TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Analise Das Demonstrações Financeiras

Trabalho Universitário: ATPS Analise Das Demonstrações Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

2. ETAPA 1 – Passo 1 e 2

Foram discutidas pelo grupo as demonstrações que têm por intuito demonstrar a situação financeira da empresa, utilizando sempre características de comparações de resultados anteriores. Cada demonstração possui sua finalidade: Balanço Patrimonial, Demonstrações de Resultado, Demonstrações de Valores Adicionados, Demonstrações de Fluxo de Caixa, dentre outros tipos de demonstrações de financeiras, abordamos as principais que serão exemplificados nos tópicos a seguir. Dentre as demonstrações financeiras destacamos:

Balanço Patrimonial: Tem como principal objetivo destacar as movimentações ligadas ao patrimônio liquida da empresa, tem como divisões;

1. Ativo, representa os bens e direitos que a empresa possui:

• Circulante, representa os direitos Ativos que a empresa irá receber ou realizar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço. Principais contas: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Duplicatas a Receber e Estoques.

• Realizável à Longo Prazo, representa os ativos que serão recebidos ou realizados após 1 ano. Principais contas: Créditos de Coligadas/Controladas.

• Permanente, representa os ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja realização é lenta e demorada. Geralmente não estão disponíveis para venda. Principais contas: Investimentos em Coligadas e Controladas, Imobilizado (Máquinas, Equipamentos, Veículos, Móveis, Terrenos, Edifícios, etc.).

2. Passivo, representa as dividas e obrigações que a empresa possui:

• Circulante, representa as obrigações que a empresa deve pagar no prazo máximo de 1 ano a partir da data do Balanço. Principais contas: Fornecedores, Salários e Encargos, Impostos a Pagar, Empréstimos Bancários, Contas a Pagar, Adiantamentos de clientes e Imposto de Renda.

• Exigível a Longo Prazo, representa as obrigações que a empresa deve pagar a partir de 1 ano. Principais contas: Financiamentos, Impostos Parcelados, Dívidas de Concordata.

3. Patrimônio Líquido representa os recursos que são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio. Principais contas: Capital Social, Reservas de Capital, Reservas de Lucros e Lucros Acumulados.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício: Tem como principal objetivo mostrar a soma dos valores do período (no caso de Balanços, o período é anual). A Demonstração de Resultados é feita com o objetivo de mostra os resultados, isto é, lucro ou prejuízo. É calculado de forma que soma-se as receitas e diminui-se as despesas e/ou custos.

Estrutura da DRE:

RECEITA DE VENDAS

(-)

Custos Produtos Vendidos

LUCRO BRUTO

DESPESAS OPERACIONAIS

Despesas com Vendas

Despesas Administrativas

Despesas Financeiras

(+) Receitas Financeiras

# Equivalência Patrimonial

LUCRO OPERACIONAL

# Resultados não Operacionais

# C.M. do Balanço

Provisão do Imp. Renda

LUCRO LÍQUIDO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com