TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GESTÃO DECONHECIMENTO

Tese: ATPS GESTÃO DECONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

Reunir-se com sua equipe e elaborar a definição de Cluster. Dê exemplos.

➢ Cluster, é um aglomerado de empresas que seguem a mesma linha

de especialização ou produção, independente de seu tamanho, como por exemplo as empresa C&A e RENNER ou VIVO e CLARO, que seguem a mesma linha de comércio, mas possuem produtos diferenciados, porém voltados ao mesmo tipo de cliente.

Passo 2

Identificar uma organização em que a equipe de trabalho possa desenvolver a atividade proposta. Como sugestão, a organização escolhida pode ser um das empresas trabalhadas na Etapa 2 ou o local de trabalho de um dos integrantes da equipe.

Analise, com base nosartigos propostos durante o desafio e faça uma comparação com a empresa pesquisada, ressaltando:

A) Como é feita a Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento, é uma forma das organizações se organizar, gerar, criar e capacitar a informação obtida dentro da organização, para que essa informação tenha o poder de se transformar em conhecimentos, não só para a parte interna da organização, mas sim interna e externa (conhecimento tácito – explicito).

B) Há o incentivo para a Gestão do Conhecimento na empresa?

Um dos maiores pontos de incentivo para ter a Gestão do Conhecimento em organizações, é a forma que ela acompanha a Globalização, pois as mudanças estão muito aceleradas, de forma quase impossível acompanhar.

Passo 3

Reunir-se com sua equipe e, aproveitando os dados das empresas apontadas no Passo 1 como sendo “inovadoras”, cada integrante do grupo deve descrever, a partir do local de trabalho ou ramo de atividade, como pode ser aplicada a Gestão do Conhecimento e três principais barreiras organizacionais para se implantar a GC. Propor alternativas para se estimular o conhecimento e a inovação.

A Gestão do Conhecimento dentro de organizações pequenas, médias e grandes, deve ser aplicada de forma que a mesma se torne cada vez mais produtiva, competitiva e lucrativa. Para se manter o conhecimento dos funcionários dentro de determinadas organizações, a melhor maneira é aplicar e praticar a Gestão do Conhecimento, que nada mais é estimular e facilitar a troca/compartilhamento de conhecimentos, e usar-lo em toda a empresa. Todas a empresas que buscam o compartilhamento do conhecimento se deparam com algumas barreiras, sendo as principais:

➢ A dificuldadeem mensurar o valor do conhecimento;

➢ A velocidade das mudanças;

➢ Bando de dados pouco utilizados e desatualizados.

Passo 4

Elaborar um relatório com a equipe de estudo. A equipe de estudo deve autoanalisar sua eficiência, com base nos conceitos estudados nos desafios: Trabalho em Equipe; Criação do Conhecimento; Concorrência Global e Importância da Gestão do Conhecimento.

Após estudos, pesquisas e entendimento do artigo seguinte, Que fatores facilitam a Gestão do Conhecimento em um Cluster de empresas?, chegamos à conclusão sobre diversos pontos.

O Cluster, é uma forma inovadora de competitividade que pode alcançar inúmeras vantagens como:

➢ Compartilhamento ou Frete: compras conjuntas que facilitam a reduzir despesas;

➢ Compartilhamento ou Recurso: com o conhecimento prático e melhorias.

A formação ou um Cluster, em determinas áreas, pode ocasionar melhorias na infra-estrutura, desenvolvimento social e com a aglomeração de empresas que um Cluster proporciona a geração de empregos e renda.

Com a aproximação das empresas, há maior estímulo ou interação dos participantes ao Cluster, deixando um ambiente mais agradável e favorável para inovações, e estimulando a cooperação entre seus membros.

Esta aglomeração facilita a troca de conhecimentos, aumentando o laço de confiança de ambas as partes.

Os fatores que a favorecem são:

➢ Envolvimento da alta administração da empresa;

Suporte nos processos.

➢ Líderes como influenciadores;

Capacidade de influenciar e persuadir em direção aos objetivos.

➢ Culturas organizacionais;

Cultura dirigida à inovação e conhecimentos.

➢ Ambiente favorável;Proporcionar interação social a fim de gerar conhecimento voltado para a inovação.

➢ Treinamento;

Disseminadores de conhecimento com economia ou recursos.

➢ Apoio à Areá T1;

Desenvolver e implementar programas para a manutenção e difusão do conhecimento no Cluster.

➢ Estrutura em hipertexto.

Reúne melhores atributos de estruturas burocráticas e da força-tarefa em benefício ao Cluster.

No Cluster, predominas-se a competitividade e a cooperação, elemento básico em sua formação onde a idéia central é o compartilhamento.

Tomados os devidos cuidados e lembrando sempre que, o aspecto cultural pode ser uma forte barreira limitando a Gestão do Conhecimento nas organizações que estiverem bem preparadas e comprometidas para participar do compartilhamento de informações que estiverem bem preparadas e comprometidas para participar do compartilhamento de informações.

Lembramos também que, tais mudanças como negativas, prejudiciais e poder de barganha, podem ter como resultado a implantação de Gestão do Conhecimento.

É importante ressaltar que a implantação do Gestão do Conhecimento em um Cluster, é uma mudança organizacional que pode mudar totalmente a performance da empresa.

Dentro de determinadas empresas, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com