TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  9.731 Palavras (39 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 39

.1 Aula-tema: Estrutura das demonstrações financeiras, Análise Vertical e Horizontaldo Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício.

Esta atividade é importante para que vocês compreendam a estrutura-padrão das demonstrações financeiras, e a significância de cada item patrimonial e de resultado dentro desses relatórios.

1.1.1 PASSO 1 (Aluno)

Ler Estrutura das Demonstrações Financeiras. Disponível em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/document/d/1Z684_fOfs_9o2Zfo31eTRKBETH8iEtTz-4Ahk3OcjE/edit>. Acesso em: 28 set. 2012.

1.1.2 PASSO 2(Equipe)

Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.

Resumo

Através de uma discussão em equipe levantamos alguns pontos importantes na leitura deste texto, sendo eles necessários em compreensão na elaboração da estrutura de uma análise financeira. Um dos pontos importante são os relatórios contábeis que aponta quais decisões a serem tomadas, dentro destes Relatórios de demonstração estão: O Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Fluxo de Caixas.

Segundo o link disponível nesta ATPS, podemos citar sobre a Estrutura das Demonstrações Financeiras:

Ativo e Passivo

O ativo e o passivo são demonstrados através do balanço que prevê o aumento dos gastos ou dos ativos, ativo representa bens e direitos, e é dividido por Três grupos (Circulante, Realizável em Longo Prazo e o Permanente). O passivo é a fonte de origem dos recursos que financia todos ativos, por isso o ativo será sempre igual ao passivo no balanço. Passivo é representado por dividas e obrigações, também divido em três grupos (circulante, exigível a longo prazo e Patrimônio Líquido).

Demonstração de Resultados (DRE)

A DRE é um relatório que mostra o que a empresa lucro ou teve de prejuízo, seu objeto é mostrar resultados somando-se as receitas e diminuindo despesas ou custos. Quanto mais a empresa lucrar melhor para investir em ativos, se a empresa que não conseguir atingir lucros terá que desfazer-se de seus ativos ou usar recursos de terceiros.

Capital de Giro

O capital de giro é um ativo circulante é usado para manter a situação de liquidez dentro da empresa e é utilizado para pagamentos de dívidas que depois de pagas voltam a conceder créditos e assim por diante manter o fluxo de capitais de terceiros

Capital de terceiros

O capital de terceiros corresponde ao passivo exigível obrigação representa investimentos feitos com recursos de terceiros Ex: (Compra com financiamento pelo banco em até 12 vezes ou compra de mercadorias com pagamentos a prazo). Estes recursos de terceiros têm origem de duas formas: Recursos naturais ou Operacionais e Recursos não Operacionais.

Liquidez

A liquidez corresponde na contabilidade como facilidade e velocidade em que o ativo se transforma em dinheiro, um ativo que se transformarapidamente em dinheiro tem uma elevada liquidez. Portanto um ativo de alta liquidez é aquele que tem venda rápida sem perca de valor, estes ativos são apresentados no balanço em ordem crescente de liquidez.

Capital Próprio

É um valor que pertence aos sócios ou acionistas e utilizam na empresa, representa registros de recursos ao qual é fornecido pelo sócio (capital social), porém nem todo valor foi integralizado pelos sócios e este valor pode ser aumentado a partir de aumento com correção monetária. Na análise financeira deve se dar atenção ao patrimônio líquido e não por contas individuais, quanto mais recursos próprios menos será a dependência de capital de terceiros.

Tipos de Balanços

Os tipos de balanços são: Legislação societária, Correção Integral ou Moeda Constante e Nenhum tipo.

A Legislação societária envolve empresas LTDA e S.A capitais Fechados, são os mais encontrados, apresenta balanço de Valores Nominais de cada período do balanço.

A Correção integral ou moeda constante são de forma obrigatória para S.A capital Aberto com ações negociadas em bolsas de valores ou debêntures emitidas. O balanço é regulado pela CMV (comissões de valores mobiliários), estas empresas atualizam os balanços com valores para moeda do último dia do balanço.

Nenhum tipo, são micros empresas ou empresas de pequenos portes que não são obrigadas a apresentar um balanço e não são obrigadas a manter uma escritura contábil, é considerado microempresas aquelas que possuem um faturamento igual ou superior a cento e vinte mil e as de pequeno porte são é a pessoa jurídica com receita bruta superior a cento e vinte mil e igual ou superior a setecentos e vinte mil. As firmas individuais são empresa que se enquadra no conceito microempresa ou lucro presumido, firma individual possui um único sócio e o nome é sempre igual ao nome do dono.

Índices Financeiros

São Ferramentas para recolher informações na demonstração financeira de uma empresa, o índice depende da razão pela qual é feita a analise estes índices são classificados em categorias: liquidez, eficiência, alavancagem, lucratividade, etc. Estas ferramentas podem ser analisadas em um senso relativo através de comparação com índices da mesma empresa em outros exercícios ou do mesmo ramo.

Análise Vertical

Objetivo é determinar as relevâncias das contas em seu valor total, é alcançada determinando o que cada item representa na demonstração financeiracomporcentagem de uma determinada base e faz comparações no balanço patrimonial e no resultado do exercício.

Na análise do ativo o total é a base de cálculo para todas as contas do ativo e aconselha-se começar pelos três grupos (circulante, permanente e realizável a longo prazo) e depois analisar isoladamente as duplicatas a receber, estoques e imobilizados.

Na análise do passivo o total é a base de todos os cálculos das contas do passivo que também possui sempre o mesmo total que o ativo, a analise mede também se a empresa obteve os recursos que financia os seus ativos. O importante é analisar o patrimônio líquido como fonte de recurso e em seguida os grupos de circulante e exigível a longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.9 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (42.3 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com