TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS MATEMATICA APLICADA

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.267 Palavras (10 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 2]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MATEMÁTICA APLICADA

SOROCABA

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................................03.

FUNÇÃO RECEITA............................................................................................................04.

CARACTERÍSTICAS DOS CONTEUDOS MATEMÁTICOS...................................... 05.

GRÁFICOS.............................................................................................................................08.

TAXA DE VARIAÇÃO MÉDIA.........................................................................................09.

ELASTICIDADE.................................................................................................................. 13.

CONCLUSÃO....................................................................................................................... 15.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................15.

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresenta informações sobre investimentos a serem realizados na Instituição escola “Reforço Escola” para melhorar o atendimento no campo educacional, através da contratação de novos docentes e cursos para os docentes que já fazem parte do corpo de professores da escola; aumentar o número de alunos que frequentam a escola e adquirir mais computadores para fornecer um serviço de mais qualidade com recursos materiais de última geração, para a execução de todos esses projetos, faz-se necessário a obtenção de um empréstimo junto ao Banco ABC S.A. para verificar sobre a viabilidade do programa de reorganização da escola “Reforço Escolar”.

O dono da escola “Reforço Escolar” apresentou um conjunto de informações contendo tabelas, gráficos e cálculos que serão analisados pelo contador da escola para após análise, proferir o seu parecer sobre a possibilidade de implementação com sucesso do respectivo projeto.

Destacar do texto as questões a serem resolvidas. 

Atividade 1- Escreva a função receita para cada turno de aulas (manhã, tarde, noite e final de semana). Calcular o valor médio das mensalidades e escrever outra função receita para o valor obtido como média. 

Atividade 2- Escrever a função custo da escola que dependerá de escrever a função salário dos professores. Utilize variáveis diferentes para representar o número de alunos e o número de grupos de 20 alunos que poderão ser formados. 
Atividade 3- Obter a função e o valor informado pelo gerente no cadastro da escola. 
Atividade 4- Obter a função que determina o valor das prestações do financiamento do custo dos computadores e elabore tabela e gráfico para: duas, cinco, dez, vinte e vinte e quatro prestações. 
Atividade 5- Obter a função que determina o valor total para pagamento do capital de giro. Conteúdos matemáticos identificados. 

Atividade 6 - conselho do contador – o que o grupo diria ao dono da escola. 
Aconselha-se a ao dono da Escola melhorar ainda mais os custos da empresa e remunerar melhor os seus funcionários, investindo na educação da escola aos seus alunos e a formação contínua de seus professores, para melhor remuneração salarial. 
Investimento na escola será de grande valia, para todos que dela precisam. 
Os problemas abordam os seguintes conteúdos: função do primeiro grau, elaboração de gráficos, função exponencial. 

Dados apresentados e propostos na leitura do texto Escola Reforço Escolar 

A Escola Reforço Escolar precisou ampliar seu quadro funcional e com isso aproveitou para fazer benfeitorias na estrutura organizacional da escola, para um melhor atendimento aos usuários. O proprietário convencido do nicho de mercado fez um levantamento dos pontos relevantes, como o custo para a aquisição de equipamentos de informática, capacitação dos professores e demais colaboradores. Através destes pontos o banco fez uma análise com o intuito da aprovação dos recursos, com a finalidade de implantar o projeto na escola. 

Conteúdos matemáticos identificados. 

Após análises sobre os problemas apresentados na leitura do texto, notou-se que os temas abordam funções de primeiro e segundo grau, para resolver questões como receita, custo e lucro. Para encontrar o valor das mensalidades da escola foi utilizado o cálculo de média simples. Com relação às atividades, 4e5 utilizou-se o uso de funções exponenciais e juros compostos para o calculo das parcelas do capital cedido pelo banco.·.

 Características dos conteúdos matemáticos.  .

Função de Primeiro Grau: Sua principal característica é a variação proporcional das variáveis e seu gráfico é sempre uma reta, ela é definida pela fórmula: f(x) = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. A raiz da função de primeiro grau é o valor onde a reta cruza o eixo x, então o valor de y é = a zero, pois quando a reta intersectar o eixo x, y = 0. Toda função pode ser representada graficamente, e a função do 1º grau é formada por uma reta. Essa reta pode ser crescente ou decrescente, dependendo do sinal de a. 

Função de Segundo Grau: Pra que uma função seja considerada do 2º grau, ela terá que assumir certas características, como: Toda função do 2º grau deve ser dos reais para os reais, definida pela fórmula f(x) = ax2 + bx + c, sendo que a deve pertencer ao conjunto dos reais menos o zero e que b e c deve pertencer ao conjunto dos reais. 
Então, podemos dizer que a definição de função do 2º grau é: 
f: R→ R definida por f(x) = ax2 + bx + c, com a R* e b e c R. No dia a dia há muitas situações definidas pela função de segundo grau, por exemplo, a trajetória de uma bola lançada para frente é uma parábola. Se fizermos vários furos num bote cheio de água, os pequenos jorros de água que saem pelos furos também descrevem parábolas. A antena parabólica tem a forma de parábola, originando seu nome. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (325.8 Kb)   docx (624.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com