TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Аdministração

Seminário: ATPS: Аdministração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  Seminário  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS administração

Introdução

Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente de tarefa. A estratégia empresarial é o primeiro e principal passo para a empresa atingir uma capacidade de manobra diante de um contexto extremamente mutável, cujos atores e protagonistas se caracterizam por estratégias igualmente inovadoras e imprevisíveis. Estratégia é o movimento integrado, é capacidade de manobra, é mudança, é ação, reação e proação- tudo isso junto e direcionado para alvos a serem atingidos ao longo do tempo.

Noções de estratégia

A noção de estratégia surgiu da atividade militar desde os tempos de Sun Tzu, a 2500 anos atrás. O antigo conceito militar define estratégia como sendo a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresariais, pode- se definir estratégia como “mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo.

Abordagens da estratégia

A estratégia pode constituir um padrão de comportamento, uma posição desejada ou uma perspectiva futura. Ela consiste em selecionar entre várias alternativas existentes a hipótese aceitável (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base nessa hipótese escolhida.

Cada escola administrativa trata a estratégia segundo uma abordagem própria e que privilegia certos aspectos considerados vitais em detrimento de outros. Estratégia representa um dos conceitos mais sofisticados na literatura administrativa. Contudo, estratégia é muito mais do que um planejamento global, uma tentativa de compatibilização, uma decisão global sobre posicionamento e portfólio, ou mesmo um processo de aprendizagem ou de disputa pelo poder ou ciclos de estabilidade, crise e renovação.

As principais características da estratégia empresarial são:

1. A estratégia é um comportamento global e sistêmico da empresa. Em outras palavras, a estratégia não é exatamente a soma das partes de um sistema, mas o comportamento global do próprio sistema que condiciona e integra partes.

2. A estratégia representa o comportamento de uma empresa diante de seu ambiente externo. No fundo, a estratégia indica a resposta empresarial em face dos estímulos, pressões, ameaças e oportunidades vislumbradas e interpretadas no ambiente da tarefa. A estratégia está mais voltada para fora- no negócio da empresa- do que para dentro dela.

3. A estratégia está focada no futuro: isto é, no longo prazo. Embora formulada no presente, a estratégia focaliza o futuro da empresa, p que ela pretende ser e o que ela pretende fazer dentro de um lapso de tempo. Normalmente o horizonte temporal da empresa está dimensionada para dois ou mais anos para frente.

4. Estratégia é discutida, formulada, definida e decidida no nível institucional da empresa: ela é igualmente apresentada, comunicada e cobrada intensivamente de todos os níveis empresariais.

5. Execução de estratégia requer o esforço conjugado de todos os níveis e participantes da organização: para que ela proporcione um efeito global. A execução ou implementação da estratégia é tarefa de todos e não apenas de alguns. De nada adiante uma estratégia maravilhosamente formulada e integrada se a sua execução não for adequadamente realizada na prática e no cotidiano dos negócios da empresa.

6. A estratégia significa sempre um movimento de mudança organizacional. Mesmo sendo simplesmente uma estratégia defensiva e utilizada para manter o status quo dos negócios da empresa e defender seu domínio dos concorrentes, ela sempre uma transformação no sentido de criar novos e diferentes mecanismos para ficar na crista da onda.

7. A estratégia deve ser definida em um planejamento estratégico: a estratégia visa o alcance de objetivos globais e o planejamento estratégico deve ser desdobrado em planos táticos (para o alcance de objetivos departamentais) , cada um dos quais deve ser igualmente desdobrado em planos operacionais ( para o alcance de metas operacionais).

Componentes da estratégia empresarial

Os três principais componentes de uma estratégia empresarial são, o ambiente de mercado com as vantagens e desvantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com