TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Nestas etapas da ATPS – Atividade Prática Supervisionada, iremos estudar sobre a estrutura do balanço patrimonial e a demonstração do resultado do exercício, bem como estudaremos sobre análises verticais e horizontais, técnicas de análises por índices, e faremos demonstrações de uma empresa, para que possa ser melhor visualizado cada item apontado, como estrutura, liquidez, rentabilidade, dependência bancária, entre outros tópicos.

ETAPA 1 – Passos 1 e 2

As demonstrações Contábeis, também conhecidas como Demonstrações Financeiras, é uma apresentação estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma organização.

Nas demonstrações contábeis temos:

Balanço Patrimonial: Constituído pelo Ativo, Passivo e pelo Patrimônio Liquido.

O Ativo compreende os bens, direitos e as aplicações de recursos controladas pela entidade, conjunto de contas que representam bens e direitos suscetíveis de serem convertidas em dinheiro ou de serem consumidas no próximo ciclo normal de operações.

Ativos se subdividem em:

Circulante: bens e direitos convertidos em curto prazo, aquele que ira realizar até o final do exercício social.

Realizável em Longo Prazo: representa tudo o que a empresa tem para receber após o término de seu exercício social. Exemplo: valor de empréstimos realizados a sócios ou acionistas.

Permanente: são receitas que não precisam ser transformados em dinheiro, não havendo prazo para venda, ultrapassando um exercício social.

No Passivo sua origem de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultante de eventos ocorridos que exigirão ativos para sua liquidação.

O Passivo se divide em:

Circulante, Exigível em longo Prazo e Patrimônio Liquido

Passivo Circulante: aquilo que deve ser pago até o final do exercício social da empresa. Exemplos: duplicatas empréstimos, salários de funcionários, entre outros.

Exigível em Longo Prazo: são as dívidas de uma empresa que serão liquidadas com prazo superior a um ano, financiamentos, títulos a pagar, entre outros.  

Patrimônio Liquido: Representa os valores que os sócios ou acionistas tem na empresa em um determinado momento equivale a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos representando assim o PL

Demonstração do Resultado – DRE

Na DRE só entram  as contas de receita e os rendimentos ganhos no período, independente da sua realização em moeda e os custos, despesas , encargos e perdas, pagos ou incorridos correspondente a essas receitas e rendimentos .

Capital de giro – é uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. 

Capital próprio e de terceiros - Capital Próprio é o dinheiro e os bens, investido pelos sócios na empresa e também os valores dos lucros reinvestidos.  Já  no  capital de terceiros  é simplesmente o valor devido á fornecedores de mercadorias por compras a prazo, ou a bancos por empréstimos contraídos, ou seja, é o dinheiro de pessoas que não possuem relação alguma com a empresa, sendo utilizado para mante-la operando. 

ESTRUTURA DO CAPITAL

A estrutura de capital de uma empresa é a composição de suas fontes de financiamento em longo prazo, oriundas de capitais de terceiros, capitais próprios, para uma estrutura de capital eficiente se faz necessário a elaboração de estudos de viabilidade, projeções e analises histórica.

O BALANÇO

O Balanço Patrimonial tem  como finalidade  examinar a situação econômica e financeira da empresa,.

Exemplos de empresas:

Empresas S.A e LTDA: O Balanço deve ser apresentado por valores nominais de cada período

As empresas do Simples Nacional ME e EPP ficam dispensadas da escrituração comercial para fins fiscais, desde que mantenha em boa ordem e guarda o livro caixa, livro de registro de inventario e demais documentos que sirva de base para o livro caixa.

Lucro Presumido: Fica a critério a utilização do Livro caixa ou escrituração contábil porem vale lembrar que a contabilidade é de extrema importância no fornecimento de informações dos usuários internos e externos inclusive a fiscalização.

Sociedades Anônimas: Para estas empresas, o balanço deve ser atualizado pela CVM o balanço deve ser publicado com valores atualizados para moeda do ultimo balanço.

Passo 3 – Balanço Patrimonial e DRE da empresa Natura Cosméticos.

Balanço Patrimonial[pic 1]

DRE

Passo 4 - Relatório sobre a situação da empresa com base nas análises: Vertical e Horizontal
[pic 2]

Com base nos dados apontados no Balanço Patrimonial, pode-se dizer que a empresa Natura Cosméticos S.A. possuía, em 2012, 63% de recursos aplicados no Ativo Circulante, sendo que em 2013, o valor aplicado reduziu 7%. Porém, seu ativo permanente no período de 2013, concentrava 44% de recursos aplicados que, com relação a 2012, aumentou, pois o Ativo não circulante possuía apenas 37% de recursos aplicados. Quanto a Análise Horizontal, a empresa apresentou um aumento de 16,64% dos totais dos ativos entre 2012 e 2013.

No passivo, no ano de 2012, o grupo circulante apresentava 45% de 100%, sendo nelas concentradas as origens de recursos. Em 2013 esse valor diminuiu. De acordo com a análise horizontal, a redução de um total para o outro (de 2012 para 2013) foi de -3,64%. Logo, é possível verificar também que houve um aumento significativo de seu Exigível a Longo Prazo, na Análise vertical, no ano de 2013, continha 44%, enquanto que em 2012, o valor era de 31%. Pela Análise Horizontal, verifica-se que o aumento foi de 66,40%. Quanto ao Patrimônio Líquido, pela Análise Horizontal verifica-se que ouve uma queda de 9,26% dos recursos próprios da empresa.

Com base na DRE, é possível verificar através da Analise Vertical que o Lucro Bruto da entidade era de 70% e que após as despesas operacionais, resultado financeiro e provisão para IR e CSLL, resultou em 12 % de um total de 100% (Lucro do Exercício). No ano de 2012, o lucro do exercício representava 14% na análise vertical.

Portanto, pela análise horizontal, identifica-se que houve uma redução de 3,04% dos lucros com relação ao ano de 2012 para 2013.

ETAPA 2 – Passos 1, 2 e 3

TÉCNICAS DE ANÁLISES POR INDICE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (308.3 Kb)   docx (86 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com