TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Importância da gestão financeira para organizações

Pesquisas Acadêmicas: ATPS: Importância da gestão financeira para organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

.

Administração Financeira e Orçamentária

Telêmaco Borba/PR

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Trabalho de Atividades Praticas Supervisionadas da Faculdade de Telêmaco Borba da Anhanguera Educacional, para requisito de aprovação parcial na disciplina de Administração Financeira e Orcamentária, sob orientação da professora tutora

Telêmaco Borba/PR

2014

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo estudar a importância da Administração Financeira para as organizações evidenciando as melhores práticas aplicáveis na gestão e administração através da aplicação de conceitos e técnicas para avaliação econômica e financeira de modo a conhecer os pontos favoráveis e oportunidades para a maximização dos negócios e lucros. A administração financeira e Orçamentaria trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. A empresa deverá proporcionar aos seus donos o maior retorno possível sobre seus investimentos que está estritamente ligada à Economia e Contabilidade, que se baseia amplamente em conceitos econômicos, como também em dados contábeis para suas análises, e para maximizar a riqueza da empresa.

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO 05

2 DESENVOLVIMENTO 06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

4 REFERÊNCIAS...........................................................................................................19

INTRODUÇÃO

Administração financeira orçamentária pode ser definida como uma disciplina onde ensina o administrador como administrar fundos de investimentos com o objetivo principais maximização do lucro, ela está presente em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, ou avaliar determinado departamento em questão. O sucesso da empresa esta focado diretamente em suas atividades financeiras, o seu planejamento financeiro requer atenção especial para que a qualidade de informação seja necessária para direcionar a empresa em seu caminho correto e buscando a saúde financeira da empresa.

PLANEJAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

O Planejamento da administração financeira busca atingir seus objetivos e criar formas de alcançá-los, para isso a empresa precisa planejar antecipadamente, de modo que venha traçar formas e meios de conseguir chegar ao seu objetivo. pode se considerar o planejamento como uma das atividades de maior importância dentro de uma organização, que se faz necessária em todos os setores da empresa, principalmente nas atividades da área financeira, como afirma Gitman (1987)

“Os planos financeiros e orçamentos fornecem roteiros para atingir os objetivos da empresa. Além disso, esses veículos oferecem uma estrutura para coordenar as diversas atividades da empresa e atuam como mecanismo de controle estabelecendo um padrão de desempenho contra o qual é possível avaliar os eventos reais.”

Com o planejamento financeiro, o administrador pode acompanhar as diretrizes de mudanças e as rever quando se fizer necessário, visualizar com certa antecedência as possibilidades de investimentos, grau de endividamento e o seu montante de dinheiro que será necessário para se manter.

O planejamento financeiro indica os caminhos que levam as conquistas dos objetivos da empresa, tanto a curto prazo como também a longo prazo. Para isso, ou para uma gestão financeira eficaz, os administradores necessitam de ferramentas confiáveis para que o gestor possa tomar as decisões certas.

O Fluxo de caixa tem sido uma dessas ferramentas, sendo uma das mais eficazes na gestão financeira da empresa. Como afirma Zdanowicz (1988):

“O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa por um determinado período”. Pode se dizer também que o Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio de sua empresa entre a entrada e saída de dinheiro, possibilitando assim uma ação antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento de suas necessidades do caixa.

INTERFERENCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA

Quando uma empresa deseja fazer novos investimentos e planeja como deve ser feito, fatores econômicos devem ser analisados para tomada de decisões.

De acordo com o autor Lawrence (2010) descreve, “Como o campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alertas para as consequências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica”.

Isso se dá principalmente em relação à moeda com sua valorização e desvalorização.

Para demonstrar a valorização da moeda nacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com