TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração de Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.389 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Atividade Prática Supervisionada

ADMINISTRAÇÃO DE MICRO

E PEQUENAS EMPRESAS

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Administração de Micro e Pequenas Empresas”, sob orientação do professor-tutor à distância Profª Veronica P. de Novaes Novaes e tendo como professor EAD Profª Mônica Satolani.

POLO PASSO FUNDO/RS

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

ETAPA 1        

ETAPA 2        

ETAPA 3        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

INTRODUÇÃO

A disciplina de Administração de Micro e Pequenas Empresas são voltadas para diversas áreas, mas principalmente com gestão de negócios, agregando conhecimento as pessoas que desejam aprender para empreender e a gerir negócios de forma eficiente e eficaz. Hoje as Micro e Pequenas empresas enfrentam obstáculos com relação à sobrevivência, devido a enorme concorrência ao mercado, por isso torna-se indispensável uma gestão eficiente de seus custos.

Entretanto, a maioria das tomadas de decisões não contempla as possíveis variações de custos que afetam a qualidade no atendimento aos clientes, a manutenção dos preços dos produtos e conseqüentemente, comprometem a permanência dessas empresas no mercado.

Devido às condições de mudanças e adaptações que as empresas enfrentam, este trabalho tem como objetivo analisar os desafios e riscos do empreendedor, qual é a importância do capital de giro e como contribuir para o processo de tomada de decisão, utilizando o método custeio variável, através de simulações.

                             

             

ETAPA 1

Como se define Micro e Pequena Empresa

O uso do plano de negócios na criação, desenvolvimento e gestão das micro e pequenas empresas, permitirão, ao micro e pequeno empresário, maior conhecimento do mercado, dos clientes, dos concorrentes, identificarem os riscos e as oportunidades, seus pontos fortes e fracos, analisarem o desempenho financeiro do negócio, avaliar investimentos e o retorno sobre o capital investido. Para Ferronato:        

Sabemos todos que as empresas que prestam contribuições singulares à economia brasileira. Também sabemos que nossa matriz de empregos é calcada em um modelo produtivo que depende em demasia dos menores organismos empresariais porque eles fornecem grande parte dos novos postos de trabalho. Para tanto, o nascimento e desenvolvimento das pequenas empresas deve ser compreendido como um instrumento à disposição do Estado capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. (FERRONATO 2011, p.20-21).

Para definir a Micro e Pequena Empresa como afirma Filion (1990), a maioria das tentativas de definição dos tipos de empresa nos mais variados países foi feita não apenas por razões fiscais. Com elas, visa-se também a estabelecer critérios de identificação de empresas elegíveis para receber diferentes tipos de benefício oferecidos pelos governos. Por exemplo, com os critérios de definição, pode-se selecionar empresas admissíveis em programas de subcontratação (terceirização, etc.) ou de fornecimento de produtos e serviços a organizações governamentais.

As empresas de micro e pequeno porte contribuem fortemente para a economia brasileira, sendo que, dos 24,9 milhões de trabalhadores com carteira assinada, 13,1milhão estão em MPEs. Destes, 64,9% estão no interior (SEBRAE, 2012).

Possibilidade de também ter receitas de até mais R$ 360.000,00 (microempresa) ou de até mais R$ 3.600.000,00 (pequena empresa) no mercado externo, por meio de exportação de seus produtos ou serviços, além dos limites de faturamento para o enquadramento como micro ou pequena empresa no mercado interno. (SEBRAE, 2014).

O SEBRAE também adota o número de funcionários como critério para,

  • Microempresa:

Na indústria e construção: até 19 funcionários.

No comércio e serviços, até 09 funcionários.

  • Pequena empresa:

        

Na indústria e construção: de 20 a 99 funcionários.

No comércio e serviços, de 10 a 49 funcionários

Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor

Podemos citar vários os desafios do micro e pequeno empreendedor, abaixo segue os mais freqüentes:

Acesso ao crédito

Um dos maiores desafios é a falta de apoio e incentivo às pequenas empresas em relação ao crédito. As financiadoras dificultam aos empresários o acesso para o crédito principalmente a juros baixos, contando com a burocracia e as exigências com relação às garantias para que as mesmas possam ter acesso ao crédito e se partimos do princípio de que, quando se inicia um pequeno negócio, a maioria dos empreendedores não possui tanto capital para investir. As grandes concorrentes que já dominam o mercado dificultam, pois como atuam no mercado há algum tempo, têm a preferência e a simpatia dos investidores. O que, fatalmente, não ocorre com os principiantes.

Os impostos

Dizem que montar uma empresa optando pelo Simples Nacional é vantajoso e que resolve tudo. Mas nem sempre é assim, pois o problema é que esta categoria cobre apenas alguns setores, principalmente industriais. Com as empresas de serviços, por exemplo, é mais complicado: Se eu montar uma fábrica hoje e quiser incluir no Simples Nacional poderei escolher entre várias categorias de manufatura com taxas de até 6% cobrados pelo governo no faturamento, porém se eu montar uma empresa de consultoria pagará tributos iguais que uma empresa de grande porte, algo torno de 16,33% ou mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com