulo é um grupo de comandos que executa uma função bem definida. Pode-se imaginar um módulo como sendo uma caixa-preta que executa uma função. Desse modo, um programa pode ser visto como um conjunto de várias caixas-pretas interagindo-se entre si normalmente sob a supervisão de um módulo principal.

  1. Passagem de parâmetros para funções


A linguagem de programação C permite que os parâmetros sejam passados para as funções de duas maneiras, por valor e por referência. Na passagem por valor, como o próprio nome diz, uma expressão pode ser utilizada na chamada. O valor da expressão é calculado, e o valor resultante é passado para a execução da função. Na passagem por referência, o endereço de uma variável deve ser passado na chamada da função. Dessa forma, a função pode modificar a variável diretamente, o que em geral não é recomendável, mas há situações onde esse recurso é necessário, por exemplo, para a criação de funções que devolvem mais de um valor.

  1. Passo 2 etapa 4

  1. Representação de string na linguagem c ?

Na linguagem C não existem definições para sub-rotinas ou procedimentos. As funções em C são equivalentes a essasconstruções
Passagem de parâmetros por valor e passagem por referência
Já vimos que, na linguagem C, quando chamamos uma função os parâmetros formais da função copiam os valores dos parâmetros que são passados para a função. Isto quer dizer que não são alterados os valores que os parâmetros têm fora da função. Este tipo de chamada de função é denominado chamado por valor. Isto ocorre porque são passados para a função apenas os valores dos parâmetros e não os próprios parâmetros. Veja o exemplo abaixo:

#include
floatsqr(floatnum);
voidmain ()
{
floatnum,sq;
printf ("Entre com um numero: ");
scanf ("%f",&num);
sq=sqr(num);
printf ("\n\nOnumero original e: %f\n",num);
printf ("O seu quadrado vale: %f\n",sq);
}

floatsqr (float num)
{
num=num*num;
return num;
}

Manipulação de string

Função: Scamf 

Funções Básicas para manipulação de Strings
- gets
A função gets() lê uma string do teclado. Sua
forma geral é:
gets (nome_da_string);
187
Vetores e Strings
- gets (continuação)
Exemplo:
#include
intmain()
{
char string[100];
printf ("Digite o seu nome: ");
gets (string);
printf ("\n Ola %s!",string);
}
188

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (144.6 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com