TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Administração da Produção e Operações

Seminário: ATPS: Administração da Produção e Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Seminário  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 9

6ª Série

Administração da Produção e Operações



Universidade Anhanguera - Uniderp

ADMINISTRAÇÃO

ATPS Administração da Produção e Operações

Professora EAD: ____________________

Setembro / 2013

Polo: São José dos Campos/SP

Aluno

Michele Galatti

RA

3328541926

Aluno

Jean Carlos de Paula

RA

3306511223

Aluno

Tamires Vieira da silva

RA

3919532487

Aluno

Marcelo de Siqueira Torres

RA

5312956901

Aluno

Wilson Roberto Simão Junior

RA

2327430156

Aluno

RA

Aluno

RA

Aluno

RA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

POLO SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

INTRODUÇÃO

O Planejamento e Controle da Produção é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do plano de produção. O objetivo maior do Planejamento e Controle da Produção é garantir que a produção ocorra eficazmente e gere produtos e serviços como estabelecido. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção, e possuem como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, visando a obter, com esses procedimentos, resultados satisfatórios. Esta etapa é importante para que você e seu grupo conheçam os aspectos técnicos e operacionais

ligados ao Planejamento e Controle da Produção, e compreendam as necessidades e finalidades desta atividade dentro da empresa. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

ETAPA 2 – OBJETIVO

Planejamento e Controle de Produção PB ou Planeamento e Controle da ProduçãoPE é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:

1° O que produzir?

2° Quanto produzir?

3° Onde produzir?

4° Como produzir?

5° Quando produzir?

6° Com o que produzir?

7° Com quem produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.

Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e

serviços demandados pelos clientes.

Historicamente, com o desenvolvimento da administração científica, as funções de planejamento e controle da produção, antes exercidas de forma empírica pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizadas em um departamento específico da fábrica, usualmente denominado PCP.

Em geral, o departamento de PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.

Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Este processo de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.

Do ponto de vista acadêmico, os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica

de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:

- Previsão da demanda

- Planejamento da capacidade de produção

- Planejamento agregado da produção

- Programação mestra da produção

- Programação detalhada da produção

- Controle da produção

Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com