TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MATEMATICA APLICADA

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

                                                                                                           

FACULDADES INTEGRADAS TORRICELLI

ANHANGUERA DE GUARULHOS

Curso Superior de Administração / Ciências Contábeis

                                       

1º  ETAPA DA ATPS

(ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA)

__________________

_

Aluno (a):

Aline Nascimento

Anderson Teixeira

Bruno Souza

Cleber Inácio

Reinaldo Rizardo

 

Guarulhos

2013

Aline Nascimento – 3715657798

Anderson Teixeira – 4200050556

Bruno Souza – 4211789605

Cleber Inácio – 3721682860

Reinaldo Rizardo – 4698895296

Curso Superior de Administração / Ciências Contábeis

Disciplina:

____

MATEMÁTICA APLICADA

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Administração / Ciências Contábeis, Faculdades Integradas Torricelli – Anhanguera de Guarulhos, como forma para avaliação parcial e complementação de conceito para aprovação na disciplina de Matemática Aplicada, orientada pelo professor Assunção.

 

Guarulhos

2013

Sumário

Função Receita, Custo, Lucro, Break – even Point, Juros Simples, Sistemas Lineares, Função do 1° Grau e Regressão Linear Simples        4

Estudo da Função do Primeiro Grau: Aplicação ao Custo, Receita e Lucro de uma empresa        6

Calcúlo de Receita e Custo        7

Gráfico        8

Bibliografia        9

Função Receita, Função Custo, Função Lucro, Break – even point, Juros Simples, Sistemas lineares e Função do 1º Grau e Regressão linear simples

Função polinomial ou mais popularmente conhecida como função do primeiro grau é o tipo mais simples de função e de grande uso. Entre seus conceitos fundamentais estão: Taxa de variação, funções receita, custo e lucro. Break – even point( ponto de equilíbrio), juros simples, restrição orçamentária etc.

Tem em sua característica principal o poder de demonstrar o quanto uma mudança da variável independente pode gerar proporcionalmente uma variação na dependente.

Função Receita

Função receita está atrelada ao faturamento total bruto de uma organização gerada pela quantidade de vendas dos produtos produzidos. E é representada pela seguinte função:

R(x) = px – onde p: representa o preço da venda, e x: a quantidade vendida.

Função Custo

Função custo função ligada aos gastos efetuados por uma organização para fabricação ou compra de um produto. Possui duas partes que são fixa e variável e é representada pela função:

C(x) = CV + CF – onde cv: é o custo variável e cf: custo fixo.

Função Lucro

Função lucro relacionada às duas funções anteriores, onde representa o lucro liquido das empresas, originado na subtração da receita e custo. Como demonstra a função abaixo:

L(x) = R(x) – C(x)

Break – even point ( Ponto de equilíbrio)

Break – even point ou ponto de equilíbrio trata da quantidade de bens ou serviços aos quais uma empresa deve produzir ou vender para igualar os custos e a receita a um ponto onde não tenha prejuízo ao produzir. Ponto onde os custos são cobertos pelas vendas, ou seja, onde produzir menos é desvantagem e produzir mais é lucro.

Juros SImples

Juros simples é quando o percentual do juros incidir somente sobre o valor principal. A formula que representa tal aplicação vemos a seguir:

J = P.i.n- Onde (J) é o juros, (P) capital inicial aplicado, (i) taxa de juros em forma decimal e (n) o período de aplicação, ainda temos a sigla (M) montante, combinado  dos juros simples + capital inicial. Para conseguir obter esses valores é necessária a seguinte relação.

M = J + P = P.i.n + P

Restrição orçamentária

Restrição orçamentária é uma expressão matemática usada para relacionar e calcular os gastos necessários para executar uma atividade, para encontrar tal restrição tendo o orçamento limitado a um valor especifico temos a seguinte formula:

x + y = Orçamento – (x) representa o valor do gasto com A e (y) com gasto B.

Para caracterizar a função como sendo de primeiro grau, todas as expressões serão lineares, e o gráfico para determinar a restrição orçamentária deve ser feito encontrando os pontos onde os eixos x e y são transpassados.

Sistemas lineares e Função do 1º Grau

Sistemas lineares são formados pelo conjunto de equações lineares, onde são apresentadas variáveis, aplicando a funções de primeiro grau podemos encontrar se há valores comuns quando duas funções estão simultaneamente sendo usadas. Esse ponto é determinado onde uma encontra a outra na representação gráfica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (149.3 Kb)   docx (315.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com