TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Administração de Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

ETAPA 3

Pelo que podemos pesquisar na PLT da matéria e pelo artigo indicado na ATPS, entendemos que o custeio variável nada mais é que os custos relacionados com a atividade da empresa, é a soma dos fatores variáveis de produção e também são relacionados com o volume de produção da empresa. Esses custos variam de acordo com a produção ou a quantidade de trabalho que a empresa produz. São exemplos de custos variáveis a matéria-prima, impostos, comissão de vendas dos vendedores, despesas com fretes, mão-de-obra terceirizada. O custeio variável é um instrumento de muita utilidade para a gerência para ajudar no planejamento das operações da empresa. É também um método muito utilizado nos casos onde há grande variedade de produtos diferentes.

Esse sistema de custeio variável funciona da seguinte forma: Ele se fundamenta na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, ou seja, em gastos que oscilam de acordo com o volume da produção ou vendas e gastos que permanecem estáveis perante volumes de produção ou vendas que oscilam dentro de limites estipulados.

Conseguimos identificar algumas vantagens e desvantagens no sistema de custeio variável.

As vantagens: esse sistema é usado, particularmente, pela administração quando se deseja saber com exatidão quais os produtos serão lucrativos. O custeio variável determina onde os produtos podem ter suas vendas incentivadas ou reduzidas, ele apresenta a margem de contribuição desse produto, ele também aponta qual produto pode ser excluído por não ter o retorno esperado. A maior parte das despesas e custos variáveis de fabricação são itens que passam imediatamente por caixa; esse aspecto permite maior correspondência entre as demonstrações econômicas e as demonstrações financeiras na área industrial. Assim como o custeamento por absorção, o custeamento variável também é facilmente acoplado aos demais sistemas de custeamento.

Como desvantagem, as informações de custeio variável não são recomendadas para obter soluções de longo prazo pois o trabalho de análise das despesas e custos fixos e variáveis é dispendioso e demorado. Também temos como desvantagem os resultados do custeio variável pois eles não são aceitos para a preparação de demonstrações contábeis de uso externo.

Enfim, o custeio variável é um instrumento de grande utilidade para a gerência em sua função de planejamento das operações. O custeamento variável divide as despesas e os custos de fabricação em fixos e variáveis; determina a margem de contribuição em relação a qualquer objeto ou segmento da empresa. O custeio variável é muito empregado nos casos em que há mix de produtos. Uma vez que o conceito determina que cada produto tenha seus próprios custos diretos e variáveis, surge imediatamente a margem de contribuição total unitária por produto. A administração, através dos relatórios contábeis, fica sabendo qual o produto que tem maior margem de contribuição, relativa e absoluta. Pelo método de custeio variável, a empresa teria informações importantes para tomadas de decisão, com a utilização da margem de contribuição e elaboração de relatórios gerenciais internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com