TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRAÇÃO

Tese: ATPS ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Este trabalho tem como objetivo apresentar soluções concretas sobre o conhecimento da administração, e para o desenvolvimento e aplicação das técnicas aprendidas na prática.

Visa desenvolver estratégia para a Empresa AM Ltda., que deseja uma série de melhorias administrativas.

ETAPA 1

Fábrica e roupas visitadas: Mais Jeans modas ltda.

Organograma da empresa:

VISÃO: Ser referência nacional na fabricação de vestuário, tendo atendimento personalizado a todos os clientes, oferecendo produtos de bom gosto, confortáveis, com excelente qualidade e preços acessíveis.

MISSÃO: Buscar sempre a evolução da empresa através de estudos, criatividade, inovação de métodos de trabalho diferenciados.

DEPARTAMENTOS EXISTENTES:

Departamento comercial:

RH - Responsável por contratações, demissões, treinamentos e outros.

Efetivo: 01 Diretor / 01 Supervisor e 16 Auxiliares.

VENDAS – Responsável por toda negociação comercial atacadista, e pesquisa de mercado para novos clientes em potencial.

Efetivo: 01 Supervisor de vendas / 06 vendedores

Departamento de Produção:

Logística – Responsável pela entrega dos produtos ao cliente e armazenamento de estoque.

Efetivo: 01 Supervisor de Logística/ 04 Auxiliares de Armazenamento/ 04 Auxiliares de Distribuição/ 01 Assistente Técnico / 25 Ajudantes.

Produção de Peças: Responsável pela produção e acabamento do produto. Também responsável pelo setor de compras e suprimentos.

Efetivo: 01 Supervisor de Produção / 02 Encarregados de produção / 01 Encarregado de Compras / 05 Assistentes Técnicos/ 03 Auxiliares de Compras / 50 Operadores.

Qualidade: Responsável pelo controle de qualidade dos produtos antes da entrega.

Efetivo: 01 Supervisor de qualidade / 05 inspetores.

Departamento Financeiro:

Financeiros contas a pagar e receber – Responsável pelas movimentações de caixa e assessoria contabilidade da empresa.

Efetivo: 01 Gerente Financeiro / 04 Auxiliares em contas a pagar / 05 Auxiliares em contas a receber.

Departamento Jurídico: Responsáveis pelos processos jurídicos e ações trabalhistas.

Efetivo: Terceirizada.

GERAL:

A empresa possui ao todo 143 funcionários, contando os acima citados e os níveis de diretoria.

Todos os departamentos são administrados pelos diretores, que abaixo em nível hierárquico vem de seus supervisores e gerentes. No caso da Empresa Modas Roseli Ltda., o setor administrativo e comercial é comandado pelo mesmo diretor, enquanto o setor de logística, compras, produção e qualidade têm a mesma gerência, e o departamento financeiro, cuida de toda a contabilidade e fluxo de caixa da empresa.

O setor de vendas executa um plano de ação criado pelos diretores, que se chama pesquisa de mercado, onde são analisados vários fatores geográficos e sociais para busca de novos clientes.

Como esta empresa, abrange o mercado apenas nível estadual, a logística apresenta grandes resultados em questões de entrega de produtos, apenas com uso de caminhões ou fretes rodoviários. Dados de pesquisas realizados pela mesma com seus clientes comprovam tal situação.

PASSO 02 E 03:

De acordo com informações, a empresa AM Ltda., possui seguinte organograma:

VISÃO EMPRESA AM LTDA – Industrializar produtos de vestuário com qualidade e preços competitivos, buscando excelência em todos os aspectos e proporcionar crescimento profissional de seus colaboradores e diretores.

MISSÃO EMPRESA AM LTDA – Suprir as necessidades de nossos clientes com produtos da mais alta qualidade e com preços acessíveis. Assim, contribuindo para a evolução do mercado local.

A empresa AM tem seu diretor geral, que comanda todos os departamentos, que tem como auxilio seus encarregados e gerentes.

A Missão e Visão da empresa foram reescrita conforme estudo realizado, sendo o conteúdo delas, auxiliando a suprir também as necessidades atuais da empresa.

Passo 02: Pontos fortes e fracos AM Ltda.,

PONTOS FORTES:

• Fabrica diversos tipos de roupas, e atende vários públicos.

• Tem carteira de clientes diversificada com clientes de pequeno, médio e grande porte.

• Produtos de alta qualidade, e marca já reconhecida no mercado.

PONTOS FRACOS:

• Preço do produto não esta competitivo.

• Custo operacional muito alto

• Não investe em modernização de equipamentos.

• Muita manutenção de equipamentos.

• Atraso nas entregas.

MATRIZ SWOT:

VENDAS E PREÇOS NÃO COMPETITIVOS E MATÉRIA PRIMA DE ALTO VALOR

De acordo com o visualizado na matriz acima, constatamos que a empresa tem um nome consolidado, tem um bom mercado local. Porém, com a mudança populacional que ocorre atualmente, pode-se explicar o motivo da diminuição de venda da empresa AM LTDA.

Deve ser feito uma pesquisa de mercado completa com seus clientes, com embasamento em pesquisa geográfica e econômica da cidade em que os mesmos vendem seus produtos.

Como é uma empresa atacadista, deve conter nesta pesquisa, qual o tipo de produto é mais vendido por cada empresa cliente, e qual a média de valor de mercado que os produtos das empresas concorrentes.

Esta pesquisa que deverá ser feita através do setor comercial, nos mostrará, qual ação é mais eficaz para a empresa AM LTDA.

Realizar um atendimento diferenciado, com promoções, ás empresas locais e região, devido ao menor custo de entrega de materiais das mesmas.

Buscar em outros fornecedores de matérias primas, outros produtos semelhantes e com valores inferiores, e dependendo do resultado da pesquisa de mercado, criar outra linha, um pouco inferior a atual, para atingir outros públicos.

ALTO CUSTO OPERACIONAL:

A empresa AM LTDA, esta tendo um custo operacional muito alto com manutenção de equipamentos. Este problema pode ser reduzido com a contratação de funcionário especializado em manutenção de máquinas.

Se a empresa manda as maquinas para manutenção em outra localidade, os valores são cobrados muito acima, do que se ter um funcionário mensal à disposição. Assim poderá ser resolvido vários problemas de manutenção, com mais brevidade e custos mais baixos.

Cursos de manutenção preventiva de maquinário para alguns operadores mais capacitados que deverão ser escolhidos pelos encarregados das áreas.

FUNCIONÁRIOS:

Criar uma célula de trabalho, onde os funcionários possam dar opiniões sobre o andamento do processo.

Usar o método do Brainstorm, retirando o máximo de ideias dos colaboradores, que vivenciam o dia a dia da produção.

Criar alcance de metas de vendas para os vendedores, e alcance de metas de produção com os setor de produção, assim estimulando mais os trabalhadores.

Usar o organograma da empresa em área visível para melhor visualização da hierarquia da empresa, e posicionar os funcionários e seus encarregados em suas funções.

Criar um plano de carreira básico assim que possível um capital para este fim.

O organograma proposto mostra a criação de um setor para o funcionário de planejamento estratégico, para desenvolver esta função da pesquisa de mercado, satisfação do cliente e células de trabalho. O mesmo deve trabalhar alinhado com os demais auxiliares e encarregados da empresa.

O setor de manutenção de equipamentos, também foi incluso e deve minimizar o alto custo com manutenção de equipamentos em outros estabelecimentos.

Os encarregados deveram estar monitorando as metas, e buscando aprimoramento de sua equipe.

O planejamento estratégico pode elaborar um procedimento para promoções e bonificações por metas alcançadas.

Sempre auxiliar o planejamento a criar gráficos de produtividade e sempre que possível expor para os demais funcionários.

O setor financeiro deve sempre buscar otimizar custos, e sempre que possível liberar investimentos para novos maquinários e cursos profissionalizantes.

...

Baixar como  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »