TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  14/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Vamos apresentar o trabalho a seguir que nos leva a analisar as demonstrações financeiras da empresa Natura Cosméticos S.A., que tem como objetivo elaborar um Relatório com um Parecer Contábil.

Com o decorrer do trabalho vamos ver principalmente no que diz respeito a sua rentabilidade, ao seu fluxo de caixa, a sua real permanência em lucratividade. Poderemos ver também se teria outras técnicas que permitirá analisar com mais precisão para tomar uma medida estratégica dentro da empresa.


ETAPA 1

Passo 2.

▪ Balanço patrimonial - Cada demonstração financeira tem a sua função e sua maneira de ser montada, começando pelo balanço patrimonial o qual tem a função de informar a situação financeira da empresa dentro do período de apuração (geralmente anual). O balanço é formado por três tipos de contas: ativo, passivo e patrimônio líquido.

▪ Ativo - O ativo é todo bem e direito da empresa, ou seja, todo bem de valor que a empresa já possui e todo valor que a empresa tem a receber. É dividido em ativo circulante (todos bens e direitos a curto prazo – caixa, estoque, conta banco, etc) e ativos realizáveis a longo prazo e ativos permanentes (investimentos, imobilizados e intangíveis, etc).

▪ Passivo - O passivo é representado por toda as obrigações e dívidas da empresa com pessoas físicas e jurídicas e por também os serviços que deverão ser prestados e que já tenha sido recebido. É dividido entre passivo circulante (inclui todas as contas de dividas e obrigações- contas a pagar, impostos a pagar, etc.) e passivo à longo prazo (são as obrigações ou dividas a serem quitadas em um prazo máximo de um ano – hipotecas a pagar, entre outras) e patrimônio líquido, o qual é formado pelos valores dos sócios ou acionistas possuem na empresa, suas contas são: capital social da empresa, bem como as reservas de lucro ou prejuízo (obtidos no DRE), reservas de capital e ações em tesouraria.

▪ Demonstração de Resultado do Exercício – As demonstrações de resultado do exercício (DRE) são um resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de toda a empresa em um determinado período. É formado pela receita bruta (resultado das vendas e prestações de serviço da empresa) e depois subtraída e somada todas as despesas e receitas realizadas no decorrer do processo.

Passo 3

Tabelas em anexo.

Passo 4.

Observando as contas de ativo no balanço patrimonial e suas análises, nota-se uma queda no valor da conta caixa, entretanto, as contas de imobilizado, estoque e intangível tiveram um aumento significativo, o que indica que a empresa investiu mais em prédios, mercadorias e marcas e patentes. Sobre as contas de passivo, o grupo de contas do passivo circulante teve uma queda em relação ao ano anterior enquanto o grupo dos passivos não circulantes obteve um maior aumento, já no patrimônio líquido, nota-se uma queda das reservas de lucro e reservas de capital. Nas demonstrações de resultados, nota-se um aumento da receita líquida e uma queda do lucro líquido devida ao aumento do custo das mercadorias vendidas e um grande aumento de todas as outras despesas de modo geral (despesas financeiras, despesas com vendas e despesas administrativas).

* Nas etapas a seguir foram consideradas as demonstrações financeiras dos anos de 2009 e 2010 conforme instruído pelo professor.

ETAPA 2.

Passo 3.

Tabela em anexo.

Passo 4.

De acordo com os índices analisados nas demonstrações dos anos de 2009 e 2010, a empresa Natura teve resultados positivos de um ano para o outro, mas alguns pontos merecem atenção por conta de alguns índices não demonstrarem resultados tão bons, como por exemplo, os índices de estrutura de capital precisam apresentar uma queda maior, eles apontam o endividamento da empresa, a participação de terceiros e o nível de comprometimento da empresa com os investimentos. Já os índices de liquidez, como próprio o nome diz, são índices que demonstram a capacidade da empresa em liquidar suas contas a longo e curto prazo sem comprometer muito seu fluxo de caixa, nas analises feitas, obtiveram resultados positivos e isso é bom, mas podem apresentar um melhor resultado nos anos seguintes para terem um melhor gerenciamento de seus recursos de ativo. Nos índices de rentabilidade, analisam-se os níveis de vendas em relação ao ativo e sua margem de lucro e, de acordo com analises realizadas, a Natura precisa atentar-se as suas despesas, pois suas vendas aumentaram mas suas despesas também, quando analisada as vendas em relação ao seu ativo, apresenta um índice positivo, indicando que as vendas foram suficientes para repor seu ativo, mas quando analisa-se as vendas em relação ao lucro e o lucro em relação ao ativo, nota-se que os lucro não foram tão significativos assim de um ano para o outro. E por fim, os índices de dependência bancária, como nome já diz, são os índices que demonstram o nível  de participação das instituições financeiras nos recursos investidos e na analise realizada, a empresa Natura conseguiu de um ano para o outro, diminuir significativamente sua dependência, ou seja, passou a usar mais de seus capitais próprios para seus investimentos do que da linha de crédito dos bancos.

ETAPA 3.

Passo 2.

Método Dupont.

2009

2010

Giro = 2.82 vezes

Giro = 2,54 vezes

Margem = 21,59%

Margem = 22,74%

Retorno sobre Ativo = 60,88%

Retorno sobre Ativo = 57,75%

Termômetro de Insolvência.

FI = A + B + C – D – E

2009

2010

A: 0,03

B: 0,46

C: 3,48

D: 1,47

E: 0,79

A: 0.03

B: 2,13

C: 3,87

D: 1,65

E: 0,85

FI = 1,71 🡪 Solvência

FI = 3,53 🡪 Solvência

Passo 3.

De acordo com as análises feitas com o método Dupont, nota-se que no ano de 2009 a empresa gerou um lucro de 60,88% em relação ao uso de seu ativo e no ano de 2010, esse lucro teve uma queda para 57,75%, o que indica que mesmo a margem de lucro de 2009 sendo menor que do ano de 2010, o giro do ativo tem uma queda de 2009 para 2010, influenciando assim a diminuição da taxa de retorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com